.
Todo o calor e intensidade do óleo essencial de canela

Todo o calor e intensidade do óleo essencial de canela

Terapias que envolvem o uso de óleo essencial são populares já há muitos anos, porém ultimamente elas vêm ganhando muito mais espaço não somente em clínicas holísticas, mas em clínicas atuantes em ramos da medicina tradicional.

Esse fenômeno é em partes causado pelo avanço das pesquisas fitoterápicas, que vem encontrando e provando cada vez mais efeitos benéficos de determinadas plantas. Destas plantas são retiradas substâncias altamente concentradas e igualmente voláteis, as quais são carregadas de diversos princípios ativos que podem variar entre si. A estas substâncias concentradas deu-se o nome de óleo essencial.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

As populares funções do óleo essencial de canela


A canela já se instalou como uma clássica integrante da culinária brasileira e mundial, porém vamos conhecer um pouco mais além sobre suas funções, avançando até suas muitas utilidades de seu óleo essencial através de aplicações terapêuticas. A canela é estudada e utilizada desde tempos remotos, quando foi percebido o agradável perfume proveniente de sua casca; como óleo ela possui um toque quente e levemente picante, sendo muito utilizada para energizar e trazer grande equilíbrio mental.

Um dos principais aspectos que chamam a atenção em seu óleo e a incrível capacidade antisséptica, atuando como um excelente anti-infeccioso e antibacteriano com amplo espectro de ação, alcançando uma grande variedade de microorganismos (cocos gram positivas e bacilos gram negativas). Outro fator que chama bastante atenção ainda em sua ação bactericida é sua potente eficácia, a qual se mostra capaz de eliminar até 98% da bactérias mais comuns.

Além das bactérias, a canela ainda é capaz de mostrar sua força na eliminação de fungos e insetos (incluindo as larvas do mosquito Aedes Aegypti, as quais são exterminadas em até 24h); isso se dá graças a presença de um aldeído dinâmico, o qual pode representar até 90% de sua composição. Esse aldeído ainda é responsável por evitar a aglutinação plaquetária, aumentar os níveis insulínicos do sangue e, como se não bastasse, também se mostrou capaz de inibir o desenvolvimento de leveduras resistentes até mesmo ao fluconazol.

Leia Também: Ylang-ylang: conheça este abrangente óleo essencial da aromaterapia

Como utilizar o óleo essencial de


O óleo essencial de canela, por ser poderoso no combate a muitos microorganismos, é indicado no tratamento de males como infecções gastro-intestinais causadoras de diarreias, disenteria e amebíase. Ele é utilizado ainda com grande eficácia no tratamento de gripe severa, cistite, uretrite, vaginite, infecções tropicais e bronquite, sendo recomendado também para os que procuram uma melhora das atividades cerebrais.

Aromatização: o óleo de canela pode ser utilizado como aromatizante para, entre outros motivos, preencher o ambiente com um aroma estimulante e muito agradável. Para isso, basta aplicar algumas poucas gotas do óleo em em difusor (elétrico ou a velas) e uma colher de água morna; para quem desejar é possível ainda adicionar algumas gotas em um borrifador com água e aplica-lo regularmente pelo ambiente.

Massagens e banhos: a canela é ótima para ser usada em massagens e banhos por proporcionar uma sensação de calor no local aplicado. Para isso, basta misturar o óleo em uma base vegetal, onde a mistura ideal deve ocorrer em uma proporção de 20 a 60 gotas para cada 100 ml da base escolhida. Caso seja preciso apenas um uso pontual para massagem é possível reduzir a porção, bastando adicionar cerca de 2 a 3 gotas do óleo em uma colher de sopa da base escolhida.

Escalda-pés: ao escolher o recipiente com água quente ou morna para mergulhar os pés, adicione de 3 a 5 gostas do óleo de canela e aprecie momentos de limpeza e relaxamento.

Leia Também: Aromaterapia: aprenda a extrair óleos essenciais


Descubra a sua orientação espiritual! Encontre-se!

Gostou? Compartilhe!