.
Em caso de emergência, retire o sutiã - isso não é besteira, é ciência!

Em caso de emergência, retire o sutiã - isso não é besteira, é ciência!

A cientista ucraniana Elena Bodnar criou um sutiã de emergência que se transforma em uma máscara facial para se proteger contra explosões químicas letais, ataques violentos imprevisíveis e riscos biológicos.

Apesar de poder ser usado apenas como um sutiã comum, está longe de ser somente isso. Em casos de emergências, você pode retirá-lo, separar os bojos uns dos outros, colocar a boca e o nariz no interior do bojo, estender a alça do sutiã sobre a cabeça (de forma semelhante às máscaras de oxigênio em cabine da tripulação) e respirar normalmente. O sutiã se transforma em um par de máscaras protetoras, uma para a usuária e outra para algum expectador que tiver necessidade.

“Quanto mais espantosa for a ideia, mais importante será a inovação”
Mauricio C. Cantelli

Emergência? Retire o sutiã

Por essa invenção, Bordnar ganhou um Prêmio Ig do Nobel de Saúde Pública de 2009, uma espécie de Prêmio Nobel que reconhece 10 conquistas científicas que inicialmente fazem as pessoas rirem, mas depois as fazem pensar. Em seu discurso de premiação, a cientista brincou:  “Leva apenas 25 segundos em média para que a mulher use este dispositivo de proteção pessoal. Cinco segundos para remover, converter e aplicar sua própria máscara, e 20 segundos para saber quem é o homem de sorte que ela vai salvar “.

A Associated Press informa que a Dra. Bodnar, que agora está alocada em Chicago, teve essa ideia inicialmente por causa do desastre nuclear de Chernobyl, em 1986. A pesquisadora explica: “Se as pessoas tivessem máscaras de gás baratas e prontamente disponíveis nas primeiras horas após o desastre, elas poderiam ter evitado respirar o Iodo-131, o que causa a doença da radiação”. Ela ainda acrescenta que a máscara de sutiã pode ser usada durante catástrofes como incêndios, surto de doenças contagiosas, tempestades de poeira, entre outras circunstâncias. “Você precisa estar preparado o tempo todo, em qualquer lugar, a qualquer momento, e praticamente toda mulher usa sutiã”.

Segundo um relatório da CNET, existem planos para um dispositivo parecido para homens, especialmente para aqueles que trabalham em obras, apesar de a forma precisa que vai tomar ainda não ter sido divulgada.

Essa é apenas uma das invenções malucas que podem salvar vidas. É necessário que as pessoas pensem fora da caixa para criar coisas inovadoras e extremamente úteis, por mais que pareçam loucura a princípio. Portanto, não tenha medo de ousar se você for uma pessoa criativa. Isso pode ajudar a salvar vidas ou melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas pelo mundo.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.