.
Rock Rose, o floral da salvação para sentimentos de terror

Rock Rose, o floral da salvação para sentimentos de terror

Cargas de estresse cada vez maiores, violência urbana a níveis estratosféricos e um certo desprezo pela vida alheia são fatores que fazem de Rock Rose um floral em ascensão. São inúmeras as pessoas que vivem o terror, as crises de pânico e o medo intenso todos os dias, e precisam de ajuda para que esse sentimento deixe de paralisar seus cotidianos.

A seguir, confira as características do floral emergencial Rock Rose e quais são as indicações para fazer uso dele.


Conheça aqui os 38 florais e as suas aplicações!


Rock Rose para momentos de terror

Rock Rose é um floral muito importante, e infelizmente vem sendo recomendado cada vez mais pelos terapeutas homeopáticos. Isso porque Rock Rose é o floral do medo paralisante, do terror, do susto e costuma ser indicado àqueles que passaram por situações de grande temor.

Ingrediente de excelentes resultados em meio à fórmula de emergência — Rescue Remedy —, o floral Rock Rose é indicado em momentos de extremo medo ou simplesmente pânico. Esses momentos são observados quando o indivíduo se vê diante de situações desconhecidas, inesperadas, paralisantes e/ou ameaçadoras.

O estado Rock Rose, portanto, pode se manifestar em pessoas que sofreram acidentes, escaparam por muito pouco de uma grave situação, presenciaram catástrofes ou violência, estiveram submetidos a graves ameaças como um assalto, por exemplo, dentre inúmeras outras possibilidades.

Outra recomendação onde Rock Rose aparece está em casos de pesadelos ou mesmo episódios de paralisia do sono. Pois é, algumas pessoas podem sim entrar em pânico sem terem de fato uma motivação externa para isso. No entanto, ao acordar, você se afasta do local ou motivo que lhe causou pânico. Bastaria então aguardar até que os sintomas do estresse diminuam até que consiga tocar a vida normalmente.

A questão aqui, e que une todas essas situações, é a indiscutível sensação de impotência e medo paralisante. Ou seja, todas essas pessoas foram expostas a algum tipo de choque ou grave susto, que se instala repentinamente ou pode ir se desenvolvendo com o passar do tempo.

As consequências dessas situações costumam se manifestar não somente por meio da paralisia. Uma pessoa em pânico é dominada pelo terror, que assola pensamento e razão e impede que decisões conscientes sejam tomadas. Geralmente uma pessoa aterrorizada perde o controle sobre suas atitudes, agindo de forma extremada.

Sintomas físicos são claros e diversos. Além do descontrole mental, essas pessoas perdem momentaneamente parte dos seus sentidos. Podem apresentar perda de memória, sudorese, taquicardia, surdez, perda da fala, boca e língua dormentes, tensão muscular extrema, ansiedade, angústia, bem como a paralisia.


Clique Aqui: Elm, o floral para os fortes e sobrecarregados


Diferenças entre Rock Rose, Mimulus e Red Chestnut

Para compreender perfeitamente a abrangência de Rock Rose, é preciso entender que esse é um estado agudo, e que para muitas pessoas, outros estágios são enfrentados até que se desenvolvam as crises de pânico ou se instale um trauma, por exemplo.

Como exemplo, podemos citar as pessoas que sentem medo de situações ou elementos cotidianos, como de altura, de avião, de ir ao dentista, de aranhas, de falar em público, dentre outras causas conhecidas. Para essas pessoas, o grau de medo pode variar, fazendo com que elas possam conviver com esse medo ou sejam paralisadas em pânico diante dele. Quando é possível administrar esse medo, o indivíduo deve iniciar o tratamento com o floral Mimulus.

A mesma lógica se aplica àqueles em que o medo está relacionado a que algo de ruim possa acontecer a um ente querido. Quando o medo é excessivo e interfere na liberdade do outro, temos um caso a ser tratado com Red Chestnut. No entanto, se a preocupação com o bem-estar alheio ultrapassa essa barreira e se transforma em pânico, é o Rock Rose quem deve entrar em cena.


Duração e tratamento com Rock Rose

Diferentemente de um trauma, um choque ou situação de pânico são sempre situações temporárias. No entanto, ser temporário pode significar uma melhora em minutos ou vários dias, dependendo do choque e do distanciamento do indivíduo do foco do problema. Em muitos casos, o terror pode se transformar em crises de pânico, retornando à vida do indivíduo periodicamente.

O tratamento à base de Rock Rose busca ajudar essas pessoas a enfrentarem as crises ou momentos de terror com coragem. Sua proposta é a de fazer com que se esqueça do medo à medida que a coragem e a determinação são restabelecidas. O floral auxilia no processo de encontrar a serenidade interna, solucionando o problema atual mesmo sob a tensão física e psíquica a qual estiver inserido.


Clique Aqui: Gorse, um floral de esperança aos que desistiram de lutar


Para quem é indicado?

Considerado o floral da salvação, a essência busca trazer de volta à sanidade uma pessoa tomada pelo terror. Veja quais são as principais características que levam a recomendação do floral Rock Rose:

  • Passaram por alguma situação de choque extremo ou terror (acidentes, doenças, violência, etc);
  • Podem ser pessoas com um alto nível de fobia por determinada situação ou elemento cotidiano;
  • Se sentem física e psicologicamente paralisadas diante da situação que lhe causa terror;
  • Apresentam sintomas físicos como a perda temporária dos sentidos;
  • Podem entrar em estado de terror após terem pesadelos;
  • Durante o episódio de paralisia, sentem-se totalmente esvaídos de esperança;
  • Perdem a razão e são incapazes de tomar decisões conscientes;
  • Podem ter crises de pânico recorrentes, com todos os sintomas da situação inicial.

De acordo com as palavras do próprio criador do floral, Dr. Edward Bach, Rock Rose é indicado às pessoas que se encaixam em algumas características básicas, como:

“O remédio da emergência para casos em que parece não haver qualquer esperança. Em acidente ou doença repentina, ou quando o paciente está muito assustado ou aterrorizado, ou quando sua condição é grave o bastante para causar grande temor nos que estão ao seu redor.

 Se o paciente não estiver consciente, os seus lábios podem ser umedecidos com o remédio. Outros remédios adicionais podem ser necessários como, por exemplo, se houver inconsciência, ou estado de profunda sonolência – Clematis; se houver tormento mental, Agrimony e assim por diante.”


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar