6 dicas para curar um coração partido
Todo mundo já passou por uma desilusão amorosa. Se ainda não viveu, certamente irá viver! É algo natural dentro dos relacionamentos humanos, e a gente sabe como dói. Não existe um remédio que cure um coração partido, mas é possível abreviá-la e aliviá-la com alguns pensamentos racionais. Veja as dicas abaixo.
Por que dói tanto um coração partido?
A dor de amor não é nenhuma frescura ou exagero, a ciência afirma: o desgosto amoroso é um fenômeno semelhante à abstinência causada pelas drogas. Vários psicólogos defendem que um coração partido e a abstinência compartilham uma série de comportamentos semelhantes, como a perda de controle, a dependência emocional, a distorção da realidade, mudanças súbitas de humor e ansiedade.
Entretanto, a superação de um coração partido é apenas uma questão de tempo. Quando o cérebro passa a aceitar e reorganizar a vida, a recuperação começa a acontecer. Para algumas pessoas pode demorar dias, para outros meses ou até anos. A aceitação ajuda a acelerar o processo.
Dicas para superar (mais rapidamente) um coração partido
-
Não, a sua vida não acabou
Assim que sofremos uma desilusão amorosa, aparecem dois companheiros indesejáveis: a dor e o vazio. A dor acontece porque a nossa mente joga contra nós mesmos, nos fazendo lembrar da pessoa incessantemente. Começamos a relembrar bons momentos, pensar nos planos que foram feitos e não serão cumpridos e esquecemos todos os maus momentos. O vazio cria uma saudade física e emocional da pessoa amada, e esse vazio é torturante. Entretanto, lembre-se: isso não vai acabar com a sua vida.
É hora de tentar ser um pouco racional (por mais que seja difícil): lembre-se da sua última desilusão amorosa. Você achou que ia morrer de tanta dor por um coração partido, não foi? Entretanto, não morreu. Está aqui, muito vivo, e já testando os limites do seu coração de novo! Portanto, tenha calma. Sua vida vai se reorganizar e você vai seguir o seu caminho, confie nisso.
-
Sim, o tempo cura tudo
Pode parecer aquele velho conselho de sempre, e é mesmo, mas é muito verdadeiro. Não adianta querer acordar e, de uma hora para outra, se vir ótimo e curado do coração partido. Essa sensação de abstinência em relação à pessoa amada não desaparece de uma vez, ela vai diminuindo aos poucos até que desapareça ou se torne residual.
Nossa mente naturalmente vai se reorganizando para que possamos andar sozinhos, escolher novos caminhos, viver uma vida diferente daquela que havíamos programado. Mas é preciso ter paciência e saber que uma hora vai passar.
-
Olhe para si mesmo
Quando vivemos um relacionamento, costumamos nos doar muito ao nosso parceiro. Até diria que muitas pessoas se doam excessivamente e esquecem de considerar que você é uma pessoa e seu amor é outra, essa história de “somos um só” não é saudável para ninguém.
Então, quem é você nessa história? Você se conhece como uma pessoa completa que se basta sozinha? É hora de olhar para dentro, se conhecer, compreender a sua essência, gostar de si mesmo. Quando terminamos uma relação, passamos a ter todo o tempo para nós mesmos – e isso pode ser ótimo! Para se encontrar, se entender e passar a ter mais autoestima.
-
Não fique vendo fotos e redes sociais do seu ex
Quando terminamos uma relação temos o (péssimo) hábito de querer acompanhar a vida do ex-parceiro. É um misto de curiosidade com autoflagelo. Isso não é nada saudável. É o sentimento de posse e necessidade de controle que toma conta da nossa cabeça, e isso atrapalha o processo de cura e aceitação. Por mais que a tentação seja grande, pare de acompanhar o seu ex nas redes sociais, pelo seu bem.
-
Não procure âncora em outra pessoa
Sair de um relacionamento e ir imediatamente em busca de outro não é aconselhável. Não estamos afirmando que você deve permanecer sozinho, mas o envolvimento emocional de imediato por outro alguém, antes que a ferida cicatrize, pode ser prejudicial ao novo relacionamento.
Ficamos com mágoas antigas, com ressentimento e com medo de que tudo que aconteceu com o seu antigo amor possa acontecer novamente. Por isso, a dica é: recupere-se. Entenda o que aconteceu de errado na última relação, o porquê dela ter acabado, reestabeleça e só depois (se quiser) abra o seu coração para um novo amor.
-
Invista nas suas demais relações
Quando estamos em um relacionamento, é comum que as pessoas se dediquem muito ao parceiro e deixe as suas demais relações um pouco de lado. É hora de relembrar que as amizades e as relações familiares são as mais importantes da nossa vida. Eles que estão ao nosso lado, seja qual for o momento, então é hora de se reaproximar, reestabelecer laços, mostrar que você se importa, pedir desculpa pela sua ausência (se for o caso), perceber o quanto você poderia ter estado mais presente. Valorize as demais relações, elas serão a sua ponte para curar o coração partido e o bálsamo que irá aliviar a dor de amor.
Saiba mais :