.
Pra que serve a verbena? Descubra os benefícios para a saúde

Pra que serve a verbena? Descubra os benefícios para a saúde

A verbena é uma planta típica do Ocidente, muito comum na Europa e na América do sul. De nome científico Verbena officinalis L., essa plantinha pode ser utilizada na decoração e também possui diversos efeitos medicinais.  Veja quais são e como aproveitá-los.

Os benefícios da Verbena


A verbena é uma planta calmante, um sedativo leve, possui ação anti-inflamatória, anti-reumática,  analgésica e também anticancerígena. É também sudorífera (que favorece a transpiração), adstringente e afrodisíaca. Veja alguns problemas que podem ser tratados através dessa planta.

  • Ajuda a tratar a ansiedade e o estresse com seu poder calmante
  • Combate sintomas de doenças gástricas
  • Estimula o bom funcionamento e ajuda no tratamento de doenças nos rins (através do seu efeito sudorífero.
  • É excelente para tratar conjuntivite, sinusite, estomatite, faringite e febre graças ao seu poder anti-inflamatório.
  • Combate a insônia pelo seu poder sedativo leve
  • Reforça o apetite de quem tem dificuldades em se alimentar

Leia Também: Como cuidar e cultivar verbena

Como usar a verbena e aproveitar seus efeitos medicinais


Existem diversas formas de aproveitar os efeitos da verbena, veja 3 abaixo:

1- Chá de verbena

O chá de verbena é excelente para combater a insônia, problemas digestivos e desordens do sistema nervoso.  Para prepará-lo coloque 1 litro de água para ferver. Depois que levantar fervura,  desligue o fogo, adicione 50 gramas de folhas de verbena, abafe e deixe repousar por cerca 10 minutos.  Depois coe e vá bebendo esse chá ao longo do dia.

2- Lavagem dos olhos

Quem possui conjuntivite ou irritação nos olhos pode usar água de verbena para aliviar os sintomas e combater o problema. Para isso, basta colocar 2 gramas de folha de verbena lavadas em 200 ml de água, deixar repousar por cerca de 15 minutos, e depois jogar essa água nos olhos, fazendo uma lavagem.

3- Cataplasma

Você pode aliviar inflamações, dores musculares ou nas articulações através de um cataplasma de verbena. Para isso, você deve cozinhar as flores e folhas da verbena em água fervente. Depois, deixe esfriar e aplique essa solução em um pano limpo e absorvente. Coloque essa pano ainda morno sobre a região afetada pela dor.

Leia Também: Para que serve o alecrim? Veja suas múltiplas utilidades

Contraindicação


Atenção: a verbena não deve ser utilizada por mulheres grávidas,  por mulheres em período menstrual nem por quem possui distúrbios de tireóide.

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual