6 perguntas para se fazer caso você pense em ser mãe
A vontade de ser mãe pode ocorrer para a maior parte das mulheres, mas essa decisão deve ser tomada com consciência. Ter um filho não deve ser uma obsessão e carrega grandes responsabilidades. Trata-se de um verdadeiro compromisso, uma escolha que deve ser feira com confiança, tranquilidade e sinceridade. Além disso, deve ser uma decisão completamente conjunta. Se existe um momento em que as coisas mudam de forma irreversível para um casal, é quando uma criança chega em suas vidas.
A rotina se torna completamente diferente a partir de quando se tem um filho. A agenda, ritmo, responsabilidades, prioridades. É uma fase importante e emocionante, mas também pode ser repleta de incertezas e dúvidas. Muitos casais optam por se planejar até que tenham condições financeiras e profissionais, mas podem achar que nunca estão preparados suficiente para isso.
Como saber se você está preparada para ser mãe e seu companheiro para ser pai? Existem sinais que indicam que estão maduros suficiente para isso? Se você perguntar a alguns pais, eles vão te afirmar que nunca nos sentimos completamente prontos. Se você alimentar esse medo, vai sempre adiar a alegria de receber crianças em sua vida. Conheça 6 perguntas para se fazer quando estiver conversando com seu companheiro sobre iniciar uma família.
6 perguntas para se fazer caso você pense em ser mãe
-
Ter filhos é uma vontade comum do casal?
Não basta apenas a mulher querer ser mãe ou o homem querer ser pai, ambos têm que estar certos de que desejam isso. É interessante se perguntarem por que querem ter um filho. Se sentem pressionados por normas sociais? No caso das mulheres, se sentem ansiosas por seu relógio biológico? Ser pais soa como um chamado? O casal deve estar alinhado nessa missão e nesse desejo. Ter um filho é uma parceria entre duas pessoas.
-
Você está animada com a perspectiva de ter um filho?
Quando você pensa em ter um bebê, isso te faz feliz? Se sim, este é um bom sinal! Se um simples pensamento te preenche com uma antecipação alegre e você não para de sorrir com isso, pode ser o momento ideal para começar uma família. Mesmo com todos os obstáculos e desafios, sejam financeiros, logísticos, médicos, entre outros, você pode se considerar psicologicamente pronta, caso este desejo esteja em sua mente.
Porém, fique ciente da diferença entre um projeto e um sonho. Os sonhos não possuem concretude. Assumindo um projeto, vários aspectos devem ser levados em consideração. Quando você está com o companheiro ideal e está certa de que, juntos, vocês podem proporcionar a um filho o que ele precisar, as condições mais importantes já estão prontas.
-
Você está em um momento bom psicologicamente?
Para ser mãe, é preciso estar bem consigo mesma. Não é aconselhável ter um bebê se a mão estiver passando por algum momento de tensão, provocado por uma doença ou uma crise profissional. Algumas mulheres acreditam que a gravidez pode resolver seus problemas. Porém, estão equivocadas. Estar grávida em uma fase ruim, pode ser só mais um problema. Estados de tensão podem afetar seu ânimo e levá-la à ansiedade e depressão. Uma mãe que não está saudável psicologicamente, não deve gerar um bebê.
-
Qual o motivo da sua hesitação?
Mesmo quando estamos certos de que queremos ter um filho, alguns pensamentos podem nos deixar aterrorizados. Incertezas e dúvidas vão aparecer: “Eu sou capaz de ser mãe? E se eu não estiver pronta para este desafio? ”. Preocupações como estas são totalmente normais. Na verdade, elas só demonstram que você quer realizar isso com responsabilidade. Caso a possibilidade de ter um filho te assuste, tente identificar quais são suas dúvidas e procure formas de solucioná-las. Se não existe um obstáculo significativo, dê um tempo a si mesma. Nunca vai existir o momento perfeito. Porém, alguns podem ser mais oportunos que outros. Para ter uma criança em sua vida, é preciso estar em um estado mental positivo. Os anseios sobre as mudanças que vão ocorrer, são legítimos. Mas se é realmente seu sonho, deve enfrentá-los.
-
Você está disposta a dar um amor incondicional?
É preciso se lembrar que, acima de tudo, uma criança precisa ser amada incondicionalmente. Quando você sentir que está pronta para cuidar e amar uma criança, está preparada para essa aventura. Além disso, se aqueles com quem você convive te enxergam como uma pessoa amorosa e dizem que seria uma boa mãe, confie nisso. O amor é o sentimento mais essencial na criação de um filho. Se você está pronta para amar, está no caminho certo.
-
Afinal, como é possível se preparar para ser mãe?
Não existe nenhum pré-requisito para ser mãe, nem exige algum título de experiência. Também não se trata de uma escolha que vem com um manual de instrução. Nenhuma mulher nasce preparada para ser mãe. Porém, aquelas que se dispõem a encarar essa aventura podem contar com muitas informações sobre saúde, educação, gestação e parto. Seja com um profissional, na internet, em livros, na televisão, ou em diversas outras fontes. Se você tomar a decisão de ser mãe, não se preocupe, o que não vai faltar são boas dicas para viver este sonho.
Saiba mais :