.
Frases de São Francisco de Assis – lições de amor e humildade

Frases de São Francisco de Assis – lições de amor e humildade

Sendo um dos santos mais conhecidos do catolicismo, Francisco de Assis deixou um legado com diversos ensinamentos para os cristãos e para toda a humanidade. É possível aplicar seus princípios diariamente, em diferentes situações. Fé, amor, humildade e compaixão são alguns dos valores pregados pelo santo. Neste artigo, veja doze frases de São Francisco de Assis com seus ensinamentos.

12 Lições de São Francisco de Assis

  • 1° Ensinamento:“O que temer? Nada. A quem temer? Ninguém. Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtém três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez sem vinho e vida sem morte”.
  • 2° Ensinamento: “Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado… Resignação para aceitar o que não pode ser mudado… E sabedoria para distinguir uma coisa da outra”.
  • 3° Ensinamento: “Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras.”
  • 4° Ensinamento: “Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão”.
  • 5° Ensinamento: “Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras”.
  • 6° Ensinamento: “A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor”.
  • 7° Ensinamento: “Para pregar a Paz, primeiro você deve ter a Paz dentro de você. Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz”.
  • 8° Ensinamento: “Quem a tudo renuncia, tudo receberá”.
  • 9° Ensinamento: “Não vos esforceis pelas honras do mundo, mas honrai o SENHOR”.
  • 10° Ensinamento: “Tome cuidado com a sua vida, talvez ela seja o único evangelho que as pessoas leiam”.
  • 11° Ensinamento: “Comece a fazer o que é necessário, logo estarás fazendo o possível… e, perceberás que estarás fazendo o impossível…”
  • 12° Ensinamento: “Quem ler e entender o Evangelho em Espírito e Verdade, encontrará nele Deus e o céu, os Anjos e o próprio paraíso, tudo a nos esperar, aguardando que façamos a nossa parte, para recebermos o prêmio da felicidade”.

Clique aqui: Oração Poderosa a São Francisco de Assis


Muito além das frases de São Francisco de Assis

Além das frases de São Francisco de Assis, você precisa conhecer sua admirável história de vida. Batizado como Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu em Assis, na Itália, em 5 de julho de 1182. Seu pai era um rico comerciante e Francisco recebeu uma educação voltada para negócios. Aos 16 anos, participou de uma luta contra a nobreza feudal e foi preso na cidade de Perugia, onde passou um ano em cárcere.

De volta à sua cidade de origem, em 1203, Francisco se entregou a uma vida mundana de festas. Quando orava na Capela de São Damião, em 1206, escutou um chamado de Cristo dizendo: “Vá, Francisco e restaure minha casa”. A partir de então, ele se doou por completo ao serviço de Deus e aos mais necessitados. Em 1208, fez votos de pobreza e começou a doutrinar sua crença.

Em companhia de seus primeiros discípulos, pediu autorização ao Papa para fundar uma irmandade. Sendo autorizado, fundou a “Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis” e se instalou em cabanas nas montanhas. Francisco estava decidido a cumprir fielmente as Escrituras Sagradas e renunciou a qualquer tipo de propriedade, mesmo a ter uma igreja, passando a viver de doações recebidas.

O Concílio de Latrão reconheceu a “Ordem dos Franciscanos” em 1215, que já reunia inúmeros discípulos vindos de toda a Itália. Então, o santo iniciou uma grande peregrinação até o Oriente com a missão de “converter os infiéis”. Quando voltou, em 1221, o Papa Honório III impôs regras mais brandas para a Ordem.

Decepcionado com a Ordem, Francisco a deixa em 1221 e, acompanhado por três discípulos, vai viver na floresta, em contato com os animais. Já doente e debilitado, o santo é levado para Assis. Durante sua viagem, os fiéis correm ao seu encontro. São Francisco de Assis morreu na sua cidade natal, em 3 de outubro de 1226. Dois anos após sua morte, em 16 de julho de 1228, foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Francisco foi reconhecido pelo seu estilo de vida, baseado nos ensinamentos da Bíblia e, principalmente, por viver humildemente. Além de sua renúncia e humildade, São Francisco de Assis é muito conhecido como padroeiro dos animais.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.