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Ayurveda para hipertensão: 13 alimentos para baixar a pressão arterial

Ayurveda para hipertensão: 13 alimentos para baixar a pressão arterial

O Ayurveda, ou ciência da vida, é um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ao longo de seus mais de 5 mil anos de existência, o conhecimento obtido permitiu que se encontrasse formas de prevenir e tratar as mais diversas mazelas, inclusive a hipertensão.

Seja desenvolvendo medicamentos naturais ou com mudanças no estilo de vida, os métodos apresentados pelo Ayurveda são eficazes e podem ajudar a aliviar quem sofre com a hipertensão.

Como controlar a hipertensão com Ayurveda?

É perfeitamente possível controlar problemas como a hipertensão através do Ayurveda, uma ciência milenar, completa e complexa que nos fornece ferramentas eficazes no combate a distúrbios como a hipertensão. Essa medicina basicamente nos apresenta meios para que se mantenha uma saúde cardiovascular saudável. Afinal, para o Ayurveda, um coração forte é uma das grandes chaves para um corpo saudável.

Outro ponto que favorece em muito a aplicação do sistema medicinal indiano é que ele pode ser realizado por praticamente em qualquer indivíduo, e também não lhe impossibilita de nenhuma forma em utilizar os medicamentos padrões da medicina tradicional ocidental.


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O que é hipertensão?

A hipertensão ou hipertensão arterial é uma das condições de saúde mais comuns dos tempos modernos, em que a força do sangue contra as paredes das artérias é mais alta do que deveria — alta o suficiente para causar alguns danos e se reverter em doenças cardíacas devido ao esforço excessivo.

Normalmente, a pressão sanguínea humana é determinada pela quantidade de sangue que seu coração bombeia, e pela quantidade de resistência ao fluxo sanguíneo em suas artérias (resistência a pressão). De maneira bem simples, quanto mais sangue o coração bombear e quanto mais estreitas forem as artérias, maior será a pressão arterial.

O maior perigo da pressão arterial não reside exatamente no mal que ela pode causar, mas na dificuldade de se detectar esse problema, já que ela apresenta pouco sintomas aparentes e que podem ser confundidos facilmente com outras enfermidades.

Embora a pressão alta não apresente sintomas específicos, entre os sintomas mais comuns temos dores de cabeça, falta de ar ou hemorragias nasais. Existem situações ainda onde a hipertensão arterial não apresenta nenhum sinal ou sintoma aparente, mesmo se a pressão arterial esteja atingindo níveis potencialmente letais.


Alimentos do Ayurveda para controlar a hipertensão

Apesar de todos esses perigos, o Ayurveda nos forneceu alguns remédios naturais que podem ajudar a estabilizar e conter a hipertensão, mantendo seu coração saudável.

Embora os medicamentos prescritos pelo médico possam ajudar, remédios ayurvédicos para controlar a pressão arterial elevada são simples de se administrar e apresentam muitas vantagens adicionais. A seguir, vamos listar algumas recomendações dadas pelo Dr. Vasant Lad em seu livro The Complete Book of Ayurvedic Remedies.

  • 1

    Suco de Pêssego

    Os ingredientes são simples e podem ser encontrados com muita facilidade. Basta adicionar uma colher de chá de coentro e uma pitada de cardamomo a um copo de suco de pêssego espremido na hora. Beba essa solução até duas ou três vezes por dia para ajudar a lidar com a pressão arterial elevada.

  • 2

    Sopa Moong Dal (sopa de feijão moyashi)

    Para preparar a sua sopa Moong Dal, cozinhe feijão moyashi com cebola, tomates e gengibre. Em seguida, tempere com alho, cominho e uma pitada de açafrão. O Moong Dal irá ajudar a reduzir a pressão alta e contará com os benéficos adicionais do coentro, cominho e do açafrão para potencializar. Essa sopa também é uma boa fonte vegetariana de potássio, portanto excelente para reduzir a pressão alta.

  • 3

    Água de Mel

    Diz-se que a água de mel também pode ajudar com a hipertensão e é simples tanto de se preparar como de consumir. Tudo que você precisa fazer é adicionar uma colher de chá de mel e de cinco a dez gotas de vinagre de maçã a uma xícara de água quente.

    Para consumir, você deve beber logo bem cedo pela manhã, ainda em jejum. Devemos acrescentar ainda que essa bebida inclui outros benefícios como ajudar na redução dos níveis de colesterol — os quais também estão associados a elevados níveis de pressão, bem como outras doenças cardiovasculares. Falando diretamente sobre a hipertensão, essa bebida irá ajudar a manter a vasodilatação e ajuda a regular a pressão arterial.

  • 4

    Laranja e Coco

    Segundo a Ayurveda, a combinação de laranja e coco também pode ser muito útil contra a hipertensão. Nesse caso, misture um pouco de suco de laranja com água de coco. A proporção correta entre suco de laranja e água de coco nos textos descritos pelo Dr. Vasant Lad é de 2 para um. Beba de meia a uma xícara desse combinado, pelo menos duas a três vezes por dia.

  • 5

    Raitha com Pepino

    Esse molho indiano à base de iogurte também entra na lista de indicados para combate a hipertensão dentro do Ayurveda. Raitha é descrito como sendo um bom diurético, que ajuda a manter a pressão arterial; além disso, traz outros benefícios como manter uma boa saúde digestiva.

    Esse molho é fácil de consumir e pode ser temperado com coentro, cominho, hortelã e pimenta-caiena, entre outras ervas. Sementes diversas também podem fazer parte da composição, assim como certos vegetais. Uma combinação saborosa e extremamente saudável.

  • 6

    Melancia

    É isso mesmo, a melancia entra como um ótimo recurso para reduzir os efeitos da hipertensão. É claro que é sugerido que ela seja consumida com outros ingredientes, no caso, seguindo os princípios do Ayurveda.

    O Dr. Vasant Lad sugere que a melancia seja consumida com uma pitada de cardamomo, adicionando ainda um pouquinho de coentro. Ele descreve essa combinação como um bom diurético, porém de atuação leve e plenamente capaz de regular a pressão sanguínea.

  • 7

    Mix de Ervas

    O Ayurveda sugere também uma mistura de ervas que pode ser usada em casos mais graves de hipertensão e onde é necessária uma ação mais rápida. O Dr. Vasant Lad lista que essa mistura deve conter as seguintes ervas e nas determinadas proporções: uma parte de punarnava (erva-tostão, aqui no Brasil); uma parte de maracujá; e duas partes de hawthorn berry, também chamada de crataegus, espinheiro branco ou pilriteiro.

    Feita essa mistura das ervas na proporção correta (isso é muito importante), acrescente meia colher de chá da mistura em um copo com água quente e aguarde de 5 a 10 minutos. Beba o chá após o almoço e jantar para manter os níveis da pressão arterial sob controle.

Sugestões adicionais

Além das indicações do Dr. Vasant Lad, existem outros preparados e bebidas que podem ser utilizados no combate a hipertensão. O Ayurveda possui uma lista de indicações para a hipertensão que vai além dessa pequena seleção.

Em seu livro, Lad relata que “a pressão arterial aumenta devido ao aumento da viscosidade do sangue, aumento da velocidade ou constrição devido à diminuição do diâmetro do vaso sanguíneo”.

Com base nessa afirmação e nos princípios do Ayurveda, aqueles que sofrem de hipertensão devem evitar alimentos que provoquem Pitta, que incluam alimentos salgados, itens carregados de óleo, alimentos gordurosos e condimentados. Mais abaixo vamos apresentar alguns alimentos e bebidas associadas pela Ayurveda como remédios caseiros para baixar a pressão arterial.

  • 8

    Alimentos ricos em magnésio e potássio

    Antes de mais nada, é preciso perceber a importância da composição dos alimentos. Especialistas como o mestre de Yoga e Ayurveda, Yogi Anoop, também, guru em Mediyoga. Em suas palavras “magnésio e potássio são excelentes para controlar a pressão alta. Se você tem pressão alta, você deve aumentar a ingestão de ingredientes como vegetais de folhas verdes, bananas, beterraba e outros itens que são ricos em magnésio e potássio”.

  • 9

    Iogurte

    É um dos poucos ingredientes que podem facilmente ser agrupados com uma variedade enorme de itens, formando refeições saborosas e lidando com uma série de doenças — não é à toa que utilizamos o iogurte em tantas receitas.

    O iogurte é uma boa fonte de proteína e cálcio e tem propriedades calmantes, bons valores de magnésio e potássio, e também beneficia a saúde digestiva, pois promove as boas bactérias intestinais.

  • 10

    Ácidos graxos essenciais

    Muitos já devem ter ouvido falar deles em programas de nutrição ou através de seus médicos, e sempre associados a uma saúde melhor — especialmente a saúde do coração. Yogi Anoop diz que o Ayurveda também reconhece a importância dos ácidos graxos essenciais.

    Em suas palavras, “o Ômega 3 e 6 são essenciais para a saúde do coração e também conhecidos por combater a hipertensão”. Uma série de alimentos ricos nesses ácidos essenciais também faz parte do Ayurveda, como nozes, sementes, grãos integrais, cereais variados, entre outros — todos como ótimas fontes de ácidos graxos essenciais.

  • 11

    Frutos secos, nozes, sementes e óleos

    Nozes e figos são alimentos presentes no Ayurveda e excelentes para reduzir a hipertensão. Devemos apenas lembrar que eles não são consumidos indiscriminadamente, pois a maioria dos ingredientes pode ser de natureza calorífica.

    Os figos, por exemplo, são ricos em açúcar, portanto, devem ser consumidos com moderação. Segundo Anoop, “você pode experimentar óleo de noz (no inverno) e óleo de semente de abóbora prensado a frio em demais épocas. Cerca de meia colher de chá em água morna pode ser um ótimo remédio para a hipertensão”. Sementes de abóbora ainda são ricas em magnésio, entrando também no tópico anterior.

  • 12

    Sementes de Chia

    As sementes de chia são um bom exemplo de oleaginosas que também são ricas em ácidos graxos essenciais, que demonstraram funcionar como um diluidor do sangue e capazes de reduzir a pressão sanguínea.

    A grande diferença é que entramos em uma seção onde não é preciso apenas comer as sementes; elas podem ser utilizadas de diversas formas na culinária e inclusive como bebidas.

    Ao mergulhar as sementes de chia na água por meia hora é possível extrair uma série de nutrientes. Isso se contar que ela ainda promove uma grande sensação de saciedade. Repita o processo diariamente durante pelo menos um mês para resultados efetivos.

  • 13

    Limão

    O limão tem excelentes propriedades para trazer muitos benefícios à saúde. Segundo especialistas da área, começar o dia com um copo de água com limão pode fazer maravilhas para a sua saúde em todos os aspectos.

    A água de limão tem capacidade de “limpar as células” por assim dizer. Além disso, ela é conhecida por conceder mais elasticidade aos vasos sanguíneos. Vasos sanguíneos macios e flexíveis acabam permitindo a redução da pressão arterial.

    A água de limão também é muito rica em vitamina C, que age como um antioxidante natural, removendo os radicais livres do corpo e preservando a saúde do coração.


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Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar