A ciência védica por trás de comer com as mãos
Você provavelmente já se perguntou por que certas culturas têm o hábito de comer com as mãos. Por que não “pauzinhos” ou garfos? Mas há uma ciência védica por trás disso. Segundo o Ayurveda, usamos as mãos devido aos cinco elementos representados nos dedos.
Comer com as mãos transforma os alimentos e os torna digeríveis até mesmo antes de chegarem à boca, alimentando não somente o corpo, mas também a mente e o espírito. De acordo com o texto védico Taittiriya Upanishad, a comida representa a última das cinco vestes nas quais a alma passa de corpo em corpo.
A ciência védica afirma que nos alimentamos para assimilar os elementos do Universo, e não somente para sustentar o corpo. Utilizamos energias dentro do nosso corpo e nutrimos o alimento espiritual que mais se auto-utiliza.
O Taittiriya Upanishad também afirma: “a essência de todas as coisas aqui é a Terra. A essência da Terra é a água. De água é a planta. E da planta é uma pessoa”.
Comer com as mãos e seus mudras
Na ciência védica, nossas mãos são consideradas a fonte dos cinco elementos. Estes são o fogo, o ar, a água, a terra e o espaço. Além disso, no Ayurveda, cada um dos cinco elementos percorre um dedo. Veja como são distribuídos:
- Polegar (angushtha): representa o espaço;
- Indicador (tarjani): representa o ar;
- Dedo médio (madhyama): representa o fogo:
- Anelar (anamika): representa a água;
- Mindinho (kanishtha): representa a terra.
Diante disso, comer com as mãos enquanto pratica cada um desses mudras reduz a raiva e, segundo o Ayurveda, eles são uma solução para a maioria dos problemas digestivos.
Comer com as mãos fornece a energia do fogo sutil da criação, responsável pelo metabolismo celular e nuclear, por dentro e por fora. Por meio dos mudras, sentimos imediatamente uma maior conexão com o Divino. Então veja quais são os seis principais movimentos que você pode praticar enquanto come com as mãos.
Clique Aqui: Simpatia para criança comer – para abrir o apetite dos pequenos
Ghronikah Mudra
Segundo o Ayurveda, aqui as cinco pontas dos dedos formam uma pétala em torno de um pedaço de comida do tamanho de um damasco. Além disso, na ciência védica, este é um dos dois principais mudras utilizadas para comer alimentos sólidos, como grãos e vegetais, ou para colher dhals com chapati ou pão.
Annabhakshana Mudra
Segundo o conhecimento védico, neste mudra utilizamos apenas as pontas dos dedos para pegar uma pequena quantidade de comida — quantidade suficiente para caber na base dos quatro dedos. E então, o polegar é usado para avançar a comida para frente e para dentro da boca.
No Ayurveda, este é o segundo dos dois principais mudras para ingerir qualquer alimento sólido. Além disso, na tradição védica, usamos apenas a mão direita para comer. Ao comer com as mãos, a prática do mudra Annabhakshana cultiva nossa discriminação ao ingerir alimentos de boa qualidade na quantidade apropriada e em um ambiente tranquilo.
Kangulah Mudra
De acordo com o Ayurveda, este mudra consiste em levar a comida com o auxílio do polegar, indicador e dedo médio. Isso é aplicável quando é necessário consumir longos pedaços de comida, como cenouras, aspargos, aipo, cana de açúcar e outros.
Quando levamos a comida à boca, a palma da mão fica voltada para cima. Além disso, na ciência védica, esse mudra evoca o espírito da consciência, cultivando uma suave reverência pelos preciosos presentes da natureza.
A Terra, segundo a tradição védica, controla nosso olfato e nos torna profundamente conscientes de nossa conexão com a Mãe Natureza.
Khatakamukhah Mudra
O Ayurveda faz uso desse mudra para medir especiarias e condimentos em sua culinária. Também é possível utilizá-lo como uma medida para medicamentos. Ele consiste em uma espécie de degustação ou amostragem dos alimentos, usando o dedo indicador, o médio e o polegar firmemente apertados.
Esse mudra equivale a meia colher de chá. Além disso, a comida é a forma mais poderosa de medicamento, sendo necessária cautela na hora de escolher e porcionar. Esse muda nos ajuda a sermos mais comedidos e sábios com relação a comida.
Kadambah Mudra
Neste mudra, seus cinco dedos abraçam alimentos sólidos e firmes. Seu uso é reservado para comer frutas frescas de formato redondo e que se encaixam perfeitamente da palma da mão, como maçã, pera, manga ou pêssego. Também pode ser usado para comer doces como o ladhu.
Na ciência védica, esse mudra é nomeado em homenagem a árvore Kadamba, que estende seus brotos quando as nuvens rugem em trovões. Produz frutos duros e não comestíveis, no entanto, quando a Mãe Natureza é maltratada e subestimada, Kadamba se manifesta.
No Ayurveda, a prática desse mudra nos ajuda a lembrar de agradecer cada partícula do alimento fornecido a nós pela natureza.
Mukulah Mudra
Ayurveda é um constante lembrete de que estamos eternamente na raiz da vida — há uma regeneração contínua do fluxo da consciência. Neste mudra, comemos com os cinco dedos bem unidos. Além disso, apenas uma quantidade mínima de alimento é apanhada por vez como, por exemplo, dez grãos de arroz cozido.
Cada pedaço de comida deve servir para despertar a memória cósmica do primeiro alimento que, como seres humanos conscientes, absorvemos do nectário da Mãe.
Saiba mais :