.
Quantos papas a Igreja Católica já teve em sua história?

Quantos papas a Igreja Católica já teve em sua história?

A Igreja Católica já teve 266 papas contando o atual Pontífice, o Papa Francisco. Mas você sabe um pouco da história dos outros 265 papas que vieram antes dele?

Papas Católicos

O primeiro papa da Igreja Católica foi um dos 12 apóstolos de Cristo, São Pedro. Ele nasceu no ano 10 a.C e exerceu o papel de Pontífice entre os anos 30 e 67 d.C, sendo considerado, junto de São Paulo, o fundador da Igreja.


Clique aqui: Papa Francisco: curiosidades sobre o dia do Papa


Papas ao longo dos séculos

Apenas no século 1 a Igreja Católica teve mais quatro papas além de São Pedro: São Lino, Santo Anacleto, São Clemente I e São Evaristo. Já no século 2 houve um número maior de papas na Igreja. Foram dez ao todo, na seguinte ordem: Santo Alexandre I, São Sisto I, São Telésforo, Santo Higino, São Pio I, Santo Aniceto, São Sotero, Santo Eleutério, São Vitor I e São Zeferino.

Em 217 d.C começou o papado do primeiro papa do século 3, São Calisto I. Outros 13 papas vieram depois dele no mesmo século: Santo Urbano I, São Ponciano, Santo Antero, São Fabiano, São Cornélio, São Lúcio I, Santo Estevão I, São Sisto II, São Dionísio, São Félix I, Santo Eutiquiano, São Caio e São Marcelino.

No século 4 a Igreja Católica contou com mais dez papas e no século 5 há quem diga que foram 12 e outros que teriam sido 11, já que o Papa Félix II (papa de 355 a 365) é considerado um antipapa e por isso não figura na lista de pontífices.

Já no século 6 outros 13 papas tiverem seus nomes registrados na história da Igreja Católica, enquanto no século 7 foram 20 papas nomeados. No século 8 os papados duraram, em média, um pouco maiores do que no século anterior, havendo 12 papas.

Vinte e um foram os papas durante o século 9 e vinte dois durante o século 10. Já no século 11, foram 21, mantendo a média dos séculos anteriores.

Durante o século 12 a humanidade conheceu os papas Gelásio II, Calisto II, Honório II, Inocêncio II, Celestino II, Lúcio II, Beato Eugênio III, Anastácio IV, Adriano IV, Alexandre III, Lúcio III, Urbano III, Gregório VIII, Clemente III, Celestino III e Inocêncio.

Entre o século 13 e o grande Cisma do Ocidente, no século 14, a Igreja teve 25 papas. Após isso, no mesmo século e no início do século 15 houve quatro papas no comando da Igreja Católica: Urbano VI,Bonifácio IX, Inocêncio VII e Gregório XII.

Após o Grande Cisma existiram então mais nove papas no século 15; dezessete no século 16; doze no século 17; oito no século 18; e 5 no século 19. Já no século 20 a humanidade conheceu São Pio X, São Bento XV, Pio XI; Pio XII; João XXIII; Paulo VI; João Paulo I e João Paulo II.

Hoje, durante o século 21, a Igreja Católica já teve dois papa no comando: Bento XVI, que foi papa durante os anos de 2005 e 2013 e renunciou; e o Papa Francisco, atual pontífice.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.