.
O que é sororidade? Veja como praticar!

O que é sororidade? Veja como praticar!

Você conhece o conceito de Sororidade? Esta palavra tem se tornado cada dia mais presente e entender o seu significado é importante para acabar com rixas e rivalidades desnecessárias entre as mulheres. Veja abaixo o que é e como praticar.

O que é Sororidade?

O sororidade é uma união entre as mulheres que busca trazer companheirismo e empatia para alcançar objetivos em comum. A origem da palavra sororidade vem do latim sóror, que significa “irmãs”. Este termo pode ser considerado a versão feminina da fraternidade, que se originou a partir do prefixo frater, que quer dizer “irmão”.

Na prática, sororidade é o não julgamento prévio entre as mulheres, não estabelecer estereótipos preconceituosos umas com as outras.  É criar uma espécie de irmandade, onde uma mulher apoia a outra contra todos os problemas trazidos por uma sociedade machista e patriarcal que pouco valoriza as mulheres.

Esse é um conceito forte dentro do feminismo, em que as mulheres se unem para alcançar a igualdade de gênero (direitos iguais para mulheres e homens). Algumas frases que ajudam a entender um pouco melhor o conceito de sororidade é:

  • “Mexeu com uma, mexeu com todas”
  • “Se uma cai, todas param para ajudá-la a levantar”.

Clique Aqui: Conheça 6 sinais de que você tem a missão de ajudar as pessoas


Como a competitividade entre as mulheres é prejudicial

A competitividade criada entre as mulheres é uma verdadeira barreira para o poder feminino e para o fortalecimento da sororidade. A competitividade entre mulheres é uma arma da sociedade machista para colocar as mulheres umas contra as outras. A competitividade que faz com que uma critique as atitudes da outra, o visual da outra, mulheres que se vêm como rivais para conquistar um homem, para conquistar um emprego, etc.  Olhar para outra mulher com desdém, praticando o julgamento e reforçando estereótipo faz com que as mulheres se afastem umas das outras ao invés de se unir para viver em um mundo mais igualitário.

A sororidade vem para lembrar as mulheres que juntas elas são mais fortes, que se uma lutar pelo direito da outra e pelo seu próprio direito, será mais fácil viver em uma sociedade que respeita e trata bem as suas mulheres. A sororidade ajuda a criar redes de apoios para mulheres, e é uma forma de impulsionar mudanças sociais.


Exemplo de Sororidade

Em 2017, a Revista Time deu o prêmio de “Pessoa do Ano 2017” não apenas a uma pessoa mas para as mulheres que romperam o silêncio e denunciaram o assédio sexual por parte de celebridades com a hashtag #metoo (que quer dizer “Eu Também”, em inglês). Nessa série de denúncias, milhões de mulheres anônimas e famosas denunciaram nas redes sociais os abusos e assédios sofridos. A Revista Time justificou a entrega do prêmio a elas pela coragem de quebrar um tabu tão forte na sociedade e para mostrar que o abuso e o assédio sexual acometem mulheres do mundo todo, de todas as raças, classes sociais, profissões, etc. A ira coletiva das mulheres teve resultados impactantes, e foi movido pela sororidade de uma apoiar a outra que a hashtag se espalhou e ganhou força.


Clique Aqui: O valor terapêutico da amizade – os benefícios que ter amigos traz à nossa vida


Como praticar sororidade no dia a dia

  • Sororidade - 1

    Não julgue outras mulheres porque elas têm atitudes diferentes das suas

    Para praticar a sororidade, você deve se esforçar para não julgar outras mulheres pela forma de se vestir, pelo tipo físico, pelas suas atitudes, pelos seus relacionamentos, se elas optaram por ter filhos ou não, por ter uma carreira ou por serem donas de casa, etc. São muitas as situações que as mulheres acabam se julgado, e tentar se policiar para não fazer isso é muito importante.

  • Sororidade - 2

    Não olhar para outras mulheres como concorrentes ou inimigas

    Essa é uma prática muito comum entre as mulheres, infelizmente. A sororidade pede que as mulheres tentem olhar umas para as outras como irmãs, como amigas, sem imaginar que estão competindo ou rivalizando com você. Estão todas juntas, num mundo que é cruel com as mulheres, por isso nada de se virar contra suas próprias aliadas.  Tente olhar para outras mulheres com sentimento de carinho, respeito e amizade.

  • Sororidade - 3

    Consumir coisas feitas por outras mulheres

    O mundo é essencialmente dominado pelos homens. Por mais que as mulheres já tenham lutado muito e conquistado o seu espaço, ainda há um longo caminho a percorrer até que elas sejam vistas em pé de igualdade com os homens. Então que tal consumir o trabalho/serviço feito por uma mulher para fortalecer a comunidade feminina? Muitas vezes os trabalhos feitos por mulheres são considerados como “pouco confiáveis” ou “não tão bons” por puro preconceito, sem qualquer ligação com a qualidade do que ela faz. Uma boa maneira de praticar a sororidade é comprar produtos que foram feitos por mulheres, consultar com profissionais mulheres e contratar mulheres para fazer o serviço de que você precisa. Pode ser também divulgando produtos feitos por elas, ajudando a mulheres a encontrar vagas de trabalho que normalmente são ocupadas por homens, etc. Valorize o serviço feminino!

  • Sororidade - 4

    Ajudar outra mulher que esteja precisando de apoio

    Estenda a mão a uma mulher que esteja precisando de ajuda. Pode ser uma atitude simples, como se oferecer para ouvir a sua história, como também auxiliar uma mulher que esteja vivenciando uma situação de abuso e não sabe como sair dela. Independente do que seja, apoie essa mulher que precisa de você, não escolha ajudar apenas aquela mulher que é sua amiga, espalhe a generosidade e a sororidade pelas mulheres ao seu redor, gentiliza gera gentileza (e fortalece o poder das mulheres!).

  • Sororidade - 5

    Empoderar as mulheres que você conhece

    Empoderar é dar poder, reconhecer seus pontos fortes, valorizá-los. Você pode dar conselhos (para abrir os olhos das mulheres ao seu redor sobre o quanto elas são incríveis), pode oferecer uma ajuda, indicar livros para que ela conheça o seu poder como mulher, etc. Qualquer atitude que ajude uma mulher a se sentir mais forte e poderosa, que ela tem valor e importância, é empoderar uma mulher. Empodere as outras para também se sentir empoderada.

  • Sororidade - 6

    Expresse a sua opinião (e defenda a opinião de outras mulheres)

    Quantas vezes você já sentiu que sua opinião era menos importante? Nunca é. Expresse a sua opinião e peça a opinião de outras mulheres. Jamais valorize mais a opinião de um homem simplesmente porque ele é homem. As mulheres precisam ter sua vez de falar e serem ouvidas em igualdade, sem ser interrompida ou ter sua opinião desvalorizada pelos homens. Por isso, quando uma pessoa (seja homem ou mulher) tentar desvalorizar a opinião de uma mulher, não deixe que isso aconteça. Toda opinião é importante e válida, fortaleça a voz das mulheres ao seu redor.

Você conhece outras formas de praticar a sororidade que não mencionamos no nosso artigo? Aprendeu um pouco sobre esse conceito aqui? Deixe sua mensagem nos comentários.


Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual