.
Salmo 91 – o mais poderoso escudo de proteção espiritual

Salmo 91 – o mais poderoso escudo de proteção espiritual

O Salmo 91 é um salmo destacado na Bíblia pela sua força e poder de proteção. Em todo o mundo, pessoas louvam e rezam esse salmo como se fosse uma prece. Para usufruir de todo o poder de proteção deste salmo não adianta decorá-lo sem entender o que suas palavras significavam. Conheça no artigo abaixo o significado desse salmo, versículo a versículo.

Consulta Personalizada Medium Leila - Taróloga

Consultar agora!

O significado de cada versículo do Salmo 91


Medite e reflita sobre o significado de cada versículo desse salmo e então o utilize como um verdadeiro escudo de proteção espiritual em todos os momentos que achar necessário.

Versículo 1: ‘O que habita no esconderijo do altíssimo repousará à sombra do onipotente’

O esconderijo dito no versículo é o seu lugar secreto, a sua mente, o seu Eu interior. O que está em sua mente, só você sabe, por isso ela é considerada o seu lugar secreto. E é na sua mente que você entra em contato com a presença de Deus. No momento da oração, de louvor, de contemplação, é no seu lugar secreto que você se encontra com o Divino, que você sente a sua presença. 

Estar à sombra do Onipotente quer dizer estar sob a proteção de Deus. Esse é um provérbio oriental, que diz que os filhos que estão sob a sombra do pai estão sempre protegidos, quer dizer segurança.  Por isso, aquele que habita o esconderijo do altíssimo, ou seja, que visita o seu próprio lugar sagrado, ora, louva, sente a presença de Deus e fala com ele, estará sob sua proteção.

Leia Também: Salmo de agradecimento: orações para todos os momentos da vida


Versículo 2: ‘Direi sobre o Senhor: ele é meu refúgio e minha fortaleza; é meu Deus, nele confiarei’

Quando você diz esses versos entrega-se de corpo e alma para Deus, confiando com todo o seu coração que ele é seu pai e protetor, e que estará ao seu lado para te proteger e guiar por toda a vida. É a mesma confiança que um bebê deposita em sua mãe com o olhar, aquela que o protege, cuida, ama, onde ele sente conforto.  Com esse versículo, você deposita a sua confiança no oceano infinito de amor que é Deus, dentro de você.


Versículo 3 e 4: ‘Certamente ele o livrará da armadilha do caçador de pássaros, e da peste perniciosa. Ele o cobrirá com suas penas, e sob suas asas estará seguro, pois sua verdade será escudo e defesa’

O significado destes versículos é bem explícito e de fácil entendimento. Neles, Deus mostra que livrará os seus filhos de todo e qualquer mal: da doença, dos perigos do mundo, das pessoas mal intencionadas, protegendo-o debaixo de suas asas, como fazem os pássaros com suas crias.

Leia Também: Salmo de confiança para restabelecer a coragem em seu cotidiano


Versículos 5 e 6: ‘Não temerá o terror noturno, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se espalha nas trevas, nem a destruição que grassa ao meio-dia’

Esses dois versículos são muito fortes e precisam de compreensão.  Quando vamos dormir, tudo aquilo que está em nossa mente é amplificado no nosso subconsciente.  Por isso, é muito importante irmos dormir com paz de espírito, para ter uma noite tranqüila e acordar com alegria. Por isso, é essencial perdoar a si mesmo e a todos ao seu redor antes de ir dormir, pedir a Deus por bênçãos, contemplando as grandes verdades do Senhor antes de pegar no sono.

A flecha que voa de dia e a destruição que grassa ao meio-dia referem-se a toda a energia negativa e pensamentos malignos que nós somos submetidos todos os dias. Todo o preconceito, toda a inveja, toda a negatividade que estamos imersos em nosso dia a dia não irá nos atingir se estivermos sobre a proteção divina.

A destruição do meio dia quer dizer toda a dificuldade que encontramos em nossa vida quando estamos acordados, cientes: os problemas emocionais, financeiros, de saúde, de autoestima.  Já o terror noturno são os problemas que atormentam a nossa mente e nosso espírito, que são ampliados quando estamos ‘desligados’, dormindo. Todos esses males e perigos ficam resguardados e são afastados quando oramos o salmo 91 e pedimos pela proteção de Deus.

Leia Também: Simpatia do Salmo 3 para afastar intrigas e negatividades


Versículos 7 e 8: ‘Mil cairão do seu lado, e dez mil à sua direita, mas nada o atingirá’

Este versículo mostra como você pode desenvolver força, imunidade e proteção contra qualquer mal se estiver sob o escudo de Deus. A proteção divina desvia o caminho de balas, impede o desenvolvimento de doenças, repele as energias negativas, desviam o caminho dos acidentes. Se Deus está contigo, você não precisa temer, nada o atingirá.


Versículos 9 e 1O: ‘Porque fez do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo, sua habitação, nenhum mal o atingirá, nem qualquer praga chegará a sua casa’

Quando você tem fé, confiança e faz valer cada um dos versículos anteriores deste salmo 91, você faz de Deus o seu refúgio. Tendo a certeza que Deus te ama, te guia, te protege e estando constantemente em contato com ele você fará do Altíssimo a sua habitação, a sua casa, o seu lugar. Deste modo, não é preciso nada temer, nenhuma mal chegará até você ou até a sua casa.

Leia Também: A magia do Salmo: conheça a importância e os significados deste livro bíblico


Versículo 11 e 12: ‘Pois Ele encarregará seus anjos de protegê-lo, para guardá-lo em todos os caminhos. Eles o levarão pela mão, para que não tropece nas pedras’

Neste versículo compreendemos como é que Deus irá nos proteger e nos livrar de todo o mal: através dos seus mensageiros, os anjos.  São eles que nos guiam, que nos dão impulsos de inspiração, nos trazem ideias espontâneas que nos vêm à mente, nos dão advertências que nos fazem ficar alertas, pensar duas vezes antes de agir, nos afastam de pessoas e lugares que podem nos trazer o mal, nos resguardam de todo o perigo.  Os anjos seguem as diretrizes divinas para nos aconselhar, proteger, dar respostas e sugerir caminhos.


Versículo 13: ‘Com os pés esmagará leões e cobras’

Ao fazer de Deus o seu refúgio e do Altíssimo a sua habitação, você verá que todas as sombras se dissiparão. Você será capaz de identificar o bem e o mal e assim escolher o melhor caminho. Deus encherá o seu coração e mente de plena sabedoria para seguir o caminho da paz para estar acima dos seus problemas e libertar-se de todos os males do mundo.


Versículo 15 e 16: “Quando me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na hora da dificuldade; vou libertá-lo e honrá-lo. Eu lha darei a satisfação de ter uma longa vida, e demonstrarei minha salvação”

Ao fim do versículo Deus reforça o compromisso conosco, garante-nos que estará ao nosso lado e com sua infinita bondade e inteligência irá nos dar as respostas que precisamos para seguir o caminho do bem. Deus nos garante que fazer dele o nosso refúgio e habitação, teremos vida longa e seremos salvo para a vida eterna.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!