.
Casa, árvore e pessoa –conheça um eficaz teste de personalidade (HTP)

Casa, árvore e pessoa –conheça um eficaz teste de personalidade (HTP)

O teste de personalidade HTP (House, Tree, Person) é um grafismo que se aplica em diversas avaliações psicológicas, usado muitas vezes em processos seletivos de empresas e por órgãos de serviços públicos. O HTP foi desenvolvido por John N. Buck (1906-1983), baseado na escala Goodenough de capacidade intelectual. O método surgiu em 1948 e teve uma atualização em 1969. Buck incluiu medidas qualitativas e quantitativas de habilidade intelectual em um manual de 350 páginas feito para o avaliador classificar e interpretar os desenhos adequadamente.

John N. Buck foi um dos psicólogos clínicos pioneiros em ganhar reconhecimento por suas contribuições ao campo. Além do teste de personalidade (HTP), ele elaborou diversos outros inventários psicológicos. O estudioso publicou suas pesquisas em jornais e revistas e apresentou palestras em universidades reconhecidas. Seu sucesso foi muito significativo, pois Buck era paraplégico e não tinha diploma universitário, mas apenas cursos formais de tecnologia.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre como funciona o teste de personalidade (HTP) e quais são suas aplicações.

Como funciona o teste de personalidade HTP?

Para fazer o teste, é pedido ao analisado que desenhe em uma folha uma casa, uma árvore e uma pessoa. Por isso, o nome do teste é HTP, que em inglês é a sigla para House (casa), Tree (árvore) e Person (pessoa). O objetivo do método é mostrar quais são nossos conflitos mais comuns e, especialmente, os mais ocultos dentro de nós.

Ainda graças aos desenhos desses objetos simples e cotidianos, é possível analisar os elementos da personalidade da pessoa testada. Apesar de não percebermos, quando desenhamos uma casa, uma árvore e uma pessoa, trazemos características que estão guardadas em nosso inconsciente por diversos motivos.

O que é avaliado no teste não é a qualidade ou beleza dos desenhos, mas a capacidade de encontrar as chaves que o desenho proporciona. O que é possível comunicar através deles? Pensando de forma específica, serve para expressar o “eu” em relação a um ambiente familiar (como é a casa ou a árvore) e às pessoas representadas.

As fases do teste de personalidade

O teste vai além do ato de desenhar uma casa, uma árvore e uma pessoa e não deve ser analisado superficialmente. Primeiro, pede-se ao analisado que faça o desenho dos três elementos da forma mais espontânea possível, esquecendo o contexto no qual está e que haverá uma análise do desenho.

Enquanto a pessoa faz o desenho, o analista vai observar suas atitudes, o que diz, o modo de agir e qualquer coisa que demonstre. Pode ser raiva, frustração, alegria, entre outras reações. Depois que o desenho estiver pronto, inicia a segunda fase: narrar uma história usando três tempos – passado, presente e futuro.

Outra técnica frequentemente usada durante o HTP é responder uma série de perguntas estabelecidas anteriormente pelo especialista. Essa estratégia é usada para motivar pessoas que têm dificuldade para se expressar ou crianças que ainda não conseguem desenvolver uma história.


Clique aqui: Teste de personalidade dos dedos: eles podem dizer muita coisa sobre você


Em que casos e quais condições é aplicado o teste de personalidade?

O teste foi desenvolvido para pessoas a partir de oito anos de idade e não é estabelecida uma idade máxima para realizá-lo. Isso quer dizer que qualquer indivíduo pode desenhar uma casa, uma árvore e uma pessoa e posteriormente, ser analisado. Este teste de personalidade pode parecer um pouco estanho para um adulto, mas os resultados alcançados são bem interessantes.

Para que o teste ocorra da forma mais eficaz possível, é necessário que seja feito em um local tranquilo e sem distrações, onde o paciente fique confortável. O consultório do psicólogo é ideal, pois traz privacidade e o analista pode fornecer todo o material necessário. O paciente pode desenhar e apagar quantas vezes quiser, mas isso também será analisado.

O teste dura aproximadamente trinta minutos e pode chegar até a uma hora, dependendo do tempo que o paciente vai demorar para desenhar e contar a história. O tempo também vai depender da disposição do analisado para falar sobre sua vida e se o analista fará mais perguntas no final.

O teste psicológico (HTP) é normalmente usado em processos de admissão de empresas, por instituições públicas e em avaliações psicológicas para diversos fins.

Como é feita a análise do teste de personalidade?

A lógica do teste é simples, ele se baseia na teoria de que expressamos nossos sentimentos através do desenho, sejam referentes ao passado, presente ou desejos futuros. Cada objeto representa algo diferente – a casa projeta a circunstância familiar do presente, a árvore é o conceito profundo do eu interior e a pessoa é uma forma de autoimagem, que inclui nosso inconsciente e mecanismos de defesa.

Também é observada a localização de cada objeto na folha. Por exemplo, se o desenho estiver muito próximo da extremidade superior, está relacionado com sonhos e imaginação e na parte inferior, com o plano material; à direita, está vinculado ao futuro, ao centro, se relaciona ao presente e à esquerda ao passado.

Ainda é avaliado o tamanho de cada um dos elementos, os traços (que podem ser fracos ou fortes) e a clareza. Cada parte da casa, da árvore e da pessoa representa um significado. Não vamos falar aqui sobre todos os significados, para que você não tente trapacear caso passe por este teste um dia. Mas, vamos dar uma breve explicação da interpretação: o telhado da casa se associa à parte intelectual e espiritual; o tronco da árvore representa o apoio, o suporte da vida; e as mãos da pessoa representam o plano afetivo.

No teste de personalidade, a qualidade das informações depende da atitude da pessoa analisada, sua boa vontade ao desenhar e contar sua história. O sucesso do método também vai depender da habilidade do analista para diferenciar os elementos relevantes daqueles que não importam tanto.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.