.
Oxossi Umbanda – saiba tudo sobre este orixá

Oxossi Umbanda – saiba tudo sobre este orixá

Na Umbanda, Oxossi é o patrono da linha dos caboclos, é o rei da mata, portanto todas as espécies de plantas e o reino animal têm ação deste orixá. Ele é um profundo conhecedor das ervas e de seus poderes medicinais, sendo portanto um curador poderoso. Conheça um pouco mais sobre essa importante entidade Oxossi Umbanda.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

Características de Oxossi na Umbanda


Oxossi Umbanda, além de ser o senhor das matas – no qual é rei absoluto – ele também é considerado um caçador de almas, quem procura almas perdidas para catequizá-los. De Oxossi emana a altivez que dá coragem a todos os seguidores da Umbanda, transmitindo grande segurança aos seguidores de nossos cultos.

  • Cor: verde
  • Elemento: Terra
  • Saudação: Oxossi é meu pai ou Okê arô Oxossi
  • Dia da semana: quinta-feira
  • Data comemorativa: 20 de janeiro
  • Sincretismo com a Igreja Católica: São Sebastião
  • Domínio: das matas
  • Símbolo: arco e a flecha em ferro fundidos

Leia Também: Saiba tudo sobre Umbanda – das origens aos rituais

Filho de Oxossi Umbanda não cai


Como dizem os umbandistas: quem é filho da Umbanda não cai.  Os filhos de Oxossi são normalmente pessoas calmas, encantadoras e amorosas, são os mais equilibrados de toda a Umbanda. São conhecidos por serem ótimos conselheiros pelo seu gênio alegre, mas também possuem tendência a serem solitários.

São extremamente solidários, são incapazes de negar ajuda a alguém, e como bons conselheiros conseguem organizar bons caminhos para solucionar problemas complicados. Já em relação aos seus próprios problemas, costumam ser hesitantes e terem muitas indecisões. Mas no fim, conseguem sempre tomar as melhores decisões inspirados pelo seu lado otimista e alegre. São muito dedicados à suas famílias, portanto dedica sua total atenção e carinho a elas.

Têm uma forte conexão com a natureza. Ama a natureza, os bichos e a terra, e precisa estar constantemente em contato com esses elementos. Não é ciumento, muito menos rancoroso, mas é bastante carente, exigindo bastante atenção das pessoas ao seu redor.

São pessoas que gostam de coisas boas, têm gosto refinado. Vestem-se distintamente, de forma cuidadosa. Gostam de presentear com bons presentes e ver a alegria nos olhos de quem recebe.

Leia Também: Conheça as bases da religião Umbanda

Conheça um ponto de Oxossi


“Quem manda na mata é Oxossi

Oxossi é caçador

Oxossi é caçador. (bis)

Ouvi meu pai assobiar,

Ele mandou chamar. (bis)

É na Aruanda auê!

É na Aruanda auá! (bis)

Seu Pena Verde de Umbanda,

Ele mandou chamar.”

Você pode ouvir esse ponto clicando aqui.


Descubra a sua orientação espiritual! Encontre-se!

Gostou? Compartilhe!