.
Limonada de lavanda para diminuir estresse e dores de cabeça

Limonada de lavanda para diminuir estresse e dores de cabeça

A lavanda proporciona inúmeros benefícios para a saúde e pode ser usada através de sua flor seca, para preparar diversas receitas. A infusão de lavanda ajuda a aliviar o estresse, os estados de ansiedades e dores de cabeça. A limonada de lavanda é uma ótima opção do uso da planta, uma vez que combina com as propriedades do limão. Aprenda neste artigo, como fazer essa receita e um pouco sobre os diversos benefícios da planta.

“Na natureza se recebe muito mais do que se procura”
Desconhecido

Como fazer a limonada de lavanda

No remédio para reduzir dores de cabeça e estresse, você vai usar a combinação de limão e lavanda. Mas, como o limão pode nos ajudar neste caso? A fruta é fonte natural de vitamina C e possui múltiplos minerais. Ela nos ajuda a equilibrar os eletrólitos – íons livres que favorecem boa condução elétrica no corpo. Além disso, o limão potencializa as virtudes da lavanda, revitaliza, reduz inflamações e melhora a circulação sanguínea.

Existe um remédio feito com limão, água e sal do Himalaia para eliminar a dor de cabeça pulsátil. Mas, a limonada de lavanda oferece o mesmo resultado. Vale experimentar! Veja como fazer.

Materiais para um litro de limonada de lavanda:

  • Três colheres de sopa da lavanda seca (30 gramas);
  • Um litro de água;
  • Dois limões;
  • Uma colher de sopa de mel (25 gramas);
  • Quatro pedras de gelo;
  • Uma jarra para colocar a limonada.

Como preparar a limonada de lavanda

  • O primeiro passo é preparar a infusão da lavanda. Comece esquentando meio litro de água em uma chaleira. Quando estiver fervendo, adicione três colheres de lavanda e uma colher de mel, deixando em infusão de 15 a 20 minutos.
  • Quando a infusão tiver pronta, deixe-a em repouso por mais 10 minutos e em seguida, coe o conteúdo, ficando apenas com a água. Quando o conteúdo com a água tiver repousado, misture com o outro meio litro de água;
  • Na próxima etapa, você vai preparar o suco de limão. Esprema dois limões e reserve a casca de um deles;
  • Depois, misture a infusão da lavanda e mel, com o suco de limão. Para finalizar, corte a casca do limão em pequenos pedaços e coloque-os na jarra em que vai ficar a limonada de lavanda.

Insira todo o conteúdo e adicione as quatro pedras de gelo, obtendo uma bebida refrescante e deliciosa.

É importante ressaltar que a limonada de lavanda só trará resultados se combinada com ao menos uma hora de descanso. É preciso se desconectar ao usar esse remédio natural repleto de benefícios para acalmar os nervos e melhorar a circulação sanguínea.

Também é essencial saber que a infusão de lavanda, assim como o consumo de seu óleo essencial, não é recomendada para crianças com menos de 6 anos de idade, nem para pessoas que sofram com problemas intestinais como Doença de Crohn, úlceras ou gastrite.


Clique aqui: A potência e versatilidade do óleo essencial de lavanda


Conheça os principais benefícios da lavanda para o corpo humano

O óleo essencial da lavanda possui mais de 150 componentes ativos. Eles são muitos eficazes para reduzir a ansiedade e o estresse. Podemos tomá-la em forma de infusão, usar em banhos quentes ou simplesmente desfrutar do seu aroma no ambiente. A lavanda funciona como um excelente anti-inflamatório, antidepressivo, antisséptico, antibacteriano, desintoxicante, hipotensor e sedativo.

A planta é usada desde tempos remotos como um ótimo remédio para aliviar o nervosismo e a ansiedade. Desta forma, se tornou uma das plantas mais utilizadas na aromaterapia, como em diversos outros tipos de terapia alternativa.


Clique aqui: Alfazema e lavanda – é a mesma coisa?


O uso ancestral da lavanda na medicina alternativa

Muitas vezes, os remédios mais simples são aqueles que trazem os melhores resultados.  O costume de usar a lavanda para tratar tanto a dor de cabeça quanto a ansiedade vem de tempos remotos.

Basta, por exemplo, umedecer um pano limpo com água de lavanda aplicando- o diretamente na cabeça, para conseguir diminuir as dores, o estresse e a ansiedade. Essa era uma prática medicinal simples e natural usada antigamente. Nós herdamos diversos conhecimentos dessa época, que continuam trazendo grandes resultados.

Os benefícios da lavanda são usados desde nossos antepassados através óleos essenciais, sabonetes, perfumes e para infusões que trazem relaxamento e um cheiro delicioso ao ambiente. Nos dias em que chegamos esgotados em casa, com alto nível de ansiedade e cefaleias, o uso da lavanda é fortemente recomendado e trará resultados que você nem imagina.

Dizem que a fragrância da lavanda é uma das mais cativantes. Em Roma, por exemplo, usavam a planta na preparação de banhos para relaxar e se envolver com seu bom cheiro, eliminando todas as tensões acumuladas ao longo do dia.

O próprio nome “lavanda” tem origem na palavra romana “lavandula”, que tem em sua raiz a palavra “lavar”. Desta forma, faz referência à sua capacidade de nos renovar por dentro e por fora, eliminando nossas tensões e nos purificando.

A planta pode ser encontrada nas suas diferentes formas em qualquer casa de ervas. Desde a lavanda seca até seus óleos essenciais, sabões, chás, essências, entre outros.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.