.
Ashwagandha: 12 benefícios do ginseng indiano para a sua vida

Ashwagandha: 12 benefícios do ginseng indiano para a sua vida

Ashwagandha, a erva mágica, é considerada um presente da natureza para a humanidade. Durante séculos, a medicina ayurvédica usou-a para tratar as pessoas em seus problemas do dia-a-dia, como estresse, ansiedade, exaustão, falta de sono, etc.

E com uma abundância de antioxidantes, ferro e aminoácidos, não é surpresa que Ashwagandha seja uma das ervas mais poderosas na cura ayurvédica. É classificado como um rasayana, isto é, rejuvenescimento na Ayurveda e visa promover a saúde física e mental, restaurar o corpo e aumentar a longevidade. Foi glorificado ao longo do tempo por sua capacidade dupla de energizar e acalmar ao mesmo tempo.

O que é Ashwagandha?

Mas o que exatamente é Ashwagandha? O termo sânscrito Ashwagandha se traduz em “cheiro de cavalo”, e com razão. Tradicionalmente, acredita-se que uma pessoa que consome este medicamento herbal irá ganhar força e vitalidade semelhante a do animal em questão.

É um pequeno arbusto com flores amarelas e uma fruta vermelha, nativa da Índia, norte da África e Oriente Médio. O extrato é tipicamente retirado das bagas ou raízes da planta. É também referido como Withania Somnifera (nome latino), Indian Ginseng ou Winter Cherry.

Segundo o Dr. Ashutosh Gautam, Gerente de Operações Clínicas e Coordenação da Baidyanath, Ashwagandha pode ser tomado sob a forma de pó ou comprimido. Para benefício adicional, também pode ser colocado em Kashmiri Kahwa, que possui propriedades hormonais de equilíbrio, ação anti-inflamatória e antioxidante, que podem prevenir e tratar várias doenças.


Clique Aqui: 20 coisas para fazer antes do café da manhã, segundo o Ayurveda


10 benefícios da Ashwagandha para a saúde

A Ashwagandha é popularmente usada para aumentar a imunidade, retardar o envelhecimento, reduzir dores nas articulações e tratar a insônia. Devido ao seu ingrediente ativo chamado vitanolido, Ashwagandha também é usado como um “adaptógeno” para ajudar o corpo a lidar com o estresse diário, como um tônico geral e para melhorar a capacidade de raciocínio.

Também melhora as funções de memória do cérebro como atenção e concentração, ajudando com os sintomas Doença de Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Permite que o corpo reserve e mantenha energia vital durante todo o dia, promovendo um sono tranquilo durante a noite. Esses benefícios variados são o que faz da Ashwagandha uma opção na medicina herbal indiana.

  • 1

    Contra o estresse e a depressão

    Os benefícios da Ashwagandha são perfeitos para aqueles que lutam contra o estresse, pois inibe os altos níveis de cortisol, “o hormônio do estresse”. É de fato usado em remédios tranquilizantes e antidepressivos, pois ajuda a aliviar o estresse físico e mental e superar a depressão.

  • 2

    Cura para problemas físicos

    Ashwagandha tem uma rica história em Ayurveda por suas habilidades de cura de feridas. Tradicionalmente, as folhas frescas eram usadas topicamente para curar dores nas articulações, feridas na pele e reduzir o inchaço.

  • 3

    Relaxamento para o corpo todo

    Os resultados, publicados no Indian Journal of Psychological Medicine, mostram que Ashwagandha ajuda a promover o relaxamento, pois é um adaptógeno natural.

  • 4

    Aumento da resistência

    Na Ayurveda, Ashwagandha é referido como balya, o que significa dar força em condições como a debilidade geral. Sabe-se que seu uso tem bons resultados para melhorar a energia, aumentar a força e a resistência.

  • 5

    Crescimento de células nervosas

    A erva exótica é um tratamento alternativo promissor para uma variedade de doenças degenerativas mentais. Seu uso demonstrou uma grande capacidade de promover o crescimento de células nervosas e proteger as células do cérebro dos efeitos nocivos do meio ambiente.

  • 6

    Aumento do desejo sexual

    Ashwagandha é usado como um afrodisíaco, uma vez que trabalha sobre a saúde sexual.

  • 7

    Tônico geral para o corpo

    Ele tem sido usado durante séculos como um tônico geral do corpo, pois faz você se sentir mais forte e saudável. Também está presente em Chyawanprash, a mistura deliciosa e famosa encontrada em todos os lares indianos.

  • 8

    Previne o câncer

    Além de aumentar sua imunidade geral, Ashwagandha também tem o potencial de ser um agente anti-câncer, pois retarda o crescimento de tumores cancerígenos.

  • 9

    Promove o equilíbrio hormonal

    “A Ashwagandha também atua sobre o sistema endócrino, incentivando o equilíbrio hormonal”, diz o Dr. Ashutosh Gautam. Estudos sugerem redução dos sintomas como ondas de calor e alterações de humor durante a menopausa.

  • 10

    Rejuvenesce e acalma

    As propriedades rejuvenescedoras da Ashwagandha a tornam muito eficaz no tratamento da insônia. Acalma o sistema nervoso, alivia o estresse e elimina a inquietação na hora de se deitar para dormir.

    Tradicionalmente, é usado como um pó misturado com mel e leite morno para acalmar vata e regular seus ciclos de sono e vigília. Você também pode tomar um copo de leite quente misturado com 1 colher de chá de Ashwagandha em pó antes de dormir.

Benefícios estéticos da Ashwagandha

Cansado de olhar para a pele enrugada, seca e flácida quando se olha no espelho? Então chame pela Ashwagandha para o seu resgate. Suas propriedades antioxidantes potentes ajudam a proteger a pele contra os danos dos radicais livres e retardam o processo de envelhecimento, reafirmando sua pele para uma aparência mais jovem.

  • 11

    Cuidados com a pele

    A Ashwagandha estimula o DHEA, que é um precursor da testosterona e estrogênio e estimula a produção de óleos naturais da pele. Ela também promove a produção de compostos vitais e proteínas para uma pele saudável, como ácido hialurônico para hidratação da pele, elastina para manter a pele flexível e colágeno para tornar a pele mais forte. Para ter mais brilho e vitalidade, você também pode usar Ashwagandha como uma máscara com gengibre seco e limão.

  • 12

    Cabelos saudáveis

    Usado em xampus, acredita-se que Ashwagandha ajude a melhorar a circulação do couro cabeludo e fortalecer os cabelos, bem como ajudar a se livrar da caspa. Também parece estimular a produção de melanina, o pigmento responsável pela cor do seu cabelo — possibilidade que você reverta o processo de envelhecimento dos fios. E como se isso não bastasse, também ajuda a lidar com problemas relacionados à queda.


Saiba Mais:

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar