.
Salmo 31: significado das palavras de lamentação e fé

Salmo 31: significado das palavras de lamentação e fé

O Salmo 31 faz parte dos Salmos de lamentação. Entretanto, ele tem um teor ligado à exaltação da fé tão grande que pode também ser classificado como um salmo de fé. Estes trechos das escrituras sagradas podem ser divididos entre a apresentação de lamento no contexto da fé e a apresentação de louvor no contexto do lamento.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Atraia bons fluidos! Liberte-se das más energias e vibrações negativas que possam perturbar você. Não temos a solução dos problemas, mas podemos ajudar na descoberta para o caminho melhor. Saber mais >>

O poder das palavras sagradas do Salmo 31

Leia o salmo abaixo com muita intenção e fé:

1  Em ti, SENHOR, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela tua justiça.

2  Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve.

3  Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.

4  Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força.

5  Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, Senhor Deus da verdade.

6  Odeio aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio no Senhor.

7  Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias.

8  E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso.

9  Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre.

10  Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.

11  Fui opróbrio entre todos os meus inimigos, até entre os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me viam na rua fugiam de mim.

12  Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.

13  Pois ouvi a murmuração de muitos, temor havia ao redor; enquanto juntamente consultavam contra mim, intentaram tirar-me a vida.

14  Mas eu confiei em ti, Senhor; e disse: Tu és o meu Deus.

15  Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem.

16  Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tuas misericórdias.

17  Não me deixes confundido, Senhor, porque te tenho invocado. Deixa confundidos os ímpios, e emudeçam na sepultura.

18  Emudeçam os lábios mentirosos que falam coisas más com soberba e desprezo contra o justo.

19  Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens!

20  Tu os esconderás, no secreto da tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-ás em um pavilhão, da contenda das línguas.

21  Bendito seja o Senhor, pois fez maravilhosa a sua misericórdia para comigo em cidade segura.

22  Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a ti clamei.

23  Amai ao Senhor, vós todos que sois seus santos; porque o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba.

24  Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.


Clique Aqui: Salmo 25 – orientação para quem busca por pessoas desaparecidas


Interpretação do Salmo 31

Para que você consiga interpretar toda a mensagem deste poderoso Salmo 31, a Equipe WeMystic fez uma descrição detalhada de cada trecho dessa passagem, confira abaixo:

Versículos 1 a 3 – Em ti, Senhor, eu confio

Os primeiros três versículos deste salmo, Davi mostra toda a sua confiança e louvor por Deus. Ele sabe que Deus é a sua fortaleza, e têm certeza de que com sua fé Deus irá livrá-lo das injustiças e guia-lo por toda a vida.


Versículos 4 e 5 – Tu és a minha força

Mais uma vez o salmista ancora-se em Deus e entrega a ele o seu espírito, pois o Seu Senhor o redimiu. Davi exprime completa dependência de Deus — sua vida está nas mãos de Deus para que faça o que desejar dela. Ele sabe que foi Deus que o protegeu de toda a maldade armada pelos seus inimigos e por isso entrega sua vida.


Versículos 6 a 8 – Não me entregaste nas mãos do inimigo

Nestes versículos do Salmo 31, Davi reforça sua confiança no Senhor, mostra a sua admiração pela benignidade já que sabe que Deus vê em sua alma as angústias que passou. Ele sabe que Deus o protegeu quando ele mais precisava, não entregou ele a seus inimigos. Pelo contrário, acolheu-o e o colocou em um lugar seguro junto de si.


Versículos 9 a 10 – Tem misericórdia de mim, ó Senhor

Nestes trechos, percebemos a volta do teor de lamentação deste Salmo 31. Ele retoma os seus duros sofrimentos, com dores físicas e espirituais. A tristeza e as dificuldades que ele viveu desgastaram o seu corpo por completo, e por isso ele pede a Deus por misericórdia.


Clique Aqui: Salmo 26 – Palavras de inocência e redenção


Versículos 11 a 13 – Estou esquecido no coração deles

Nos versículos 11 a 13, Davi fala das provações a que foi sujeito para receber a misericórdia divina. Tamanhas foram as mazelas que acometeram o seu corpo físico que seus vizinhos e conhecidos já não olhavam para ele, ao contrário fugiam. Ouvia-se o murmúrio de todos sobre ele por onde passava, alguns até tentaram tirar-lhe a vida.


Versículos 14 a 18 – Mas eu confiei em ti, Senhor

Mesmo diante de tudo, Davi não deixou que sua fé se abalar e agora pede a Deus por livramento de seus inimigos e por misericórdia. Ele pede que Deus o ampare, mas confunda, cale e seja justo com aqueles mentirosos que o fizeram mal.


Versículos 19 a 21 – Quão grande é a tua bondade

Nos versículos que se seguem, Davi ressalta a bondade do Senhor perante aqueles que o temem. Confia na justiça divina pois sabe que Ele faz maravilhas em quem acredita, confia e bendiz o seu nome. Ele louva o Senhor, pois ele é misericordioso consigo.


Clique Aqui: Salmo 27: Afaste os medos, intrusos e falsos amigos


Versículos 22 a 24 – Amai ao Senhor

Ele finaliza este poderoso Salmo 31 pregando: Amai ao Senhor. Ele evangeliza como alguém que foi salvo por Deus, pede aos outros que confiem, que se esforcem e que assim Deus irá fortalecer o coração deles, e que ele é a prova viva do poder de Deus a quem o ama e segue.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: