.
Incubação de sonhos: aprenda a resolver problemas enquanto dorme

Incubação de sonhos: aprenda a resolver problemas enquanto dorme

Você já ouviu falar em incubação de sonhos? Se a resposta for “sim, mas só em filmes”, é hora de conhecer o verdadeiro significado desse termo. Incubar um sonho consiste simplesmente em focar a sua atenção em determinado assunto importante para você quando estiver indo dormir.

Então incubação de sonhos significa ir dormir com um problema na cabeça? Sim e não. Mas acredite, existe um objetivo nobre para isso. Continue lendo para descobrir os benefícios dessa técnica.

Incubação de sonhos para solucionar problemas

Em um estudo realizado pela Escola de Medicina de Harvard, a Dra. Deirdre Barrett pediu aos seus alunos para que se focassem em um problema todas as noites antes de dormir, durante uma semana. Esse problema poderia ser algo como um trabalho da faculdade difícil ou qualquer outra preocupação sobre aspectos diversos da vida.

Como resultado, dois terços dos participantes relataram sonhos relacionados ao problema escolhido, e um terço obteve alguma forma de solução para esses problemas dentro dos sonhos.

Ou seja, essas pessoas se deram sugestões bem-sucedidas antes de dormirem. Essas sugestões foram desde desenvolver roteiros ou personagens para um romance até pedir aos sonhos para que os ajudassem a solucionar problemas de computação ou mecânica.

Acredite! A incubação de sonhos pode ser usada tanto para resolver problemas quanto para se divertir ou aprimorar habilidades, como a criatividade e proatividade. A seguir, com base nas dicas do psicoterapeuta Ph.D. Joseph Dillard, listaremos 8 passos para extrair os melhores resultados dessa incubação.

  • Incubação de sonhos - 1

    Escolha um tópico ou questão para incubar

    Quanto mais específica for a sua questão, mais fácil será para fazer a incubação de sonhos. Tente algo como ir bem em uma apresentação que você precisa fazer dentro de poucos dias, ou impressionar em uma entrevista de emprego, por exemplo. Procure começar com situações de “ou vai ou racha”, nada muito amplo ou complexo.

    Evite apresentar problemas muito genéricos, como superar a depressão, ser mais confiante ou aprender a meditar. Essas questões até podem levar a melhorias, ainda que sutis, perceptíveis no seu humor ou em algumas situações do dia a dia.

  • Incubação de sonhos - 2

    Escreva um roteiro e o leia antes de dormir

    Se você não tiver um roteiro ao lado, é muito provável que se esqueça de repetir para si mesmo alguns detalhes muito importantes relativos a incubação de sonhos. Escrever esses aspectos deve te ajudar a pensar com mais clareza sobre aquilo que deseja, e porquê deseja.

    Roteiros curtos são mais fáceis de serem repetidos por mais vezes, e geralmente são mais focados. Por outro lado, os roteiros longos têm um misto de humores associados, e são mais oníricos. Sendo assim, ambos os estilos combinam vantagens e desvantagens. Cabe a você escolher o modelo que retornar os melhores resultados.

  • Incubação de sonhos - 3

    Inclua no roteiro seus motivos para incubar os sonhos

    Revisar os seus motivos clareia as intenções, promove o foco e a motivação. Você pode incluir trechos como os exemplos abaixo:
    – “Eu estou cansado de me sentir com medo de falar em público e que superar esse medo de uma vez por todas”;

    – “Eu sei que a meditação faria bem para mim, mas eu preciso de ajuda para ficar mais focado”.

  • Incubação de sonhos - 4

    Descreva elementos visuais e emocionais ao roteiro

    Os objetivos por trás de uma incubação de sonhos consistem em conceitos, enquanto os sonhos tendem a lidar com imagens e emoções — e não tanto com conceitos. Portanto, quanto mais você puder traduzir esses objetivos em elementos visuais semelhantes a sonhos durante a incubação pré-sono (ao escrever o roteiro), mais bem-sucedido você será. Veja o exemplo:

    “Estou me levantando da cadeira para fazer minha apresentação, mas sinto o medo do fracasso, e a ansiedade começa a aumentar. Resolvo me concentrar em dar a essas pessoas tudo o que eu tenho, e da melhor maneira que eu puder. Conforme me apresento, uso da minha ansiedade para tornar minha apresentação mais emocionante, espontânea, viva e útil”.

  • Incubação de sonhos - 5

    Certifique-se de incluir no roteiro um lembrete

    Não se esqueça de incluir no seu roteiro algumas frases importantes, seguindo algo como esse modelo abaixo:

    “Eu estou despertando com um sonho vívido. Estou procurando uma caneta e um papel ou um computador para anotar esse sonho. Quando faço isso, as memórias do sonho começam a brotar e eu me sinto muito satisfeito por ter me lembrado e escrito meus sonhos”.

  • Incubação de sonhos - 6

    Utilize auxílios visuais

    Coloque uma imagem daquilo que você deseja incubar fixada na parece em frente à sua cama, ou na sua mesa de cabeceira. Se você é um artista, pode colocar a imagem de uma tela em branco. Se é um engenheiro, a foto daquilo que está trabalhando para projetar. Se está incubando um problema pessoal, pode colocar a foto da pessoa com quem você está em conflito.

    Se você acordar no meio da noite, pegue o seu roteiro e leia ele mais uma vez. Reforçar o roteiro durante a madrugada é importante porque a maior parte dos seus sonhos acontecem pouco antes de você despertar pela manhã.

    Lembre-se de anotar todos os sonhos que se lembrar, independentemente do horário. Tome nota mesmo que a história ou os detalhes sejam escassos ou triviais. Apenas não saia da cama antes de fazer as anotações.

    Qualquer movimento a mais ou distração podem fazer com que as lembranças dos sonhos evaporem rapidamente.

  • Incubação de sonhos - 7

    Entreviste os personagens do seu sonho

    Incluindo elementos inanimados, como casas e árvores, tente descobrir o que eles pensam, e se isso tem alguma relevância para o seu sonho incubado. Procure saber se eles têm algum conselho sobre como se aproximar e lidar com as questões que você incubou.

  • Incubação de sonhos - 8

    Seja persistente

    Ler o seu roteiro por apenas uma noite não será suficiente. Como regra geral, de um modo ou de outro, seus sonhos serão construídos em torno da sua vida desperta — quais problemas você está tentando resolver, o que anda te preocupando, seus medos, o que você está ignorando, assim como a sua visão de mundo (quem você é e para onde sua vida está rumando?).

    Ser persistente é necessário para que a sua incubação de sonhos ultrapasse os temas corriqueiros que seus sonhos atuais insistem em retratar.

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Redatora, yogi e entusiasta da vida. Ama gatos, cinema, música, literatura e não perde a oportunidade de conhecer o novo. Vê na espiritualidade o caminho para aceitar, aprender e evoluir sempre.