.
10 Mantras para ajudar na meditação

10 Mantras para ajudar na meditação

Já ouviu alguém dizer que as palavras têm poder? Os mantras (cuja palavra tem origem sânscrita e significa MAN- mente e TRA- condução) são entoados há milênios. Muito mais do que a reunião e repetição de palavras, as vibrações produzidas pelos mantras liberam endorfina e ajudam no combate de doenças do corpo físico e mental.

Os mantras funcionam como verdadeiras chaves que abrem as portas para novos tipos de consciência sobre nós mesmos. O conhecimento transcendental é transmitido através da fala e da repetição de palavras específicas, que ao serem são ouvidas e faladas, criam caminhos que permeiam a cura no plano material.

Ligados aos chacras que existem nos corpos materiais, cada mantra possui uma vibração emotiva ligada a um determinado som. Sons relacionados à prosperidade, proteção, conhecimento, entre outros. Tudo no universo possui uma vibração. E cada som é responsável por nos ajudar nas áreas de nosso interesse interior.

Os oito elementos que criaram o universo

De acordo com as antigas escrituras indianas, o universo e tudo o que existe dentro dele, teria sido criado através da união de oito elementos. Três sutis: mente, inteligência e ego (que seria o nosso entendimento sobre nós mesmos) e cinco outros elementos, mais densos: éter, ar, fogo, ar e terra.

O éter seria o espaço aberto para o universo material se manifestar. Uma espécie de “caixa vazia” onde todos os outros elementos surgiram e se complementaram. A existência do éter dá ao universo o primeiro dos dons: a audição. O quinto elemento, o ar, preencheu o espaço existente no éter, reforçou o sentido da audição e deu ao universo mais um sentido importante: o tato. Você provavelmente já ouviu o vento, certo? Já o sentiu na pele?

O elemento fogo teria trazido a luz e, dessa forma, garantido ao universo o sentido da visão. Assim como o ar, reforçou os outros dois sentidos: a audição, com seu crepitar e o tato, ao nos aquecer e até mesmo nos queimar. A água ofereceu o paladar e a terra deu ao cosmos o dom do olfato. Todos os cheiros vêm do ventre terreno.

“O homem sábio é aquele que controla a mente e purifica o coração, preenchendo-o com bons pensamentos”
Sathya Sai Baba

À medida que existimos, nossos corpos produzem vibrações. E isto pode acontecer de maneira positiva ou negativa. Por isso a importância de vibrar na “frequência certa”, através da repetição de palavras que vão produzir pensamentos de cura ao nosso redor.

10 mantras para ajudar na meditação

Como está a sua vibração atual? Sente a necessidade de melhorar a autoestima, se conhecer melhor ou até mesmo resolver problemas como ansiedade e depressão? Separamos mantras poderosos que podem ajudar a atingir seus objetivos:

  • Om

    Considerado o nascimento de todos os sons, representa o som que vibra na frequência do universo. Ajuda a purificar o ambiente, a mente. Entoado em silêncio, auxilia o lado emocional, e em voz alta, o corpo físico. Deve ser entoado emitindo o som “AUM”. Está presente em praticamente todos os inícios de mantras.

  • Gayatri mantra

    Este mantra é um dos mais antigos da história e serve para invocar sabedoria e compreensão sobre nós mesmos. Recite todos os dias para acumular luz de energia espiritual:

    “Om Bhuh, Bhuvaha,Swaha / Tat Savitur Varenyam/ Bhargo Devasya Dhimahi/ Dhiyo Yonaha Prachodayat”

    Sua tradução aproximada seria :“Em todos os três mundos, terrestre, astral e celestial, que possamos meditar sob o esplendor daquele sol divino que nos ilumina. Que toda a luz dourada acalente nosso entendimento e nos guie em nossa jornada para a morada sagrada”.

  • Om mani padme hum

    Budistas tibetanos utilizam este famoso mantra para vibrar o pensamento que auxilia na autoestima e na busca pelo autoconhecimento. Possui sílabas que purificam emoções negativas como ganância, orgulho, ódio. É traduzido como “a jóia da consciência está no coração de lótus”. Lótus é a flor que nasce em meio ao lodo, mas que se mantém bela na superfície, ou seja, podemos ser sempre indivíduos melhores, independente do ambiente em que estamos inseridos.

  • Hare krishna

    Este mantra muito conhecido é utilizado para proporcionar relaxamento e alcançar felicidade suprema. Está relacionado à pureza do ser.

    “Hare Krishna Hare Krishna/ Krishna Krishna Hare Hare/Hare Rama Hare Rama/ Rama Rama/Hare Hare”

    Sua tradução seria similar à: “Dá-me a Vontade Divina, Dá- me a vontade divina/ Vontade Divina/Vontade Divina/ Dá-me Dá-me/ Dá-me Alegria Dá-me Alegria/ Alegria Alegria, Dá-me, Dá-me.”

  • Om namo bhagavate rukmini vallabhaya swaha

    Esse mantra combate o envelhecimento e auxilia na harmonização do espírito, o que contribui para o afastamento de pensamentos negativos, pessimistas.

  • Om shanti om

    É um mantra utilizado para saudação, conhecido como o mantra da paz. Ao ser entoado por várias vezes durante a meditação, produz bem-estar e relaxamento profundo. OM é considerado o próprio som do universo e SHANTI significa “paz”. Portanto, a tradução seria “Om, que haja paz, paz, a mais perfeita paz”

  • Om Tare Tuttare Ture Soha

    Esse é o mantra de Tara Verde. Tara é a manifestação da energia feminina, da sabedoria cheia de intuição e prosperidade. Ao ser recitado, esse mantra elimina medos, inseguranças e promove proteção e coragem. Sua tradução aproximada seria: “A luz de tudo dissolvendo as dores e dramas…sim, dissolvendo. Que assim seja”.

  • Ganesh Maha Mantra

    Este mantra pode ser utilizado em situações de perigo como forma de proteção. Pode também ser utilizado para amenizar situações conflituosas. Este mantra invoca Ganapati, um dos nomes do Deus Ganesha. Ganesha também proporciona conquista de objetivos e, por isso, está relacionado à prosperidade.

    “Om gam ganapataye namaha/ Om gam ganapataye namaha”

    A tradução deste mantra seria “Saudações àquele que remove obstáculos do qual GAM é o som seminal” ou ainda “Eu te saúdo, senhor das tropas”.

  • Om Shreem Mahalakshmiyei Namaha

    A Deusa Lakshmi representa a potência feminina. Por isso, representa a abundância e traz prosperidade para os mundos espiritual e físico.

    “Om Shreem Mahalakshmiyei Namaha”

    A tradução aproximada deste mantra seria: “saudações a Lakshmi, centra o meu grande coração, espero que possas derramar as tuas bençãos sobre mim”.

  • Crie seu mantra

    Os mantras são, originalmente, escritos e entoados em sânscrito. Mas isso não quer dizer que mantras em outros idiomas tenham menor força ou poder. Se preferir, você pode criar seus próprios mantras.

    O importante é que as frases transmitam sempre energias positivas que permitam que sua vibração ecoe no sentido certo do que se pretende alcançar. Mantras devem ser curtos e repletos de palavras inspiradoras que produzam, através de uma repetição ordenada, vibração energética suficiente para atingir nossas almas.

    Os mantras devem ser entoados várias vezes por dia, todos os dias e de maneira consciente para que façam efeito. Alguns exemplos: “Eu me aceito e me perdoo”. “Entrego minha vida ao universo”. “Estou exatamente onde deveria estar”. “Todas as coisas ocorrem a meu favor”.

    A persistência é, sem dúvida a grande chave para o sucesso. Não desista de seus propósitos e dedique pelo menos 20 minutos diários ao mantra que você escolher. À medida que se acostumar à prática, estenda esse tempo e usufrua com maior intensidade dos benefícios desta prática milenar. Mesmo que de forma inconsciente, a repetição das palavras promove as vibrações que proporcionam a mudança. Vamos começar?

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.