.
Significado espiritual das hemorroidas – os traumas mal resolvidos

Significado espiritual das hemorroidas – os traumas mal resolvidos

Segundo conceitos da metafísica, as doenças físicas têm início nas emoções, para depois se manifestarem no corpo. Com as hemorroidas, também funciona desta forma. A doença que pode parecer tão corriqueira e comum carrega significados profundos, que revelam muito sobre a saúde mental e o campo energético das pessoas. Neste artigo, vamos falar sobre o significado espiritual das hemorroidas e suas possíveis causas.

As pessoas que sofrem com hemorroidas relatam diversos incômodos como dores, sangramentos, inflamações, entre outros sintomas. Com certeza se trata de um problema que deve ser investigado e resolvido com acompanhamento médico, antes que se complique mais. Mas, além do fator físico, acredita-se que a doença pode ser consequência de nossos atos, emoções e pensamentos.

De acordo com Rüdiger Dahlke, médico e pesquisador naturalista, o reto simboliza o submundo e o anus é a porta de saída do local. De forma simbólica, as informações que não são assimiladas ficam no submundo, aquilo que não foi digerido e precisa ser expelido. Quando temos problemas nessas áreas, é possível que tenhamos uma dificuldade para lidar e expelir o que não é desejado por nossa consciência.

Certos aspectos de nossa personalidade são indesejados e nós tentamos reprimi-los de qualquer forma, bloqueando nossa expressão. Aquilo que consideramos sujo ou feio, luta para sair e nós pressionamos para contê-lo. Desta forma, acontece a dilatação dos vasos, que são os condutores da energia vital. De maneira inconsciente, bloqueamos emoções indesejadas através da força vital, represando-as e levando à inflamação de seus condutores. Nós ficamos paralisados diante nossos conflitos e medos, bloqueando nossa própria energia.

Os sentimentos bloqueados não são necessariamente atuais e podem ter sido acumulados ao longo de vários anos. Confira a seguir, possíveis origens emocionais e o significado espiritual das hemorroidas relacionado ao passado, presente e futuro.

“Tão estranho carregar uma vida inteira no corpo e ninguém suspeitar dos traumas, das quedas, dos medos, dos choros”
Caio Fernando Abreu

Significado espiritual das hemorroidas – como consequência de traumas passados

De acordo com Ceci Akamatsu, terapeuta acquântica, as doenças de desarmonia físicas se vinculam a questões emocionais e mentais, ou possuem origem nelas. A pesquisadora defende que somos um conjunto de energias física, mental, emocional e espiritual. A doença só vai se manifestar no nível físico se os demais níveis não estiverem saudáveis. Todas as manifestações, assim como o local em que estão, dão indícios de sentimentos desequilibrados, seja no momento ou de forma crônica.

A terapeuta ainda afirma que, no caso específico das hemorroidas, a principal causa emocional costuma ser a dificuldade de se desprender do passado. O local do corpo onde a doença se manifesta (o ânus) representa a porta de saída para o que é ruim ou desnecessário, aquilo que deve ser expelido do organismo. Por isso, a doença alerta sobre alguma situação do passado distante ou próximo, que foi traumática e pode estar se repetindo. Essas situações incluem idealizações e expectativas frustradas, arrependimentos, entre outras.


Clique aqui: Conheça o significado espiritual da mariposa e seus simbolismos


Significado espiritual das hemorroidas – uma mágoa que prende ao passado

Para o professor de Yoga, Fabiano Benassi, existe uma razão para as hemorroidas estarem localizadas na parte baixa do abdome. A área é controlada pelo Apana Vayus, que conduz todos os processos de excreção corporal. Essa força também expulsa as experiências negativas da mente e as emoções. Se você costuma ter dificuldade para eliminar lembranças negativas que te afetam emocionalmente, em algum momento isso vai refletir no corpo físico como uma doença, possivelmente afetando essa região.

No mesmo local, ainda está posicionado o Muladhara Chakra – um centro de força que conduz tudo aquilo que fornece base e equilíbrio físico e emocional, além de necessidades básicas do corpo como comer, beber, etc. O centro também cumpre o papel de ligar o campo energético das pessoas ao universo material, o que pode ocorrer através do emprego e da casa. Então, quando alguma dessas áreas é afetada, podem surgir problemas na região como consequência e um deles é a hemorroidas.

Apesar de todos os fatores psicológicos ligados às hemorroidas, é importante ressaltar que é possível que aconteça o contrário. De acordo com a terapeuta multidimensional Gláucia Adam, como é causado um desconforto físico pelas hemorroidas, elas também afetam o aspecto emocional das pessoas, que ficam muito irritadas devido à dor, presença de inflamações e dificuldades para evacuar. A dor pode gerar sentimentos como ira, assim como qualquer processo inflamatório.

O tratamento e os recursos terapêuticos para cura das hemorroidas

Se as causas das suas hemorroidas forem emocionais, é importante reconhecer que não consegue lidar e se expressar com algumas situações, informações, sentimentos e pensamentos que estão em sua consciência. É preciso buscar ajuda profissional e encontrar meios para se expressar e liberar a tensão contida. Você deve colocar para fora todos os conteúdos que são indesejados e tóxicos.

Ainda existem diversos recursos terapêuticos alternativos para tratar das hemorroidas. Após buscar auxílio psicológicos, você também pode procurar técnicas auxiliares como meditação, medicina ayuvédica, yoga, Reike, exercícios físicos, alimentação saudável, entre outros. Descubra recursos que podem ajudar na sua cura. Para encontrar um caminho mais assertivo e adequado para o seu caso, estude seus problemas individuais.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.