.
Os 5 principais benefícios da Alfazema

Os 5 principais benefícios da Alfazema

A alfazema é uma planta aromática amplamente utilizada na produção de perfumes, cosméticos e também de produtos de limpeza pelo seu cheiro suave e agradável.  Ela faz parte da família das Lamiaceae, trata-se de um arbusto de pequeno porte com flores azuis violeta. Também é chamada de lavanda, e este nome vem do latim lavare, já que o seu aroma era associado pelos romanos ao cheirinho de limpeza, sendo utilizado para lavar roupas, tomar banhos e aromatizar ambientes. Mas, além de funcionar como um perfumador, a alfazema possui ainda muitos benefícios medicinais poderosos. Veja abaixo como a alfazema pode ser benéfica para a sua saúde.

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

As propriedades medicinais e terapêuticas da alfazema


Na medicina natural, a alfazema é muito utilizada como um calmante leve, que ajuda a aliviar distúrbios do sono, é ansiolítico e antidepressivo.

1- Alivia ansiedade, irritabilidade e dores de cabeça
As propriedades calmantes da alfazema aliviam os sintomas de hiperatividade nervosa e dores de cabeça relacionadas ao estresse e enxaquecas.  Possui efeito sedativo leve, sendo ideal para tratar depressão, desânimo ou falta de vitalidade, é indicada também para alívio de exaustão após um período de atividade física intensa ou de tensão/preocupação.

Leia Também: Para ser feliz, tome banho de sal grosso com alfazema

2- Alivia a insônia
Como um calmante natural, a alfazema melhora consideravelmente a qualidade do sono. Ela pode ser utilizada com o óleo essencial – através de massagens ou com gotas num queimador , em flores secas – numa almofada de ervas, ou como chá. Ela pode ser aliada a outros remédios naturais para dormir como a cidreira e a passiflora.

3- Alívio de dores localizadas e relaxamento
É analgésica e relaxante podendo ser utilizada como remédio em praticamente todo tipo de dor. Em dores musculares (espalhando e massageando o óleo essencial no local), para dores de cabeça (ao aspirar o óleo ou espalhá-lo levemente na testa), nas dores menstruais (espalhando suavemente o óleo pelo ventre), para dor de ouvido (colocando algumas gotinhas em um algodão e colocando dentro do ouvido), para dor de dente (colocando uma compressa com algumas gotas do óleo essencial) etc.

4- Alivia má digestão e irritação no estômago
Seu poder calmante também ajuda a aliviar dores digestivas, basta tomar uma xícara de chá de alfazema depois da refeição,  o efeito é sentido minutos depois. Evita também a formação de gases intestinais

Leia Também: As propriedades terapêuticas e místicas para utilização da arruda

5- Excelente para a pele e alivia picadas de insetos
É poderoso para limpar, amaciar e acalmar a pele inflamada, reduz a vermelhidão e alivia a coceira causada pela picada de inseto, acelerando a sua cicatrização.

Esses são apenas os principais benefícios da alfazema, há ainda muitos outros - como alívio dos sintomas da asma, da hipertensão arterial e má circulação, dores reumáticas e etc - que estão sendo estudados e comprovados pela ciência.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!