.
Ayurveda no combate à queda de cabelo: dietas e terapias

Ayurveda no combate à queda de cabelo: dietas e terapias

Existem muitos problemas de saúde que afetam tanto a homens quanto mulheres, entretanto, no campo estético talvez um dos que mais esteja nas pautas de reclamações é a queda de cabelo – ao menos mais acentuada para o público masculino. Mas onde a Ayurveda se encaixa em tudo isso é justamente o que vamos discutir.

Cremes, loções, gel, shampoos, pílulas e medicamentos diversos, que vão desde substâncias mais simples até hormônios, sessões de exposição a laser, intervenções cirúrgicas, e todas essas alternativas são apenas algumas das inúmeras opções de tratamentos para a queda de cabelo disponíveis. Esse mercado é assim tão grande e vasto pelo simples motivo de que existe um grande público para ele, e como dissemos logo no início a queda de cabelo está entre os itens que mais reúnem preocupações e afetam diretamente na autoestima e autoconfiança, especialmente do público masculino. Diante desse cenário, resta recorrer a algum tipo de tratamento.

A perda de cabelo é verdadeiramente um processo natural dos seres humanos, de modo que a níveis aceitáveis torna-se praticamente inevitável até mesmo a melhor das genéticas, considerando que o próprio corpo possui seu sistema de renovação dos fios. A insatisfação com a queda de cabelo é tamanha que existe quem já tenha tentado tudo o que listamos acima e mais algumas coisas, sem sucesso. Entretanto, essa insatisfação realmente se reverte em problema quando foge dos níveis “normais” e passa a apresentar quedas severas, sem perspectivas de ser um cenário passageiro, ou então ocorre em idade muito precoce, como em adolescentes por exemplo. Os motivos para isso são diversos, mas, o estresse e a poluição estão entre os líderes tanto dos motivadores quanto dos agravantes.

Se existem dias que o simples fato de o cabelo não se ajeitar bem é motivo para arruinar o seu humor, imagine se seus fios começam a cair de forma permanente. É neste ponto da análise que o antigo sistema indiano de saúde, a Ayurveda, pode vir a fazer grandes contribuições para a melhora da situação.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Ayurveda pode ajudar a controlar a Queda de Cabelo?

queda de cabelo com ajuda da ayurveda

A Ayurveda tem potencial para ser uma das grandes respostas no controle da queda de cabelo, garantindo um conjunto capilar mais forte, saudável e brilhante. A pergunta mais comum é, como a Ayurveda realmente pode ajudar com os problemas de queda de cabelo? Antes de mais nada, para responder a essa pergunta é preciso antes levantar e relembrar alguns pontos básicos dessa terapia alternativa.

A Ayurveda é um sistema holístico muito tradicional da medicina indiana, funcionando a partir do princípio de que todos nós possuímos algumas forças energéticas responsáveis por influenciar diretamente a constituição e o bem-estar dos seres humanos. Essas forças energéticas são conhecidas como Doshas, os quais dentro do sistema da Ayurveda são divididos em basicamente 3 tipos, sendo que todo ser humano possui ambos os 3 tipos de dosha dentro de si; o que vai mudar, na realidade, é a quantidade ou a expressividade de cada um, sendo que um deles é sempre dominante.

Os 3 doshas são denominados Vata, o Pitta e o Kapha. O Vata é feito da combinação de e ar e éter e governa o princípio do movimento, isso é, a força que rege a circulação, a respiração, a eliminação e os impulsos nervosos. O Pitta vem da combinação fogo e água, cuja principal função é regular o metabolismo no corpo. Já o Kapha vem da união de água e terra, onde podemos citar sua participação como parte do sistema de defesa do corpo, como o líquido cefalorraquidiano que protege o cérebro e a medula espinhal de um indivíduo.

Entendida corretamente essa divisão vamos lembrar que no sistema da Ayurveda a queda de cabelo é vista principalmente como um problema do dosha Pitta, isso porque o excesso desse dosha pode desencadear uma série de problemas vistos como causadores da alopecia acentuada pela medicina. Dentre os sintomas provocados por esse dosha em desarmonia estão os desequilíbrios hormonais, stress, ansiedade, insônia, uma dieta insalubre, caspa, obstrução dos poros no couro cabeludo devido ao excesso de oleosidade, distúrbios e doenças diversas como diabetes, infecções virais e infecções fúngicas, etc. Nesse ponto muitos já devem ver com um pouco de clareza como a Ayurveda pode ajudar a identificar e tratar a queda de cabelo, ao combater justamente os problemas que são seus principais causadores.

O controle da queda de cabelo no sistema ayurvédico pode ser um pouco complexo e inclui o uso judicioso de misturas complexas baseadas principalmente em produtos vegetais, dietas e certas práticas que devem ser levadas ao seu dia a dia. A primeira coisa que seu médico ayurvédico fará é localizar a raiz do desequilíbrio de seu dosha Pitta. Em sua dieta e estilo de vida, talvez o paciente esteja ingerindo muita comida oleosa e picante por exemplo, ou a prática do tabagismo seja o problema; até mesmo o uso exagerado de açúcar na dieta pode ser identificado como uma potencial causa. O próximo passo será adotar uma estratégia para interromper ou ao menos iniciar a redução desse gatilho para a queda de cabelo.


Leia também: Como utilizar óleos essenciais para hidratar os cabelos


A Dieta

A dieta é geralmente um dos passos mais importantes no tratamento ayurvédico. Além de ser o que mostra os melhores resultados, é também a área que normalmente é mais deficiente nos pacientes. A dieta da Ayurveda para queda de cabelo consiste na inclusão de uma grande variedade de alimentos naturais; além disso são adicionados alguns compostos complexos dos quais falamos, que são misturas de extratos de ervas em sua maioria. Eles ajudam a incrementar o consumo de certas vitaminas como as vitaminas do complexo B, zinco e enxofre; todas elas são estratégicas no controle da queda de cabelo por tornarem os fios mais fortes e saudáveis. Todos esses nutrientes também estão disponíveis em brotos, manteigas e leite, nozes, soja e grãos integrais.

Sucos frescos como o de alface, cenoura e espinafre costumam igualmente fazer parte dessa dieta. Junto à eles são adicionados uma série de alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais de folhas verdes em geral.

Outro item considerado são os níveis de magnésio e cálcio no organismo do paciente; quando deficientes, eles podem ser facilmente obtidos a partir de sementes como a de gergelim branca. Uma colher dessas sementes todos os dias pela manhã já é capaz de fazer uma diferença realmente notável.

O consumo de certos tipos de iogurte também entra na estratégia alimentar geral. Além de um item alimentar na dieta eles podem ser utilizados em cremes de tratamento capilar tópico. Vale lembrar aqui que caso o movimento intestinal ainda não tenha sido normalizado, é possível ser receitado algum chá de ervas laxantes para se ingerir antes de dormir, por exemplo.


Outras formas de controle

Além da dieta propriamente dita existem outras formas auxiliares de se combater a queda de cabelo dentro da Ayurveda. Massagens no couro cabeludo são um ótimo exemplo dessas outras formas de controle; normalmente para executa-las o profissional de Ayurveda recomenda óleo de brahmi, óleo de amla, óleo de coco ou óleo de arnica, todos eles com indicação para prevenir a queda de cabelo. Os óleos de massagem na Ayurveda geralmente são uma mistura de um ou mais desses óleos, com o adicional de certos extratos de ervas; por isso não escolha o óleo por conta própria. Apenas o profissional da Ayurveda tem conhecimento para indicar o composto certo para cada paciente, visto que as causas do cabelo estar caindo podem mudar entre indivíduos.


Ervas

Falando um pouco mais das ervas dentro da Ayurveda, existe um grupo considerável delas que podem ser usadas com o fim de prevenir e tratar a queda de cabelo, dentre as quais podemos citar como as mais comuns:

Bhringaraj: essa é uma erva até bem conhecida por promover o crescimento do cabelo, usada também em alguns medicamentos da medicina tradicional. Ela é indicada por controlar a queda do cabelo e parar o envelhecimento prematuro dos cabelos. Um estudo recente feito em Gujarat, na Índia, sugeriu que uma formulação em pó de ervas chamada Trichup (THHP) contendo uma mistura de ervas como brahmi, bhringaraj, groselha indiana (amla), aloe vera, neem, jaatamansi, henna e outras ervas pode ajudar a tratar a caspa, pontas capilares divididas e a queda do cabelo.

Extrato de madeira de teca: A madeira das árvore teca é muito conhecida no meio naval por ser bastante utilizada na construção de embarcações; um dos motivos é a presença de grande oleosidade, que ajuda a impermeabilizar a estrutura. Aqui, para o tratamento da queda de cabelo no entanto o alvo principal são suas sementes.

As sementes de madeira de teca foram aclamadas como tônica de cabelo já há muitos anos. Agora um estudo realizado e publicado no International Journal of Ayurveda Research vem para validar em definitivo suas propriedades e este benefício capilar. O estudo desenvolvido descobriu que o extrato de sementes de madeira de teca realmente promove o crescimento capilar; sua constatação foi tão conclusiva que ainda foi possível verificar que o extrato de madeira de teca promoveu um crescimento ainda maior do que o conhecido Minoxydil.

O Minoxydil é um composto tradicional que é reconhecido e aprovado pela FDA (Food and Drug Administration, uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) como um tratamento para a alopecia ou perda permanente de cabelo.

Jatamansi: A Jatamansi é uma planta originária da região Leste dos Himalaias, e dela é extraído um óleo essencial de coloração âmbar, o qual também é muito utilizado na fabricação de perfumes. Na Ayurveda as raízes são utilizadas como agentes anti-stress; na Índia, terra-mãe dessa ciência alternativa é possível encontrar com frequência raízes de Jatamansi sendo comercializadas como um medicamento anticonvulsivante ayurvédico, aprovado pela Ayush (siglas de Ayurveda, Ioga, Unani, Siddha e Homeopatia).

Pesquisadores da região de Chennai descobriram que esta droga, especialmente o rizoma ou raiz da erva, mostrou um resultado surpreendente promovendo o crescimento capilar e combatendo a alopecia. Levando em conta o concentro da Ayurveda de que o stress tem um papel fundamental na maioria dos casos de queda de cabelo, já era de se imaginar que a Jatamansi poderia ajudar muito nestes casos.


Leia também: Descubra a influência da lua no corte de cabelo


Panchakarma

Como é possível notar, o universo da medicina ayurvédica é realmente muito vasto e rico, e somente para o tratamento da queda de cabelo existem diversas formulações e métodos que seu médico pode utilizar e abordar.

Outras dentre tantas alternativas e que é igualmente eficaz, com resultados visíveis e aprovados tanto por estudiosos como pacientes, é o tratamento Panchakarma, mais especificamente com o uso de Shirodhara. O Panchakarma é composto por uma série de cinco tratamentos ou terapias, onde todas elas têm o intuito de remover o stress acumulado de um indivíduo; acima disso ele tem um efeito depurativo no organismo, servindo para remover e eliminar as toxinas que estão enraizadas de forma profunda no corpo do paciente.

Ao eliminar essas toxinas a força vital é restaurada e o sistema imune se fortalece enquanto equilibram os doshas. As cinco terapias mais tradicionais que são incluídas no Panchakarma são a Vamana, a Virechana, o Basti, o Nasya e o Rakta mokshana. O Shirodhara é um método ayurvédico destinado a também eliminar e aliviar o stress do paciente; esse método faz uso de uma espécie de derramamento de óleo quente (entenda-se que está pouco mais do que morno, não que de alguma forma vá ferir o paciente) e medicado, diretamente sobre a testa do paciente.

Esse derramamento leva cerca de 25 minutos em uma única aplicação. O tratamento mostra ótimos resultados gerais pois, além de tratar diretamente a queda de cabelo fortalecendo e nutrindo os fios e o couro cabeludo, ele ainda é capaz de aliviar e combater outros sintomas que indiretamente causam a queda de cabelo, como o próprio stress e seus companheiros: a insônia, asma e outras condições.

Muitos profissionais da Ayurveda dizem que nenhum tratamento para queda de cabelo está realmente completo sem que sejam aplicados os yogasanas e o pranayama. A prática da Yoga está intimamente aliada a medicina ayurvédica e é indicada pela grande maioria dos médicos ayurvédicos. As poses utilizadas na Yoga acabam estimulando o fluxo sanguíneo no corpo em diferentes áreas, de modo que o fluxo sanguíneo direcionado para a cabeça geralmente é recomendado para problemas de queda de cabelo de acordo com estes profissionais. A sarvangasana é uma das poses de Yoga que podem ser citadas para esse fim.

Em uma conclusão geral após tantas informações é possível perceber que a medicina ayurvédica, tem realmente muito a oferecer para quem sofre de problemas como a queda de cabelo, principalmente por que o sistema da Ayurveda visa sempre tratar diretamente a causa raiz do problema, e não apenas mascarar os sintomas. Lembrando que um profissional devidamente qualificado deve sempre ser consultado antes de decidir realizar qualquer tratamento.

Para aqueles que desejam se inteirar mais sobre o assunto, existe muita literatura disponível. Para esse artigo em particular, a bibliografia sugerida está em alguns artigos (em inglês) como o “Method development for Lawsone estimation in Trichup herbal hair powder by high-performance thin layer chromatography” publicado no Journal of Advanced Pharmaceutical Technology & Research, ou o “Phytochemical investigation and hair growth studies on the rhizomes of Nardostachys jatamansi DC” publicado na Pharmacognosy Magazine.

Outra opção para maiores informações sobre a Ayurveda você pode encontrar dentre os textos oferecidos em nosso site, devidamente organizados e resumidos.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: