A arte de se reconectar com nossa essência e potencial interior
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
A essência no ser humano é a força inata que transcende os limites do físico, que reside na parte mais profunda do ser. É aquela parte de nosso ser conectada com a inteligência lógica do Universo que governa toda a existência, bem como nosso desenvolvimento evolutivo ou aptidões inatas.
Nossa essência vai além de nosso DNA, características externas ou mentais. Ela é conhecida pelo nome de Consciência, Alma para muitos, e que na realidade constitui nossa parte imutável — em outras palavras, a Essência do Ser. Nossa essência é aquela parte do Todo que vive em cada um de nós e nos conecta com o Universo e seus princípios.
Mas como podemos reconhecê-la?
Podemos reconhecer nossa essência na fonte que alimenta nossa voz interior além do Ego. Este potencial de energia divina é parte do sistema de pensamento correto conectado à Presença, sendo desta forma o principal guia de orientação em nossos passos na vida.
Nossa Essência é também aquela que nos faz sentir conectados, que nos faz irmãos com a Criação e sua Origem, fundindo-nos em Um com a consciência da Unidade.
Somos corpo, mente com um caráter único e irrepetível, e cada um de nós é parte desta consciência Universal que nos une, à Essência, sendo Um com ela. Nossa Alma, nossa Essência está dentro de nós e seu maior desejo é manifestar-se em todo seu esplendor durante nossa existência física. Nossa Essência nos faz Um com o Todo, cuja infinita sabedoria está profundamente dentro de nós. Ao mesmo tempo, em um plano paralelo, a Essência é também aquela que nos torna únicos e irrepetíveis. Somos Uno com o Todo, iguais e diferentes, separados ao mesmo tempo, duplos.
Nossa missão neste plano terreno é reencontrar e experimentar no jogo da dualidade da vida através de nossas próprias circunstâncias, potenciais e possibilidades físicas, e assim, quando chegar a nossa hora, voltar para casa.
Para todas as pessoas que não encontram seu lugar neste mundo, que sentem que não se encaixam em lugar algum e não compreendem nada do que acontece em suas vidas, a vida torna-se ingrata, cansativa e sem sentido.
Para aquelas pessoas que vivem identificadas com seus medos, deficiências e inseguranças, que acreditaram no caráter com a máscara que criaram ao longo de suas vidas, a busca pelo sentido da vida só agora começou.
Para aquelas pessoas que passam suas vidas em sofrimento, este é o momento de se reconectar com sua Essência, com aquela parte de cada um de nós que realmente somos, com nosso poder. Sua vida encontra, assim, seu sentido.
Não importa quão adormecidos tenhamos estado. Nossa essência é algo que sempre esteve dentro de nós, que já somos.
É hora de realizar a função da origem de nossas vidas e remover o filtro que nos impede de ver a realidade.
Alguns passos, entre muitos outros, para reconectar com sua essência
O primeiro passo é tomar consciência de que sua essência vai muito além de seu Ego. A partir do momento em que nascemos somos rotulados com um nome, uma religião, crenças e ideias, entre outros.
Seu sistema de pensamento errôneo cria sua percepção da realidade e sua maneira de se relacionar com os outros, com seus medos, deficiências e inseguranças.
Vivendo no medo, sentindo-nos separados, temos criado uma máscara, que pode ser chamada de Ego, embora sua função seja essencial e primária para nos proteger.
Quando tomamos consciência do poder de nosso Ego de interferir com nossa essência e não deixar que ela assuma o controle de nossas vidas, iniciamos o caminho para nos reconectarmos com nossa essência.
Um bom método para nos conectarmos com nossa verdadeira essência seria ousar questionar todos esses rótulos e crenças que nos são impostos desde a infância.
Pergunte-se, reflita de uma maneira totalmente honesta:
Como eu seria sem este rótulo que eu criei?
Em quem eu me tornaria sem estes medos, deficiências e limitações?
Escute a si mesmo!
Um segundo passo é praticar meditação de alguma forma ou de outra para se conectar com sua essência e deixar o barulho do Ego para trás.
Nosso Ego é como um cavalo selvagem, que devemos aprender a domar para que nossa essência possa reconquistar seu lugar de direito.
Lembre-se que a meditação, os exercícios, exigem tempo, força de vontade e disciplina da mesma forma quando você vai à academia.
A chave é a persistência e onde você coloca sua atenção e seu foco.
Escolha uma hora do dia em que você possa ficar quieto, sentar-se confortavelmente, fechar os olhos e começar a respirar, colocando todo seu foco no processo de respiração.
Quando sua mente começa a gerar pensamentos que você deve deixar passar, a observação é o segredo, respirar. A meditação o ajudará a conectar-se com sua verdadeira essência e a não se identificar com o ruído dos pensamentos que nossa mente gera.
Um terceiro passo é seguir uma dieta de ruído e toxicidade, inclusive informações e relacionamentos tóxicos.
Quando filtramos as vibrações negativas, esta ação nos ajuda a nos conectarmos com nosso verdadeiro eu.
Este passo é especialmente adequado para pessoas que não sabem quem realmente são, ou para que estão aqui, que estão à deriva sem rumo ao longo da vida. Portanto, é essencial cuidar de suas relações pessoais e emocionais, reunir-se com pessoas que acrescentam a você, que contribuem para você, que estão alinhadas com seus princípios e valores.
Cercar-se de pessoas que não diminuam sua energia, que você tanto precisa para criar melhores e maiores potenciais positivos. Pelo menos até que a reunião com sua essência esteja mais próxima de se materializar.
Isto ajuda você a crescer como pessoa, elevar sua autoestima e reconectar-se com seu poder e essência.
O quarto passo visualiza seu eu superior, um alter Ego como uma ferramenta terapêutica.
Todos nós temos um eu superior ou um líder interior, aquela parte que guia nossas ações e faz com que tudo se junte no final.
Conecte-se com aquela versão melhorada de nós mesmos que tem força, sabedoria, compaixão, segurança, coragem, entusiasmo, confiança, alegria, vitalidade, otimismo e, acima de tudo, paz.
Lembre-se de que para encontrar sentido em nossas vidas, nosso eu superior sabe que temos um propósito que vai muito além de nosso Ego e de nossos medos.
Dar-lhe vida e forma, ousar visualizá-la poderia ser uma forma humana, animal, talvez seja um personagem animado ou um super-herói que o inspire, poderia até ser algo abstrato, seu próprio líder interior e guia, o super-herói que você já é.
Não esqueça que quando você tiver escolhido aquilo que simboliza seu eu superior, você poderá recriar figuras, imagens, para que você se sinta mais conectado à sua essência, com fé, segurança.
O quinto passo, aprenda a confiar em sua intuição.
A intuição é aquela voz interior, aquele poder de intuição que nos guia. Reconheça essa intuição em seu corpo, feche os olhos, respire, concentre-se e dê a si mesmo permissão para senti-la.
Observe seu corpo. Onde você sente aquela voz interior dentro de você? Aprenda a identificar este poder e desenvolva a intuição que o reconecta com sua essência quando você o faz a partir da coerência consigo mesmo.
Superando seus medos e limitações, o poder interior é automaticamente liberado. Viver uma vida muito mais plena que o conecta com sua Essência.
Saiba mais :