.
Terapia floral para tratar a tristeza, o desânimo e a depressão

Terapia floral para tratar a tristeza, o desânimo e a depressão

Tratamentos que tenham como uma ferramenta auxiliar o uso de uma fórmula floral ou mesmo uma única essência, têm sido um recurso muito utilizado em clínicas e centros de terapia alternativa. Profissionais, inclusive os da medicina tradicional, também reconhecem que os tratamentos à base de sistemas florais podem atuar na melhora de quadros emocionais diversos, como é o caso da tristeza e da depressão decorrente dela. Conheça a terapia floral para tratar tristeza, desânimo ou depressão.

A presença dos florais na lista de recursos para melhorar a saúde dentro e fora dos consultórios é motivada por uma longa lista de fatores. No entanto, para os profissionais da saúde, possivelmente o que mais recrutou interessados, diga-se de passagem (até os mais relutantes), é o fato de praticamente não apresentarem nenhuma contraindicação ou efeito colateral.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Atraia bons fluidos! Liberte-se das más energias e vibrações negativas que possam perturbar você. Não temos a solução dos problemas, mas podemos ajudar na descoberta para o caminho melhor. Saber mais >>

Terapia floral para tratar tristeza: florais mais indicados

A tristeza é um sentimento comum e estreitamente recorrente ao longo de nossas vidas. Mesmo que parte dolorosa de inúmeros processos de aprendizado, se pudéssemos exclui-la, assim o faríamos. Afinal, muitas são as vezes em que o sentimento alcança alguns graus de intensidade muito prejudiciais, e que parecem não ter fim. A boa notícia é que a prática da terapia floral pode te ajudar a aliviar em muito a presença dessa angústia que não te deixa sair do lugar.

Utilizar-se de um floral para combater a tristeza é uma ótima estratégia, já que são capazes de combater a presença dessa emoção de muitas maneiras diferentes. Um floral trabalha para afastar a sensação de tristeza em múltiplas frentes, seja como causa ou consequência. Afinal, em certos casos ela pode levar a outros problemas emocionais ou pode ser o resultado de outras situações.

Veja a seguir uma lista de florais selecionados especialmente para combater a tristeza. No entanto, lembre-se de consultar sempre um bom profissional holístico para que seja feita a escolha mais adequada para seu caso.


  • Terapia floral para tratar tristeza: Mustard

    Mustard (Mostarda)

    Muitas vezes, a tristeza chega sem nenhum aviso e recai como uma verdadeira rocha sobre você. Não são raros os casos onde ela aparenta não ter motivação alguma para existir, mas mesmo assim, te puxa para baixo em um verdadeiro precipício de melancolia e autoflagelação.

    É justamente para esses momentos que o floral Mustard é especialmente indicado, devendo ser usado em momentos onde se é tomado por uma nuvem escura e fria de tristeza, que surge para destruir toda a felicidade, sem falar no fato de drenar totalmente suas energias, te deixando esgotado.

    Para saber se esse é o seu caso, procure rapidamente listar todos os motivos que teria para sorrir e se sentir feliz. Se não encontrar grandes dificuldades para isso, provavelmente o Mustard é o floral indicado para você. As pessoas que recebem a orientação de utilizar o floral Mustard normalmente sabem que poderiam ou deveriam estar felizes, mas simplesmente não conseguem se livrar dessa nuvem de tristeza.

  • Terapia floral para tratar tristeza: Elm

    Elm

    Vamos começar com uma listagem simples: você anda sentindo que está trabalhando além dos seus limites? Que a carga diária de trabalho que precisa levar sobre os ombros está extrapolando aquilo que já seria além do saudável?

    Se respondeu “sim” para as questões anteriores e sente que os assuntos da vida têm lhe sobrecarregado, provavelmente se vê diante de uma sensação de tristeza e exaustão que parecem nunca desaparecer. Portanto, o floral Elm possivelmente é o ideal para a sua situação.

    O floral Elm estimula estados energéticos mais positivos, e com isso ele é capaz de afastar estes sentimentos de incapacidade. Quando a pressão que sofre é muito intensa, você pode acabar perdendo a capacidade de acreditar em si mesmo – e daí surge o sentimento de tristeza, por achar que não será capaz de vencer.

    Segundo os relatos do próprio Dr. Bach, o floral Elm seria para aqueles que estão desenvolvendo seus trabalhos e atividades e até seguindo suas vocações, felizes com o que fazem. Mas em dado momento, essas pessoas se sentem abaladas, pensam não serem capaz de cumprir aquilo a que se propuseram, e entram e grandes períodos de depressão e tristeza profunda.

Leia também: Florais Joel Aleixo: o sistema floral baseado na alquimia


  • Terapia floral para tratar tristeza: Sweet Chestnut

    Sweet Chestnut

    O floral Sweet Chestnut é especialmente indicado para pessoas que entram em um estado de tristeza devido a uma grande angústia ou desespero. Existem momentos na vida em que algo acontece e somos acometidos por um grande pesar, seja ele qual for. O fato é que nos sentimos como se estivéssemos realmente no limite de nossas forças.

    O próprio Dr. Bach recomenda o floral Sweet Chestnut para esses casos, dizendo que para as pessoas que se encontram nesse estado, a angústia e a tristeza que recaem sobre seus ombros pode mesmo ser insuportável. Essas pessoas normalmente chegam a pensar em todas as possibilidades, mas simplesmente não enxergam uma saída.

    Para combater essa angústia mental extrema, quando todas as hipóteses parecem esgotadas e não se vê luz no fim do túnel, o floral Sweet Chestnut estimula estados mentais poderosos em nossas mentes. É através desse estímulo que o Sweet Chestnut ajuda a manter a calma e buscar o verdadeiro domínio da situação. Normalmente, quando conseguimos nos manter calmos e centrados, podemos ver caminhos que o desespero estava escondendo.

Leia também: Rescue Remedy: a fórmula floral para situações de emergência


  • Terapia floral para tratar tristeza: Willow

    Willow

    O floral Willow vem para ajudar quem sofreu adversidades ou desgraças difíceis de aceitar. Este é o floral da autopiedade e ressentimento, ou seja, para os que adotam uma atitude de vítima. Pode até não ser o seu caso, mas é muito provável que entenda muito bem o que estamos dizendo e já tenha visto alguém que constantemente sente pena de si mesmo, um “pobre de mim”.

    Mesmo que sejam de certa forma pessoas que guardam muito ressentimento e amargura dentro de si, estas são simplesmente pessoas que de alguma forma estão frustradas com suas vidas e não conseguem aceitar o rumo que a vida tomou. O nome deste floral vem justamente do estado de inveja do sucesso e da felicidade alheia: o estado emocional Willow.

    O floral Willow vem justamente para trabalhar essa dificuldade em aceitar tanto o seu próprio destino, como a felicidade alheia. Willow encoraja de alguma forma que o otimismo e a esperança venham novamente a florescer no interior destas pessoas. Ele estimula o positivismo de modo que se possa finalmente perceber, e principalmente admitir, que existem acontecimento bons em suas vidas.

    As coisas às vezes estão correndo bem com você, mas preciso estar disposto a aceitar. Com o floral Willow, será possível sentir-se mais empático com relação ao próximo, já que ele reduz a necessidade de colocar a si e seus próprios problemas sempre à frente dos outros, estimulando a generosidade.

  • Terapia floral para tratar tristeza: Gorse

    Gorse

    O floral Gorse é outro que atua sobre a tristeza advinda de sentimentos de desespero e da sensação de falta de esperança. Para saber se o Gorse é o floral mais indicado para você ou alguém que você conhece, basta se perguntar: você sente uma grande desesperança? Desistiu da crença de que algo mais pode ser feito para você? Mesmo quando é persuadido por alguém próximo a tentar algum tratamento, você o faz mais para tentar agrada-lo do que por acreditar que realmente existe uma chance de melhora?

    O termo Gorse, que dá nome ao floral, nas palavras do Dr. Bach representa um estado emocional onde a pessoa sofre um desânimo intenso, onde a tristeza se assemelha mais com a melancolia pela ausência de um futuro melhor. Justamente por isso, se a suas respostas são “sim” para estas perguntas, o Gorse pode ser de grande auxílio em sua vida.

    Esse floral vem para trabalhar essa sensação de incerteza, e justamente por isso o Dr. Bach não costumava reunir o Gorse com os florais ligados ao desespero, já que se trata de um estado emocional um pouco diferente. Mesmo que ainda seja usado em situações de desespero, o Gorse se relaciona mais a falta de fé propriamente dita.

Leia também: Floral para dormir: essências para melhores noites de sono


    • Terapia floral para tratar tristeza: Gentian

      Gentian

      O floral Gentian é aquele desenvolvido para quando você é facilmente desencorajado após um pequeno recuo. Você é facilmente desanimado quando confrontado com dificuldades e, muitas vezes, torna-se cético ou pessimista diante de situações que obviamente não são tão ruins assim.

      Por essa característica que o Gentian muitas vezes pode ser confundido com o Gorse. É devido a essa dificuldade de identificar os sentimentos corretos que muitos fazem as escolhas erradas de florais, e também por isso que sempre recomendamos que em casos mais sérios, um profissional devidamente capacitado seja consultado.

      Esse floral é indicado para pessoas que estão em estado Gorse, ou seja, que já desistiram de tentar melhorar. Ele vem justamente para trabalhar o encorajamento que a pessoa tanto precisa, no entanto, ela deve desenvolver isso por si própria. De nada adiantam palavras amigas se ela mesma não é capaz de se livrar desse estado negativo. As energias Gorse vem para dar essa força em afastar a negatividade.

      • Terapia floral para tratar tristeza: Larch

        Larch

        Floral para quando lhe falta autoconfiança e autoestima, tornando-o profundamente deprimido; essa é melhor e mais resumida explicação da principal finalidade do floral Larch. Segundo especialistas, o próprio Dr. Bach classificava esse floral como indicado para os que não se consideram capazes.

        São aquelas pessoas que já desistem antes mesmo de tentarem. O tipo de tristeza que se manifestas nestas pessoas é a tristeza da falta de autoestima: nunca são bons o suficiente, nem bonitos o suficiente, muito menos habilidoso o suficiente para nada.

        O Floral Larch vai estimular a independência e a ideia de sucesso em seu interior. Ele ajuda a pessoa a perceber como separar melhor o medo de fracassar da chance real de isso acontecer.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

 

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: