6 maus costumes que atrapalham a nossa mente
Existem costumes que fazemos todos os dias e não percebemos o quanto eles são prejudiciais à nossa vida. Veja 7 deles e reflita sobre como eles podem estar empobrecendo o modo como você vê a vida.
Costumes que empobrecem a nossa vida
Você pratica algum deles?
-
I
Excesso de queixas
Para tudo, você arranja um motivo de queixas. O seu salário não é tão alto quanto gostaria, você não consegue comprar o carro do ano, o seu parceiro não é assim tão bonito, a sua aparência te chateia, o clima nunca está bom o suficiente (se está frio, reclama, se está calor, reclama ainda mais), você não recebeu a educação que queria nem teve as oportunidades que gostaria, enfim, a grama do vizinho é sempre mais verde. É a sua vitimização, é ser um poço de más notícias e energias negativas. Ninguém gosta de pessoas assim, elas nos puxam para baixo, nos deixam triste, nos fazem ver o lado ruim da vida. Livre-se das queixas, faça um exercício diário para evitá-las.
-
II
Economizar excessivamente
Você deixa de fazer tudo o que gosta, porque precisa poupar. Deixar uma gorjeta a um garçom que te atendeu super bem? De jeito nenhum, ele já ganha o salário dele. Gastar um pouco a mais porque é uma data especial? Não, ninguém aqui é rico. Sair para um happy hour no dia de semana para conversar com um amigo? Não, porque isso vai me custar X reais. É claro que em tempos de dificuldades financeiras, manter uma reserva é uma atitude sábia. Mas os especialistas afirmam que o hábito de economizar compulsivamente está longe de ser um sinal de precaução, é um sintoma que reflete a dificuldade de compensar perdas e ganhos.
-
III
Medir tudo pelo seu valor em dinheiro
Se você acha que uma roupa é melhor do que a outra pela marca, porque ela custa mais cara. Se você acha que fulano é mais feliz porque tem uma grande casa no bairro nobre. Se você acha que aquele restaurante é melhor porque os pratos custam mais caro. Você está medindo a vida pelo quanto custa, e isso é sinal de pobreza de espírito. A felicidade não está no dinheiro, ela está dentro de você. As pessoas mais equilibradas e mais felizes sempre mencionam o amor, as amizades e as experiências como suas maiores riquezas. A felicidade não reside na conta bancária.
-
IV
Entrar em pânico todo mês por causa de dinheiro
Você precisa aprender a lidar com o seu dinheiro, seja ele pouco ou muito. Todo mês ter um susto porque gastou demais é uma atitude que só atrapalha a sua vida. O controle financeiro influencia diretamente na sua felicidade. O consumo excessivo, muitas vezes é uma válvula escape dos problemas, é claro que dá alegria voltar cheio de compras, no entanto, esta não é a fonte saudável, e sua alegria dura pouco. Adapte as suas despesas ao seu rendimento, não gaste mais do que ganha e essa surpresa negativa não vai atrapalhar a sua mente, seu bem estar e seu equilíbrio todos os meses.
-
V
Trabalhar no que você não gosta
Ir e voltar insatisfeito todos os dias pro trabalho. Enxergar como um martírio o ato de trabalhar. Passar a semana esperando o sábado e o domingo, passar o ano esperando pelas férias. Tudo isso indica que você não gosta do seu trabalho. E você já parou para pensar em quanto tempo da sua vida você vai ficar trabalhando? Muito tempo, e se você não tiver o mínimo de prazer e vontade de trabalhar, vai ficar para sempre insatisfeito. A única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Pense nisso.
-
VI
Não ter uma boa relação com as pessoas em casa
Seja seus pais, seu cônjuge, seus filhos, quem for. Conviver com alguém todos os dias e não ter uma boa relação com ela gera rancor, amargura, e esses dois sentimentos viram ódio da noite para o dia. Procure ter uma boa relação com as pessoas que você convive em casa, se isso não for possível, o melhor é se afastar. É melhor para você, para ela, e para todos que estão ao redor. Muitas pessoas conseguem fazer as pazes quando já não moram juntos, pois era a convivência excessiva que os fazia mal. More junto de pessoas que te dê alegria, desentendimentos são comuns, mas conviver mal atrapalha a sua vida de uma forma que você nem imagina.
Veja também:
- Como incluir penas na decoração para uma mente mais tranquila.
- A Olho de Tigre e sua importância para o corpo e a mente.
- As 10 doenças mais nocivas e espiritualmente transmissíveis.