.
8 livros sobre florais de Bach para aprender e aprofundar

8 livros sobre florais de Bach para aprender e aprofundar

De curiosos a terapeutas, os livros sobre florais de Bach só têm a acrescentar. Apresentando conceitos, fórmulas e abordagens das mais variadas ramificações, a leitura promete ampliar horizontes, trazer conhecimento e transformar a vida daqueles que se dispuserem a colocar os ensinamentos em prática.

Livros sobre florais de Bach

Com sugestões para todos os níveis de conhecimento, a seguir listamos alguns dos melhores livros sobre florais de Bach — alguns também com informações sobre outros sistemas. Confira nossas dicas e boa leitura!

  • 1

    Os Remédios Florais do Dr. Bach – Incluindo o Cura-te a ti mesmo

    – Autor: Edward Bach
    – Editora: Pensamento

    Problemas de saúde frequentemente têm suas origens na mente. Sentimentos que foram persistentemente reprimidos uma hora irão emergir, primeiro como conflitos mentais e, depois, como doença física.

    A terapia das flores age no plano mais sutil do indivíduo. Seus efeitos, reconhecidos em 1976 pela Organização Mundial de Saúde, se constituem de grande ajuda à humanidade nestes momentos de transição, auxiliando a harmonização dos corpos (etérico, emocional e mental) e facilitando o livre fluxo das energias superiores através da personalidade.

    Neste livro fascinante e obrigatório, o Dr. Bach nos traz explicações sobre a terapia floral e sua aplicação em cada circunstância. Também discorre sobre a natureza das enfermidades e a forma de dominá-las, permitindo que o organismo humano descubra o seu caminho até a verdadeira saúde interior.

  • 2

    A Astrologia e os Remédios Florais do Dr. Bach

    – Autor: Peter Damian
    – Editora: Pensamento

    Indicado para astrólogos, praticantes de cura holística e pessoas que desejam assumir o controle de suas vidas, este livro nos permite descobrir caminhos para atingir a saúde emocional.

    Por meio de um mapa astral — o qual pode ser obtido por qualquer pessoa com conhecimento básico em astrologia — é possível determinar qual é a melhor essência ou combinação de fórmulas que se adaptem às suas necessidades.

    Vale dizer, entretanto, que a recomendação deste livro pode não ser tão ampla, pois é sabido que a personalidade de um indivíduo não pode estar limitada ao zodíaco, assim como todos os aspectos emocionais dessa pessoa — a não ser que essa limitação a um determinado aspecto da vida seja do desejo do indivíduo.

  • 3

    Florais de Bach – O Livro das Fórmulas

    – Autores: Wagner Bellucco e Jessica Bear
    – Editora: Pensamento
    Nas palavras do Dr. Bach, “o medicamento deve atuar sobre as causas e não sobre os efeitos, corrigindo o desequilíbrio emocional no campo energético”. Totalizando 38 essências descobertas pelo médico, estes remédios atuam sobre a desarmonia profunda do paciente e, assim, formam a base para a recuperação dos sintomas físicos.

    Neste livro os autores fornecem ótimas sugestões de como combinar de forma extremamente eficaz as essências florais de Bach. Trata-se de um arranjo praticamente artístico e harmonioso, a serviço dos seres humanos e de outros seres vivos.

  • 4

    Terapia Floral do Dr. Bach – Teoria e Prática

    – Autora: Mechthild Scheffer
    – Editora: Pensamento

    Outro importante título entre os livros sobre florais, o Terapia Floral do Dr. Bach – Teoria e Prática é a primeira obra sobre florais de Bach a considerar aspectos espirituais e psicológico na prescrição e aplicação das essências. Os florais são remédios que atuam sobre a desarmonia profunda que afeta o paciente e, ao entrarem em ação, preparam o caminho para uma pronta recuperação dos sintomas físicos.

    Sua autora, com muita sensibilidade e talento, descreve os remédios florais de uma maneira que leva o leitor a uma compreensão mais profunda do conceito psicológico subjacente ao remédio, realçando, portanto, o seu potencial de auto cura.

  • 5

    Os Remédios Florais do Dr. Bach Passo A Passo

    – Autora: Judy Howard
    – Editora: Pensamento

    Os Remédios Florais do Dr. Bach Passo a Passo é um guia completo sobre o sistema de remédios criado pelo Dr. Bach. A leitura é indicada tanto para principiantes que ainda não conhecem essa terapia, quanto para os que já estão familiarizados com o assunto — oferecendo grande riqueza de informação adicional.

    A obra contém capítulos relativos ao preparo e administração das fórmulas, bem como uma minuciosa descrição de cada uma delas. Como a escolha certa das essências é uma das condições indispensáveis para o sucesso da terapia, a arte de prescrever é explicada em detalhes neste livro.

  • 6

    Participando da Vida com os Florais de Bach

    – Autora: Carmen Monari
    – Editora: Roca

    Adotando uma abordagem simbólica dos Florais de Bach, o livro busca tratar da linguagem da Alma, que é universal, simples e pode ser percebida com o nosso olhar, pois vem do coração. Acredita-se que a Alma esteja coberta por nossas capas da personalidade e, por meio das essências, podemos resgatar suas qualidades — sempre com base no Princípio da Transformação e do Amor.

    Segundo a autora, “Dr. Bach clareou-me o caminho para conseguir compreender e sentir a Vida, buscando a minha Cura e ajudando os que procuram meus cuidados. Serei eternamente grata a ele por me ensinar, realmente, a “’Participar da Vida’”.

    O livro é um extenso relado de como os florais entram nessa participação. A leitura nos convida a vivenciar as essências, percebendo a profundidade de cada uma delas e o mundo que elas nos apresentam, acolhendo-nos em seu ventre.

    Para Carmen, os florais de Bach podem servir de consolar àqueles que buscam verdadeiramente um processo de transformação e alívio para os sintomas da Alma.

  • 7

    Florais para Cães

    – Autora: Jackline Cruz Vieira Pinto
    – Editora: Butterfly

    Diferenciando um pouco os tópicos em livros sobre florais, seja qual for a raça, a idade ou a personalidade do seu cãozinho, ele está sujeito a atravessar certas fases. Agressividade, carência, ciúmes, depressão, falta de apetite… Estes são apenas alguns dos sintomas nos quais, segundo a médica veterinária e autora Jackline Pinto, se faz necessário ajudá-lo prontamente a fim de recuperar o bem-estar do seu melhor amigo.

    Especializada na aplicação dos Florais de Bach — sistema isento de contraindicações e que podem ser administrados em casa — a autora ensina a utilizar os florais de acordo com os comportamentos do animal. Prático e eficiente, o livro é um manual de grande utilidade para os que desejam tratar da saúde, do bem-estar e lhes dar toda a alegria de viver possível.

  • 8

    Tratado de Medicina Floral

    – Autora: Maria Cristina Nogueira Godinho dos Santos
    – Editora: Madras

    Finalizando a lista de livros sobre florais, temos outra obra de grande valor. Nesse caso, o Tratado de Medicina Floral pode ser considerado uma ferramenta de consulta terapêutica. No decorrer das páginas, a autora aborda diversos sistemas florais, como florais de Bach, de Minas, da Austrália e de Saint Germain.

    Em cada uma das explicações é apresentada ao leitor a reação do organismo diante de questões psicossomáticas, bem como quais seriam os florais mais indicados para cada situação.

    O livro é dividido em três partes principais: a primeira abrange o corpo físico e sua linguagem; a segunda trata dos corpos emocional, mental e espiritual; e a terceira funciona como um guia, trazendo a descrição de 348 essências referentes aos quatro sistemas de florais apresentados — incluindo 13 fitoessências, 44 fitoflorais, gel de flores, argila medicinal e óleos florais, procedentes do sistema florais de Minas.

    Nas duas primeiras partes, a autora descreve mais de 500 patologias, dentre as quais estão as mais encontradas no ser humano, incluindo significados clínicos e simbólicos.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar