.
Conheça o significado espiritual da mariposa e seus simbolismos

Conheça o significado espiritual da mariposa e seus simbolismos

As mariposas são insetos fascinantes, que possuem muitos simbolismos e transmitem diversas lições em seu estilo de vida. Por isso, elas despertam a curiosidade das pessoas. Se você já teve sonhos com mariposas ou tem visto muitas delas ultimamente, elas podem estar querendo te dizer alguma coisa. A aparição destes seres pode trazer mensagens importantes para você. Se este for o seu caso, ou se tiver curiosidade sobre esse animal especial, conheça o significado espiritual da mariposa e seus simbolismos.

“Talvez uma mariposa seja uma bela borboleta, ou talvez seja apenas uma bela atriz”
Dam Marques

Quais as diferenças entre mariposas e borboletas?

Para começar, é importante diferenciar as mariposas das borboletas. É comum confundir estes insetos, mas existem algumas diferenças significativas entre eles. As mariposas possuem hábitos noturnos, se atraem pela luz e têm antenas diferentes de acordo com a sua espécie. Enquanto as borboletas, têm hábitos diurnos e as antenas geralmente são finas e com uma esfera na ponta. Além disso, as borboletas costumam ter cores diversas e vivas, já as mariposas possuem tons escuros e pardos. Elas também se diferem em seu pouso, sendo que as mariposas deixam as asas abertas e as borboletas posicionam as asas na vertical. De forma parecida com as borboletas, as larvas da mariposa entram es estado de pupa se desenvolvendo até a fase adulta, quando já saem com asas. Algumas lagartas de mariposas fazem buracos no solo e ficam neles até passarem pela metamorfose e se tornarem adultas.

O significado espiritual da mariposa – sobre morte e transformação

A mariposa passa por uma grande metamorfose do momento que nasce até sua fase adulta. Para que ela consiga renascer como uma bela mariposa, precisa se recolher e se enclausurar, se desenvolvendo e se transformando em alguém melhor. Depois de se fechar em seu casulo, se encontra com sua essência verdadeira, suas possibilidades e recursos, permitindo que se transforme em uma versão melhor dela mesma. Então, depois de se formar uma mariposa completa, independente e capaz de fazer voos, rompe o casulo e deixa suas limitações para trás.


Clique aqui: Conheça o significado espiritual do urubu


O significado espiritual da mariposa e sua simbologia

A mariposa nos remete a um processo de transformação proporcionado pela morte. Não se refere apenas a uma morte física, mas à morte de uma situação ou ideia. Quando analisamos o ciclo da vida, todos nascem, se desenvolvem e morrem, deixando a sua casa corporal. Se não considerássemos o caráter espiritual dos seres vivos e pensássemos apenas no aspecto físico, poderia parecer que se trata de um processo sem propósito, que finaliza com a desencarnação do corpo físico.

Porém, a essência espiritual que deu vida a esse organismo passou por várias fases de desenvolvimento e evolução em sua experiência carnal. Desta forma, o espírito termina sua breve encarnação na matéria, abandona seu velho casulo e desperta para o mundo espiritual com uma versão melhor de si mesmo.

O significado espiritual da mariposa e a sua busca pela luz

Depois do processo de metamorfose de lagarta para mariposa, ela já se transformou em um ser totalmente diferente, sendo capaz de voar e ter liberdade. Porém, não se tornou totalmente livre. Mesmo estando fisicamente completa, ela ainda precisa da Luz, não está inteiramente perfeita. É comum ver as mariposas voando em círculos em volta de fontes de luz, especialmente de luzes artificiais. Isso acontece porque elas usam uma técnica de navegação conhecida como orientação transversal, que utiliza a luz da lua, por exemplo, para conseguir voar em linha reta.

O simbolismo da busca pela luz está ligado ao momento em que o espírito desencarnado se encontra mais evoluído, mas ainda não alcançou a perfeição. Ele ainda não vive em um mundo repleto de luz e se encontra em um local sombrio. Desta forma, busca de forma incansável por um ponto luminoso para se orientar em sua caminhada rumo ao lar verdadeiro.

O espírito desencarnado busca enxergar através dos focos de luz um caminho para a perfeição espiritual. Assim, é encaminhado para uma nova encarnação, renasce e passa novamente pelo processo de nascimento, desenvolvimento e morte. Este ciclo será repetido até que o espírito seja lapidado, se tornando compatível com a vida nos Reinos de Luz.


Clique aqui: Conheça a importância da Oliveira – a árvore sagrada do Mediterrâneo


Quais lições as mariposas nos ensinam?

A lição da transformação espiritual

De forma simbólica, é possível aplicar o significado espiritual da mariposa em todos aspectos de nossas vidas, uma vez que tudo que vive segue o padrão de nascimento, desenvolvimento e morte, inclusive as situações e ideias. A morte simboliza apenas o final de um ciclo, corpo ou limitação que não são mais necessários. Pensando no processo de transformação da mariposa, você já passou por quantas transformações em sua vida? Provavelmente, já passou por várias e em todas elas, vivenciou as etapas da fórmula da mariposa.

Durante a vida, você pode ter enfrentado certos problemas ou situações e ter ficado um pouco abatido, se voltando para si mesmo e refletindo sobre o assunto. Depois de um certo tempo, pode ter precisado reunir forças dentro de si mesmo que nem sabia que tinha, chegando ao ponto de romper “o casulo” do problema e saindo mais forte e vitorioso. Pratique um exercício tentando recordar essas situações em sua vida, você vai se surpreender.

A lição de ter cautela

Uma outra lição valiosa que podemos nos inspirar na mariposa é ter controle sobre nossas paixões e moderar nossas ações. As mariposas muitas vezes buscam a luz de forma não moderada, acabam se iludindo com luzes artificiais e se queimam com elas. Também podemos citar a lenda de Ícaro, que ao construir asas de cera para chegar até o sol, teve as asas derretidas, caindo e se afogando.

A mariposa simboliza a nossa busca insaciável pelas “luzes artificiais”, ou seja, pelas paixões falsas. Muitas vezes, buscamos algo em nossa vida e quando encontramos, percebemos que não era como esperávamos. As mariposas nos ensinam a evitar as ilusões, nos conter na busca por “luzes falsas”.

Portanto, lembre-se da mariposa e sempre se volte para si mesmo, procurando contato com sua verdadeira essência. Assim, vai perceber a diferença entre as luzes verdadeiras e falsas, evitando buscar ilusões que podem te magoar.


Clique aqui: Conheça o significado espiritual do número 23


O significado espiritual da mariposa nos sonhos

Quando você sonhar com mariposas, busque analisar o contexto do sonho, procurando ligar os conceitos de transformação, morte, ilusão e impulsividade. Observe se o sonho te apresenta uma situação que causa dor, nestes casos pode ser um sinal para que você transforme a circunstância.

Se você estiver passando por momentos delicados e visualizar uma mariposa pousando ao seu lado, entenda que pode ser um processo de mudança. Mudar não costuma ser fácil e muitas vezes é doloroso. Porém, este processo pode te levar a uma versão melhor de si mesmo. Talvez seja a hora de tomar uma decisão e mudar as coisas para melhor.

Você ainda deve prestar atenção aos aspectos da mariposa no sonho. Caso seja muito escura, pode representar fatores mais negativos ligados ao processo de transformação. Se os tons forem mais claros, provavelmente simboliza aspectos positivos dentro do significado espiritual da mariposa.

Confira algumas curiosidades sobre as mariposas

– A Mariposa Bruxa, que é chamada de “Black Witch” nos Estados Unidos e “Mariposa de la Muerte” no México, além de vários outros nomes pelo mundo, é associada à má sorte e até mesmo à morte;

– Algumas mariposas não precisam se alimentar. Isso acontece porque em sua fase larval ela já adquire todos os nutrientes necessários para sua sobrevivência, que é curta. As demais costumam se alimentar de sangue, néctar, excrementos de animais, entre outras coisas;

– Algumas espécies de mariposas são especialistas na arte da camuflagem. Elas imitam de plantas até fezes de animais;

– O olfato das mariposas é muito apurado, apesar de não terem narinas. Pelas suas antenas, conseguem farejar um cheiro a até 10 km de distância;

-Uma curiosidade interessante é que as mariposas adoram cerveja. Os biólogos da “The Nature Conservancy” comprovaram essa característica;

– Existem aproximadamente 9 vezes mais espécies de mariposas do que borboletas.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.