.
10 curiosidades sobre sonhos lúcidos que você precisa saber

10 curiosidades sobre sonhos lúcidos que você precisa saber

Falar sobre sonhos lúcidos é sempre uma temática misteriosa e que muita gente ainda duvida dessa habilidade. O fato é que, mesmo sendo mais fácil para algumas pessoas, todos nós somos capazes de controlar o próprio sonho e fazer coisas incríveis com ele.

Existem aqueles que nunca tiveram sonhos lúcidos, outros que já passaram pela experiência vez ou outra, e ainda os que se assustaram quando perceberam que estavam sonhando, voltando ao mundo onírico. Para todos os casos, treinamento é fundamental tanto para adquirir quanto para aperfeiçoar a habilidade.

Sonhos lúcidos não são só coisa de filmes de ficção científica, e podem fazer parte da sua vida. Continue lendo se quiser entender mais sobre a fascinante capacidade de sonhar consciente do seu sonho.


Sonhos Lúcidos: como tê-los com frequência!


  • curiosidades sobre sonhos lúcidos - 1

    Os egípcios foram os primeiros a registrar sonhos lúcidos

    Acredita-se que Ba, uma representação egípcia para a alma, na realidade era o “eu” que se mantém em projeções astrais e sonhos lúcidos. Nas ilustrações, Ba era demonstrado como um pássaro com cabeça humana e que flutuava sobre um corpo em repouso.

    Pesquisadores cogitam a possibilidade de Ba ser o primeiro registro na história de consciências itinerantes, ou seja, que saem do corpo, mas conservam suas características físicas e mentais.

  • curiosidades sobre sonhos lúcidos - 2

    Alguns alimentos aumentam as chances de sonhos lúcidos

    Se você tem dificuldades em conseguir um sonho lúcido mesmo seguindo à risca todas as técnicas, é possível que não esteja ingerindo vitamina B6 nas doses recomendadas.

    A quantidade diária recomendada pela OMS é de 100mg, e esse valor pode ser obtido por meio do consumo de alimentos como batata, banana, arroz integral, alho, gema de ovo, abacate, limão, leite, aveia e pães integrais.

    Essa associação dos sonhos lúcidos com a ingestão de vitamina B6 foi descoberta em 2006, ao observar participantes de um estudo que ingeriam diariamente 250g da substância. Os resultados apresentados mostraram sonhos mais vivos, emocionantes e de histórias mirabolantes.

    Lembrando que a ingestão excessiva e contínua da vitamina B6 — acima do recomendado —pode levar a dormência e perda da sensibilidade nas extremidades.

  • curiosidades sobre sonhos lúcidos - 3

    Introspectivos costumam ter mais sonhos lúcidos

    Pessoas mais introspectivas e também aquelas com maior quantidade de massa cinzenta no cérebro são as mais propensas em ter sonhos lúcidos. Estudos cogitam a possibilidade dessa façanha estar atrelada a uma habilidade metacognitiva dessas pessoas, ou seja, a capacidade de pensar sobre o pensamento — complexo, não?

    Essas pessoas são capazes de refletir e perceber melhor aquilo que acontece com suas próprias mentes.

  • curiosidades sobre sonhos lúcidos - 4

    Sonhos lúcidos podem ser um outro estado de consciência

    Alguns especialistas, como a autora do livro Consciousness: A Very Short Introduction, Susan Blackmore, acreditam que os sonhos lúcidos podem ser um outro estado de consciência. Para Blackmore, esse tipo de alteração pode ser comparado até mesmo àquela obtida por meio de drogas como LSD e maconha, e também experiências com paralisia do sono, projeção astral e meditação.

  • curiosidades sobre sonhos lúcidos - 5

    Sim, conseguir ter sonhos lúcidos pode ser uma habilidade

    Algumas pessoas conseguem mexer as orelhas, outras dobram a língua e outras têm sonhos lúcidos. Muitos especialistas acreditam que essa capacidade de controlar os sonhos se trata apenas de uma habilidade inata ou natural. Ou seja, você pode nascer com ela, mas também pode treinar até que consiga fazer.

    Muitas questões para quem quer desenvolver essa técnica são minuciosamente explicadas no site do Lucidity Institute (em inglês), pelo Ph.D. no assunto Stephen LeBerge.

  • curiosidades sobre sonhos lúcidos - 6

    Testes de realidade são a melhor forma de começar

    Quem nunca teve um sonho lúcido, fazer testes de realidade ao longo do dia pode ser a melhor forma de desenvolver essa habilidade. Se você já assistiu ao filme A Origem, provavelmente se lembra que um pequeno peão era utilizado para testar a realidade: se nunca parasse de girar, estava sonhando, mas se caísse, estava no “mundo real”.

    A técnica realmente funciona, e você pode reproduzir esse conceito desenhando um X nas costas de sua mão. Passe de uma a duas semanas olhando para esse X de hora em hora (sim, é um esforço e tanto). Depois você deve começar a procurar por esse X durante um sonho e, se ele não estiver lá, é porque está sonhando e lúcido.

    Os testes de realidade são diversos e consistem em encontrar algo que te permita diferenciar sonho de estar de fato acordado.

  • curiosidades sobre sonhos lúcidos - 7

    O que acontece no sonho, fica no sonho

    Muita gente pensa que, por estarem no controle, podem colher alguns benefícios para a vida real durante o sonho lúcido. Isso serve para exemplos como aprender um esporte, estudar para o vestibular ou até testar técnicas de conquista.

    A questão é que o sonho lúcido nada mais é que um sonho normal, uma habilidade recreativa, e que por meio dele não será possível corrigir erros do passado ou influenciar o futuro de certo modo. E não, se você morrer num sonho lúcido não irá morrer na vida real.

  • curiosidades sobre sonhos lúcidos - 8

    Alguns dos temas mais comuns são sobre sexo e aventuras

    Uma vez que se tem controle sobre o rumo que deseja tomar em seu próprio sonho, por que não fazer escolhas mirabolantes? Dentre as escolhas mais comuns entre os que têm sonhos lúcidos está a de entrar em grandes aventuras — como uma jornada do herói — ou, claro, realizar fantasias carnais, principalmente a de sair com uma celebridade, por exemplo.

  • curiosidades sobre sonhos lúcidos - 9

    Pode ser que você nunca tenha sonhos lúcidos

    Muitas pessoas passam a vida inteira sem ter essa “oportunidade”, e isso é perfeitamente normal. Como dissemos anteriormente, ter sonhos lúcidos é uma habilidade, a qual você pode simplesmente não conseguir desenvolver ao longo da vida. Pode ser frustrante? Sim, mas você não está sofrendo de nenhum problema por não conseguir.

  • curiosidades sobre sonhos lúcidos - 10

    Já existe um gadget que pode induzir sonhos lúcidos

    O projeto, que leva o nome de Aurora, consiste em uma faixa colocada sobre a testa que promete ajuda-lo a ter e lembrar dos seus sonhos, bem como a induzir os sonhos lúcidos. Esse estímulo ocorre principalmente devido a um determinado jogo de luzes que pisca de forma a te fazer sonhar confortavelmente.

    A faixa também funciona como monitor de sono, cardíaco, de tensão muscular, movimentos dos olhos, ondas cerebrais e, claro, alarme — tudo controlado por um App. O item está na pré-venda por US$ 299 no site oficial da empresa, iWinks.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar