Qual a maneira correta de se fazer a leitura da linguagem dos olhos?
As emoções vistas através dos olhos de alguém é uma das sensações mais prazerosas que se pode ter. Mesmo que ela não seja algo positivo, de qualquer maneira é possível usar a empatia para ajudar. Os olhos do ser humano são ricos em comunicação e transmissão de emoções. Compreender, interpretar e selecionar de maneira correta os símbolos não verbais, pode ser de grande utilidade para detectar falsidade, flerte e outros modos de comunicação interpessoal.
Há estudiosos que dizem que a tão grandiosa capacidade de leitura do olhar serve como magnetismo e fica complicado esconder os verdadeiros sentimentos quando os olhos dizem coisas diferentes das expressas verbalmente. E com isso, o controle demonstrado pelo olhar se torna cada vez mais difícil para pessoas mais emotivas.
A pupila dilata é um dos meios mais comuns de detectar sentimentos, pois elas demonstram o medo, a vivacidade e até mesmo o espanto. Ao tentar se lembrar de algo ou quando se está sendo questionado, os olhos tendem a ficar distantes e menores. O interessante é ficar atento nas mudanças sutis que a linguagem dos olhos provoca a determinadas emoções. Dessa maneira, é possível desvendar determinados segredos e fazer com que as pessoas ao nosso redor não possam esconder tanto o quanto desejam as sensações.
Como ler a linguagem dos olhos?
E você deve estar curioso. Qual a maneira correta de se fazer a leitura da linguagem dos olhos?
A maioria das vezes o foco está nas palavras ditas numa conversa, para ampliar a percepção desses fatores é preciso se desligar do que está sendo dito e focar no olhar, sem deixar de ouvir e entender o que está sendo dito, desta forma, é possível realizar uma comparação com as palavras e o olhar. O diálogo importante para que a observação possa ser feita em meio ao que o outro diz sobre determinado fato ou sobre determinada história de vida.
Com o uso exacerbado da tecnologia isso se tornou um hábito raro, sentar e conversar. Para a análise, é claro que se precisa estar frente a frente com o interlocutor. Emoções transmitidas através de rostos virtuais e emojis nem sempre são a verdade, mas ajudam a medir a densidade da conversa. E viva a tecnologia! Apesar de se interpor as conversas pessoalmente, não se pode negar que ela é útil e atende a muitas necessidades.
Mas, para as pessoas muito jovens, isso pode prejudicar tal leitura da linguagem das emoções já que o aprendizado foi inteiramente embasado na tecnologia. Dessa forma, fica mais complicado saber nitidamente o que está sendo dito através da linguagem dos olhos e gestos corporais juntamente com o verbal.
Clique aqui: Conseguimos nos comunicar com a linguagem dos olhos
E como saber realmente se está certo a leitura?
Olhos piscando podem significar insegurança ou medo de dizer a verdade.
Concentre-se, ao explicar sobre a linguagem do olhar, não se fala literalmente do globo ocular e da pupila. A grande chave disso está na expressividade que o olhar constrói para emanar um sentimento, essencialmente em uma complexidade infinita de possibilidade de movimento das sobrancelhas, no piscar dos olhos, no movimento das têmporas e tudo que emana do ser humano.
Saiba mais :