.
O que é homeopatia, como ela surgiu e como se aplica

O que é homeopatia, como ela surgiu e como se aplica

A homeopatia é uma forma de tratamento que usa as mesmas substâncias que causam os sintomas para aliviar e tratar diversos tipos de doenças, desde asma até depressão. Ela segue o princípio de que é possível tratar “de igual para igual”. Geralmente, as substâncias usadas na homeopatia são diluídas em água até que reste pouca quantidade delas na mistura final, o que produz um remédio homeopático que pode ser capaz de aliviar os sintomas, ao invés de piorar. Normalmente, quanto mais diluído for o medicamento homeopático, mais forte será o poder do tratamento.

O tratamento através da Homeopatia deve ser sempre indicado por um homeopata, que é o profissional capaz de adaptar o tratamento às condições emocionais e físicas de cada um. O tratamento clínico nunca deve ser substituído sem que haja conhecimento do médico que prescreveu.

O surgimento da homeopatia

O tratamento “igual para igual” foi criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que se fundamentou na Lei dos Semelhantes, citada pelo Pai da Medicina Hipócrates no ano 450 a.C. Não satisfeito com as práticas médicas tradicionais, Hahnemann buscou uma maneira de reduzir os danos causados pelos efeitos dos tratamentos médicos.

O médico começou a testar em si mesmo e em um grupo de voluntários saudáveis, utilizando doses cada vez menores do que as medicinais. Ele descobriu que, além de reduzir a toxicidade os medicamentos homeopáticos eram ainda mais eficazes.

Hahnemann começou a documentar seu trabalho e seus textos formaram a base da homeopatia que é praticada até hoje. A Rádio 4 da BBC transmitiu um documentário em dezembro de 2010, que descreveu o médico como um pioneiro, que trabalhou incansavelmente para melhorar a prática médica.


Clique aqui: Óleo essencial de laranja – para trazer alegria e afastar a depressão


Como se aplica a homeopatia?

Segundo a homeopatia, as pessoas não possuem apenas uma doença, elas carregam um desequilíbrio que se manifesta de diversas formas ao longo da vida. O papel do homeopata é restaurar o organismo aos estágios que precedem a vida, para o caminho da cura. Portanto, ela é considerada um tratamento preventivo e curativo.

Utilizando mais de 2000 tipos de medicamentos, extraídos de substâncias vegetais, minerais e animais, a homeopatia funciona como um estímulo ao sistema imunológico, que restaura o equilíbrio energético do paciente baseando-se nos sintomas e tratando qualquer doença, apesar de nem todos os pacientes se beneficiarem integralmente com a terapia.

A homeopatia é indicada para problemas de trato gastrointestinal, dermatológicos, ginecológicos, respiratórios e a expressão exagerada ou falta de resistência (infecções bacterianas e virais frequentes e doenças alérgicas).  Também busca a cura para distúrbios emocionais como a depressão. Pacientes que sofrem doenças graves como câncer ou diabetes não devem substituir a terapia convencional por remédios homeopáticos, a não ser que haja uma recomendação do especialista responsável.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica a prática da homeopatia como uma medicina alternativa complementar. Ela foi reconhecida no Brasil como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina em 1980 e é usada desde 2006 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.