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Potencialize os seus exercícios físicos de acordo com os doshas

Potencialize os seus exercícios físicos de acordo com os doshas

Diferentes biótipos claramente necessitam de diferentes tipos de exercícios. Portanto, de acordo com a Ayurveda é de extrema importância preferir atividades que equilibrem o seu prakriti (natureza) e evitar as que o agravam.

Basicamente, seu prakriti é composto pelos três doshas, ou humores: o vata, o pitta e o kapha. Muitos de nós somos compostos por uma combinação de ao menos dois deles, onde um geralmente é predominante. A seguir, veja em qual descrição você melhor se encaixa e como moldar a melhor rotina de exercícios com base nisso.


Adequando seus exercícios de acordo com os doshas

Às vezes temos uma preferência esportiva, mas não necessariamente ela é a mais adequada para manter os seus doshas em perfeito equilíbrio. Veja como tornar a rotina mais simples e com melhores resultados.

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Vata

Se “leve, flexível e rápido” descrevem as qualidades do seu corpo e mente, seu dosha dominante é o Vata. Inquieto e impulsivo, você mergulha em planos de exercícios estusiastas, mas logo de cansa.

Você é atraído por esportes de muita ação e que demandam muita energia, mas o que você precisa é exatamente o oposto – atividades que movimento lentos e rítmicos.

Exercícios que estabilizam o Vata são aqueles de baixo impacto e estabilizadores. Você precisa prestar uma atenção em particular aos seus limites, e parar antes de atingi-lo. Andar de patins, natar e escalar são ótimas opções para equilibrar o seu dosha, proporcionando melhores resultados.

Dica extra: Foque-se em movimentos repetitivos suaves, coordenados com a respiração. Dê ênfase para movimentos sentados e de longo relaxamento.


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Pitta

Você é quente por natureza? Focado em realizações? Naturalmente atlético, com ao menos uma construção muscular mediana? Então o seu dosha predominante é o Pitta. Com isso, você é intoxicado por esportes competitivos, como o tênis, mas eles geralmente alimentam ainda mais a sua agressividade.

Para equilibrar o dosha, você encontrará mais benefícios através de atividades que esfriem a sua natureza impetuosa e o incentivem a aproveitar melhor a si mesmo. Esportes aquáticos ou na neve são tão benéficos a você quanto as modalidades em equipe, como basquete e futebol. Outras opções estão em atividades onde você competirá contra si mesmo, como é o caso do ciclismo.

Dica extra: Lembre-se que se divertir é muito mais importante que vencer. Concentre-se em cultivar um foco interno através de poses como curvas e torções para a frente.


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Kapha

Seus amigos te descrevem como uma pessoa firme e decidida? Você tende a ser “empacado” e a procrastinar? Se sim, o seu dosha principal é o Kapha. Forte e paciente, você é lento para começar uma rotina – mas uma vez que começa, você a mantém.

Você gravita entre esportes mais descontraídos, como o golf ou o baseball, mas certamente o seu organismo mostrará melhores resultados se começar a praticar exercícios mais intensos, e que te farão suar de fato. Artes marciais, aeróbios, corrida e futebol são ideais – eles irão contrair essa sua tendência de ficar plantado no sofá e te ajudarão a sentir mais revigorado, vital e vivo.

Dica extra: a prática de aquecimentos e estímulos que incorporam sequencias fluidas como as saudações ao sol é perfeita para aqueles que possuem Kapha entre seus doshas.


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Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

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