.
Ponto de acupuntura BP6 — versatilidade e muitos benefícios

Ponto de acupuntura BP6 — versatilidade e muitos benefícios

acupuntura é um ramo milenar da medicina tradicional chinesa, onde seus primórdios remontam à pré-história do país. Toda sua estrutura está baseada nos chamados pontos de pressão dos meridianos, e dentre eles o ponto BP6 talvez seja um dos mais versáteis. Veja do que ele é capaz!

Acupuntura e o ponto BP6

A acupuntura é uma antiga medicina alternativa destinada a cura através da manipulação de certos pontos específicos do corpo humano. E, apesar de merecer uma atenção especial, o ponto BP6 é mais um dentre uma extensa lista de pontos de pressão. Um dos fatores que mais dá destaque a esse ponto possivelmente é sua versatilidade.

Estudiosos da acupuntura relatam que o corpo humano é totalmente mapeado por pontos nervosos específicos, os quais podem exercer certo controle sobre órgãos, ossos, pele e efeitos diversos sobre partes do corpo humano.

Mas acupuntura não consiste apenas nesse aspecto prático. Dentro desse ramo da medicina tradicional chinesa, além de terminações nervosas, esses pontos também seriam os responsáveis por controlar as energias (ou o “Chi”) presentes no corpo. Estimular determinados pontos seria o mesmo que estimular essas energias e manipular o fluxo das mesmas pelo corpo.

Apesar desse lado mais místico, a acupuntura possui de fato uma ampla bagagem de conhecimento médico, tendo respaldo científico para suas técnicas. Não à toa ela é uma ciência médica reconhecida oficialmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Não sou apenas um conjunto de ossos entrelaçados por músculos e nervos, sou uma obra ainda inacabada que se molda, se transforma, buscando se tornar uma pessoa melhor”.
José Machado

De todo modo, tudo se resume a aplicar um pouco de pressão nos pontos determinados com o auxílio de finas agulhas. Isso permite tratar dores e doenças, reduzindo bastante seus sintomas e atacando suas causas. Mas onde o ponto BP6 entra em tudo isso é o que veremos a seguir.


Clique Aqui: Acupuntura para insônia — um tratamento pela qualidade de vida


O incrivelmente versátil ponto BP6

É fato que a acupuntura possui muitos pontos de pressão, mas dentre eles o chamado BP6 ganha certo destaque. O motivo é que ele está situado em uma área especial que o permite agir sobre muitas partes do corpo.

Nas mãos de um acupunturista experiente, esse único ponto pode ser utilizado como o pilar central nos tratamentos de inúmeras doenças, sempre reservando, é claro, algumas condições e precauções.

É por isso que dissemos que ele deve ser usado apenas por profissionais com larga experiência e não se vê presente em sessões com tanta frequência. O BP6 faz parte de uma lista de pontos que não devem receber muita pressão por serem bem delicados. Existe ainda a recomendação de nunca o utilizar em mulheres grávidas, por estimular uma alta concentração de energia do tipo Yin, podendo levar ao aborto em casos extremos.


Localização do ponto BP6

A localização do ponto BP6 pode parecer complexa, mas na realidade é bem fácil de ser encontrada. Em termos técnicos, está na face medial da perna, mais precisamente 3 tsun acima do maléolo medial, na fossa posterior à margem medial da tíbia.

Não entendeu nada? Então vamos a uma explicação mais prática. Para encontra-lo, localize a articulação do seu tornozelo (ou o “ossinho” do tornozelo, se preferir), agora a partir dele meça quatro dedos na parte interna da sua perna e pronto! A inserção das agulhas nesse ponto é do tipo perpendicular.


Características do ponto BP6

O ponto BP6 é o sexto ponto do meridiano baço-pâncreas, realizando o cruzamento dos três canais Yin do pé (baço, fígado e rins). E por isso ele é tão utilizado para canalizar a tonificação da energia Yin, quando essa está deficiente.

O ponto BP6, ou ponto Sanyinjiao, tem muita eficácia sobre a umidade do corpo e um grande poder de controle sobre as “Vias das Águas”, que incluem todos os vasos sanguíneos e linfáticos. O que nos leva ao próximo tópico.

“Os velhos invejam a saúde e vigor dos moços, estes não invejam o juízo e a prudência dos velhos: uns conhecem o que perderam, os outros desconhecem o que lhes falta.”
Marquês de Maricá


Clique Aqui: Quais são os pontos de acupuntura? Conheça a técnica e seus meridianos


Funções e benefícios do ponto BP6

As funções e benefícios que se pode conseguir manipulando esse ponto são muito variadas, portanto listaremos apenas alguns dos usos mais frequentes. As indicações podem incialmente ser divididas basicamente em funções energéticas e funções tradicionais, sem necessariamente agregar a manipulação e líquidos em apenas uma dessas categorias.


Funções tradicionais

Entre as funções mais tradicionais encontramos especialmente as associadas ao público feminino como:

  • Tratar problemas de infertilidade entre as mulheres, mostrando uma grande capacidade de tonificar o sistema reprodutor;
  • Estimula a regularidade do ciclo menstrual. A menstruação deve vir mais facilmente nos dias corretos e efeitos como as cólicas devem se mostrar mais leves ou desaparecer;
  • Apesar de não ser recomendado para mulheres grávidas, o ponto BP6 é recomendado apenas no momento do parto, pois estimula as contrações uterinas e facilita o nascimento. Nesses casos, segundo especialistas, o indicado seria associa-lo com outros pontos como o IG4 e o F3;
  • Trata de problemas abdominais e reduz a distensão abdominal causada por excessos de líquidos. Também é capaz de acalmar os chamados “borborigmos”, que são os barulhos abdominais causados por gases;
  • Combate a diarreia e a má digestão, pois estimula a regulação de órgãos como estômago e baço. O baço pode ser muito beneficiado com outras diversas combinações;
  • Trata com eficiência casos de incontinência urinária melhorando o tônus dessa região.

Funções Energéticas

As funções energéticas são ainda mais variadas e podem convergir com indicações presentes nas funções tradicionais. São elas:

  • Melhora das condições do baço. Essa é a primeira a convergir com tratamentos da esfera tradicional. No caso, ao utilizar o ponto BP6 para tonificar, fortalecer e harmonizar o “Chi” do baço, ele cuida para o bem-estar desse órgão;
  • Não apenas o baço é atingido. O Chi dos rins e a sua essência também podem ser estimuladas pelo BP6;
  • Pode estimular o Chi do fígado;
  • Harmoniza o Chi do estômago, especialmente se associado com o ponto E36;
  • Estimula e equilibra o Chi de toda a região pélvica, atingindo útero e próstata;
  • Harmoniza e tonifica a circulação do Chi e do sangue, fazendo com que circule melhor;
  • Ajuda a combater o “calor” esfriando o sangue e acalmando o Shen (mente) e circulando o Chi estagnado;
  • Tem uma grande capacidade de transformar e harmonizar a “umidade” do corpo;
  • Por atuar fortemente com a energia Yin, ele é indicado para o fortalecimento três canais Yin do pé.

Esse foi apenas um breve resumo para entender como o ponto BP6 pode funcionar na acupuntura, já que ele pode ser utilizado para muitos outros problemas relacionados a má circulação de líquidos no corpo. O fato de trabalhar sobre a energia Yin e estimular a circulação abre, por exemplo, a possibilidade de ajudar em problemas simples como de mulheres que tomam anticoncepcionais — que tendem a acumular líquidos com facilidade, especialmente nos membros inferiores. O ponto BP6 alivia esse sintoma.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar