.
Mapa Védico — 5 passos para começar a ler o seu

Mapa Védico — 5 passos para começar a ler o seu

Signo, ascendente e até mesmo signo lunar podem ser dados familiares no seu Mapa Astral, certo? Mas e se nos transportássemos agora para os conhecimentos milenares do Oriente: o que você acha de conhecer um pouco do seu Mapa Védico?

Conhecida por sua precisão, a Astrologia Védica (Jyotisha) é muito requisitada tanto para fazer previsões quanto auxiliar no desenvolvimento pessoal. Mas para iniciar esse trabalho tão minucioso, um Mapa Védico precisa ser feito, e você vai aprender o passo a passo logo a seguir.

Mapa Védico:

  • 1

    Calculando seu Mapa Védico

    Antes de começarmos, é importante saber que existem duas representações gráficas de um Mapa Védico. Enquanto o Mapa Astral Ocidental é representado por um círculo, os hindus trabalham dentro de quadrados. A disposição das informações dentro dos quadrados varia se o mapa for elaborado de acordo com o Sul ou Norte da Índia.

    Para ensinarmos como ler seu Mapa Védico vamos utilizar o Mapa do Norte, também conhecido como Mapa de Triângulo. Mas nada impede que você se aventure pela metodologia do Sul mais adiante — onde o posicionamento dos signos é fixo, o que torna mais fácil a compreensão.

    Sites para calcular seu mapa

    Assim como se utilizam de alguns sites para calcular o Mapa Astral, o Mapa Védico também pode ser obtido em portais específicos. Alguns dos mais utilizados são o Drik Panchang, Astrosage, ABAV e Horosoft.

    Para fazer o cálculo, basta preencher o formulário do site escolhido com as seguintes informações:

    – Seu nome completo (alguns portais não aceitam caracteres com acento, então coloque sem);

    – Dia, mês, ano, hora e minuto do nascimento (segundos também são requeridos, mas pode deixar como 0);

    – Local de nascimento;

    – E se era ou não Horário de Verão (alguns sites possuem o campo DST – Daylight Saving Time para preencher).

    Ao enviar as informações, dois Mapas devem aparecer, um “Lagna Chart” e outro “Navamsa Chart”. Nós vamos ver aqui o Mapa que leva em consideração o seu Ascendente (que não será o mesmo daqui do Ocidente) — o chamado “Lagna Chart”, mas que também recebe nomes como “Janma Kundali”, “Janma Patrika” e “Birth Chart”.

  • 2

    Identificando as Casas do Mapa

    Assim como um Mapa Ocidental, o Mapa Védico possui Casa, as quais recebem o nome de “Bhavas”. Cada losango que aparece no seu Mapa corresponde a uma Bhava, totalizando 12 Casa, cada uma relacionada a uma área específica da vida.

    Não se deixe confundir pelos números. Aqui, as Casas começam a ser contadas em sentido anti-horário, sendo a área delimitada como o topo do losango maior, a Casa 1. É aqui que o seu Ascendente reside.

    Resumidamente, cada Casa significa:

    Casa 1 – Tanu Bhava, a Casa do Corpo

    Casa 2 – Dhana Bhava, a Casa das Riquezas

    Casa 3 – Sahaja Bhava, a Casa dos Irmãos

    Casa 4 – Matru Bhava, a Casa da Mãe

    Casa 5 – Putra Bhava, a Casa dos Filhos

    Casa 6 – Ripu Bhava, a Casa dos Inimigos

    Casa 7 – Kalatra Bhava, a Casa do Casamento (Parceiro)

    Casa 8 – Ayu Bhava, a Casa da Transformação

    Casa 9 – Bhagya Bhava, a Casa da Sorte

    Casa 10 – Dharma Bhava, a Casa da Carreira

    Casa 11 – Labya Bhava, a Casa dos Ganhos

    Casa 12 – Vyaya Bhava, a Casa das Perdas

  • 3

    Decifrando os signos

    Agora que você já começou a se familiarizar, vai aprender a encontrar os signos no Mapa Védico.

    Repare que existe um número em cada uma das Casas. Eles é que determinam qual é o signo que “morava” ali no momento do seu nascimento. Vamos supor que o número que aparece na sua Casa 1 (Ascendente) é o 9. Então é só fazer as contas: qual é o 9º signo do zodíaco? Sagitário, correto?

    Faça o mesmo com as Casas seguintes. Se tem 4 na Casa 2, é Câncer que está na Casa das Riquezas; se tem 11 na Casa 3, é Aquário na Casa dos Irmãos. E assim por diante…

    Siga a tabelinha a seguir para encontrar mais rapidamente seu signo astrológico e/ou védico.

    1 – Áries/Mesha (Marte)
    2 – Touro/Vrishbha (Vênus)
    3 – Gêmeos/Mithuna (Mercúrio)
    4 – Câncer/Karkata (Lua)
    5 – Leão/Simha (Sol)
    6 – Virgem/Kanya (Mercúrio)
    7 – Libra/Tula (Vênus)
    8 – Escorpião/Vrishika (Marte)
    9 – Sagitário/Dhanu (Júpiter)
    10 – Capricórnio/Mukara (Saturno)
    11 – Aquário/Kumbha (Saturno)
    12 – Peixes/Meena (Júpiter)

  • 4

    Interpretando as siglas

    Mais a frente, chegamos na parte em que as siglas que aparecem no Mapa precisam ser interpretadas. Você deve ter percebido detalhes como “Ra”, “As”, “Ur”, dentre outros no seu Mapa, certo? Pois bem, estes são os planetas!

    Cada sigla que aparece no Mapa corresponde a um planeta (em inglês). Ao todo, são 9 “planetas” considerados na Astrologia Védica, os quais recebem o nome Navagrahas (Nava – Nove, Grahas – Planetas). Confira as siglas abaixo e qual o planeta correspondente, em português e sânscrito:

    – Sun: Sol / Surya

    – Mon: Lua / Chandra

    – Mer: Mercúrio / Budha

    – Ven: Vênus / Shukra

    – Mar: Marte / Mangala

    – Jup: Júpiter / Brihaspati

    – Sat: Saturno / Shani

    – Rah: Rahu / Nodo Lunar Norte

    – Ket: Ketu / Nodo Lunar Sul

  • 5

    Analisando o Mapa Védico

    Num panorama geral, o Mapa Védico é analisado a partir das posições do Sol, da Lua do Ascendente. Você até pode fazer uma leitura mais superficial utilizando dos elementos Ocidentais para a interpretação, mas para uma leitura mais aprofundada, é necessário fazer o estudo das escrituras védicas (shastras) e assim compreender cada elemento na sua totalidade.

    Uma das leituras mais recomendadas é o Parashara Hora Sastra, um dos principais textos da astrologia védica. O livro está em inglês, mas contém informações valiosas para quem deseja se aprofundar no tema.

    Agora, para um resultado completo e preciso, recomenda-se buscar o trabalho de um astrólogo védico experiente preparar seu Mapa Védico com base nos dados de nascimento fornecidos por você. O gráfico obtido será então profundamente estudado para interpretar toda e qualquer esfera de sua vida, inclusive traçando previsões futuras.

    Enquanto a posição e a força dos planetas decidem a ocorrência de eventos, a análise “Dasa” (sistemas de previsão) fornece pistas vitais sobre o momento desses eventos, que é o momento em que os efeitos prometidos em seu horóscopo se manifestarão em sua vida.

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar