O que é um agnóstico?
Um agnóstico é popularmente definido como uma pessoa que mantém um meio-termo entre o ateísmo e o teísmo, que também acredita que a existência de Deus é uma possibilidade definida, mas não está dentro do domínio de seu conhecimento. O termo agnóstico é uma combinação do prefixo grego “a” com significado “sem” e “gnosis”, que significa “conhecimento”. Assim, um agnóstico é aquele que afirma com confiança: “Eu não sei”.
Origens agnósticas
O termo agnóstico e a filosofia acompanhante do agnosticismo foram introduzidos por Thomas H. Huxley, biólogo, filósofo e orador do século XIX e um dos primeiros defensores da “Origem das espécies” de Charles Darwin. Huxley esclareceu a filosofia do agnosticismo em uma série de ensaios publicados em 1889.
Ele escreveu: “Positivamente, (o agnosticismo) pode ser expresso: Em questões de intelecto, siga sua razão, sem considerar qualquer outra consideração. E negativamente: Em questões do intelecto, não finja que as conclusões são certas, as não são demonstradas ou demonstráveis. Considero ser a fé agnóstica, que se um homem se mantiver inteiro e imaculado, ele não se envergonhará de olhar o universo e frente, qualquer que seja o futuro que possa ter reservado para ele. ”
Clique Aqui: Qual a diferença entre religião e espiritualidade?
Tipos de agnósticos
Há dois tipos de agnósticos no campo de batalha filosófico gigantesco e muitas vezes confuso de hoje: agnósticos fortes e agnósticos fracos. Agnósticos fortes afirmam: “Eu não sei e ninguém pode saber se existe um Deus ou não.” Agnósticos fracos diriam: “Bem, eu não sei se existe um Deus, mas existe a possibilidade de alguém poder saber – mas, ei, essa outra pessoa não é você!”.
Ambos os grupos de agnósticos sustentam o princípio fundador de Huxley de que é errado ultrapassar os limites do intelecto de alguém e, assim, passar a vida com o coração em constante homenagem ao seu próprio raciocínio.
Promovido pela primeira vez em defesa das teorias evolucionárias de Darwin, o agnosticismo agora se estende a todas as áreas da vida. Os agnósticos rejeitam a evidência do cristianismo bíblico e declaram que Deus é irrelevante para o homem moderno. Como o cartunista Pogo uma vez brincou, “Deus não está morto. Ele está meramente desempregado ”. E os agnósticos deram a Deus o seu passaporte.
Clique Aqui: Espiritismo é uma religião? Entenda os princípios da doutrina de Chico Xavier
5 famosos agnósticos
Muitos aderem ao agnosticismo hoje em dia, entre eles famosos em todo o mundo. Você não sabia, mas Angelina Jolie, Bruce Willis e Brad Pitt são alguns dos atores de Hollywood que declaram-se agnósticos. Daniel Radcliffe, o famoso Harry Potter, e Zack Efron são outras duas das estrelas teen que também seguem este conceito de vida.
Saiba mais :