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Saudação ao sol: como realizá-la?

Saudação ao sol: como realizá-la?

A saudação ao sol é uma das posições da ioga mais conhecida em todo o mundo, visto que em diversas culturas o Sol é celebrado como um Deus, como o astro que nos une ao universo. Essa posição é também célebre pois para cada um dos movimentos, a respiração segue um ritmo específico.

Como o Sol nos proporciona boas energias, a execução da Surya namaskar (Saudação ao sol, em sânscrito) funciona como uma gratidão por mais um dia, por mais uma oportunidade enquanto ser de luz!

Siga abaixo o passo a passo:

  • 1

    Namaskar

    Com os pés juntos, você deve relaxar o corpo enquanto inspira. Ao expirar, junte as duas palmas das mãos na altura do peito, pressionado um polegar contra o outro.

  • 2

    Urdhva hastasana

    Após este passo, inspire lentamente esticando os dois braços para cima. Não separe as mãos. As costas devem ficar bem estendidas.

  • 3

    Uttanasana

    Com a respiração presa do passo anterior, solte todo o ar se abaixando e colocando as mãos no ponto máximo que puder, chegando ao chão. Tente deixar a cabeça nos joelhos.

  • 4

    Ashwa sanchalanasana

    Inspirando, você deve mandar a sua perna esquerda para trás, completamente esticada e rente ao chão. Suas mãos devem continuar no chão, mas se você não conseguiu tocá-las antes, estenda-as agora, as palmas inteiras no chão.

  • 5

    Chaturanga

    Nesse próximo passo, você vai esticar a outra perna, de maneira que ambas fiquem como se você estivesse fazendo uma flexão de braços, entretanto não a faça. Procure ficar parada como uma linha horizontal. A coluna deve estar reta. Assim, respire fundo e segure o ar por pelo menos 2 segundos.

  • 6

    Chaturanga dandasana

    Neste ponto, abaixe os cotovelos e os joelhos, tocando levemente o peito no chão. Deslize para frente, expirando lentamente.

  • 7

    Bhujangasana

    Levante o peito, deixando todo o corpo rente ao chão. As costas devem arquear para trás, junto com a cabeça. Neste movimento, inspire profundamente. Relaxe as pernas esticadas no chão.

  • 8

    Adho mukha svanasana

    Enquanto você expira todo o ar, levante o quadril, de maneira que ele seja o cume de um triângulo. Estique toda a mão rente ao chão, assim como o pé. Procure ficar o mais triangular possível.

  • 9

    Ashwa sanchalanasana

    Inspire profundamente e leve a perna esquerda para a frente. Siga os mesmos comandos do passo 4.

  • 10

    Uttanasana

    Leve a perna direita para frente, expirando, e procure abaixar mais uma vez as mãos ao chão, tentando tocá-lo. Este passo é o mesmo do terceiro.

  • 11

    Urdhva hastasana

    Inspire mais uma vez e repita o passo 2, levantando ambas as mãos juntas para cima e esticando ao máximo os braços, deixando também as costas retilíneas.

  • 12

    Namaskar

    Ao fim, expire todo o ar e leve as mãos de volta ao peito. Mãos juntas, assim como o primeiro passo dessa saudação. Respire fundo e agradeça por todas as bênçãos da vida.

    Namastê!


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