.
6 formas de tratar e prevenir cáries segundo o Ayurveda

6 formas de tratar e prevenir cáries segundo o Ayurveda

O Ayurveda, ou Medicina Indiana, reconhece uma profunda ligação entre a saúde bucal e a saúde de um indivíduo de modo geral. Por isso, adota uma série de práticas e dicas para prevenir cáries, interromper o progresso delas e melhorar

Ayurveda para prevenir cáries

Higienizar com mais cautela dentes, gengiva, língua e tudo o que envolve a saúde bucal é também garantia de bem-estar e autoestima. Isso sem contar que as visitas ao dentista serão muito menos assustadoras, invasivas ou caras.

Mas e quando já tem se tem algumas cáries instaladas nos dentes? Existe solução? Depois que elas aparecem, somente um profissional poderá dar o tratamento adequado, mas enquanto você não vai ao dentista, existem alguns truques preciosos que o Ayurveda recomenda para prevenir cáries e tratar casos em que os dentes não foram profundamente afetados.

  • 1

    Cravo

    Além de dar um sabor incrível aos alimentos, o cravo é uma especiaria muito versátil no quesito medicinal. Bactericida, antisséptico, fungicida, parasiticida dentre tantas outras qualidades fazem dele muito eficaz na hora de eliminar as bactérias presentes na boca, bem como tratar inúmeros problemas bucais, como sangramento na gengiva, mal hálito, aftas e outros.

    Para o tratamento das cáries, ele atua também como anti-inflamatório e analgésico, reduzindo as dores causadas por elas.

    A recomendação aqui é aplicar um óleo essencial puro de cravo no dente, com o auxílio de um cotonete ou algodão. Faça isso antes de dormir, deixando seu tempo de ação durante a noite. Lembre-se que o óleo tem um gosto e cheiro bem fortes.

    Outra sugestão aqui é colocar um cravo debaixo da língua após as refeições. Acredita-se que esse hábito traga bastantes benefícios como dentes e gengivas mais fortes e hálito fresco.

  • 2

    Óleo de Gergelim

    Também uma receita muito popular no Ayurveda, uma colher de chá de óleo de gergelim atua contra a cárie em conjunto com uma pitada de cravo em pó. O óleo de gergelim é conhecido pela sua ação antibacteriana.

    Misture os dois ingredientes e embeba o conteúdo em um pedaço de algodão. Deixe o algodão sobre os dentes afetados de 5 a 10 minutos. Enxágue normalmente.

  • 3

    Bochecho diário com óleo

    Pode até parecer estranho, mas para o Ayurveda, o bochecho utilizando óleos vegetais é muito popular e eficaz para desintoxicar e remover bactérias e infecções da cavidade bucal. Você pode usar um pouco de óleo de coco (de preferência orgânico), óleo de girassol ou óleo de gergelim.

    O óleo de coco costuma ser o mais recomendado, pois acredita-se que ele possua a capacidade de remineralizar os dentes, ajudando a reconstruir o esmalte afetado pelas bactérias causadoras das cáries.

    Use uma quantidade de óleo suficiente e faça um bochecho vigoroso por 15 a 20 minutos. Repita esse processo diariamente e veja como a qualidade dos dentes e também do corpo como um todo será beneficiada.

  • 4

    Sal e Pimenta

    Com propriedades que combatem tanto bactérias quanto infecções, a combinação do sal e da pimenta funciona muito bem. Basta misturar ¼ de colher de chá de sal e ¼ de colher de chá de pimenta do reino em pó.

    Em seguida, misture 4 a 5 gotas de água a esse composto e aplique sobre a cárie ou inflamação com o auxílio de um cotonete. Deixe a mistura agir por 5 minutos e enxágue em seguida, de preferência utilizando água morna.

  • 5

    Bochecho com água e sal

    Coloque uma colher de sopa de sal em um copo com água e faça bochecho com esse conteúdo, duas vezes ao dia, por alguns minutos. A ação antisséptica do sal deverá ajudar a estabilizar o avanço da cárie e ainda amenizar a dor causada por ela.

  • 6

    Açafrão-da-Terra

    O açafrão é uma das especiarias mais utilizadas pelo sistema Ayurveda com um poderoso anti-inflamatório. Entretanto, ele também é usado como analgésico e no tratamento das cáries. Para isso, o recomendado é preencher o local onde se encontra a cárie e também a gengiva ao redor do dente afetado com açafrão da terra em pó.

    Deixe agir por 30 minutos e remova. Você pode repetir esse processo diariamente, mas nunca abrindo mão da higiene oral convencional.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar