.
Oráculos, guias e protetores: por dentro da cultura dos horóscopos

Oráculos, guias e protetores: por dentro da cultura dos horóscopos

De origem intrigante, os horóscopos possivelmente tiveram o seu surgimento datado a partir do século 7 a.C., período onde muitas eram as civilizações que se guiavam e estudavam a observação do céu. Entretanto, foi da união de culturas gregas, egípcias e babilônicas, misturando suas influências, que criou-se o zodíaco como conhecemos tão amplamente.

Mas não é somente do nosso horóscopo que vamos dissertar, mas sim da infinidade de métodos utilizados para designar o nascimento de alguém, a partir do posicionamento dos astros no momento em que lhe foi dada a luz. O retrato, por assim dizer, registrado nos céus, permitiam a estudiosos astrológicos traçar personalidades, ou mesmo ajudar e entender o que determinada pessoa estivesse passando.

Previsões Completas para 2017 – o Ano da Mudança

Oráculos, guias e protetores – a cultura dos horóscopos

Diante dessa interpretação, diversas civilizações foram tomando seus próprios rumos, de forma que o horóscopo tornou-se, ainda que com estrutura semelhante, adaptável a crenças e criaturas, por vezes completamente opostas ao costume ocidental.

Um dos exemplos dessa diferença está no horóscopo Maia, que conta com um signo a mais que as 12 casas do zodíaco. Outras atribuições simbólicas curiosas estão entre os sábios, magos e curandeiros do Xamanismo, os quais designam animais e direções do vento aos nascidos em determinado período do ano.

Por outro lado, ao contrário dos horóscopos Maia e Xamã, outras culturas, como os Ciganos adotam representações diferentes. Para eles, os doze signos são representados a partir de oráculos inerentes ao seu povo, como sinos, candeias, adagas, moedas e outros.

Também não podemos deixar de lado um dos mais antigos horóscopos que se tem conhecimento: o egípcio. Datado de 2.769 antes de Cristo, os egípcios possuem um dos horóscopos mais semelhantes ao que utilizamos na cultura ocidental, sendo ele marcado por 12 divindades do Egito Antigo.

Para o povo místico, e já datado da Idade Média, uma grande diversidade de horóscopos e oráculos passou a surgir, atribuindo personalidades e previsões do futuro a elementos da natureza e seres da floresta. Entre eles, sacerdotes celtas foram responsáveis pelo horóscopo das árvores. Gnomos, bruxas e fadas também surgiram a partir desse período.

E assim o tempo passou a associar pessoas e suas datas de nascimento a um elemento, criatura ou entidade particular, como forma de guiar os passos e traçar um caminho entre presente e futuro a cada um desses indivíduos.

Independente de sua crença, certamente encontrará o seu lugar entre os diversos horóscopos existentes, as interpretações astrológicas e como esses elementos podem guiar a sua vida, definindo o presente, prevendo o futuro e auxiliando-o a fazer as melhores escolhas.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Horóscopo Chinês

Horóscopo Chinês

Relativamente bem difundido no ocidente, o Horóscopo Chinês consiste em uma sabedoria milenar que utiliza-se de 12 animais responsáveis por guiar e descrever determinado grupo de pessoas de acordo com a data de nascimento. Diz a lenda, que Buda havia organizado uma festa de Ano Novo, onde todos os animais foram convidados.

Contrariando suas expectativas, apenas 12 animais compareceram e Buda, como forma de agradecimento, concedeu a cada um deles, um mês do ano – dessa forma, cada indivíduo teria um animal “regente”, de acordo com o mês em que nasceu. São os animais: rato, boi, dragão, cavalo, galo, porco, macaco, cabra, coelho, tigre, cão e cobra.


Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano

Também com divisões que coincidem com o zodíaco tradicional, o horóscopo cigano consiste em 12 elementos capazes de caracterizar e prever o futuro de acordo com o dia e mês de nascimento de determinado indivíduo.

Entretanto, diferente do horóscopo astrológico, onde o futuro é previsto pela movimentação dos astros, o horóscopo cigano é amparado por oráculos inerentes à cultura cigana, os quais também estão presentes na denominação dos signos, que são: punhal, coroa, candeia, roda, estrela, sino, moeda, adaga, machado ferradura, taça e capelas.


Horóscopo Xamânico

Horóscopo Xâmico

Como introduzimos logo ao início do texto, o horóscopo xamânico tem com princípio básico o contato com a natureza, de forma que os reinos animal, vegetal, mineral e os homens estão interligados em um só elo.

A partir dessa constatação, feiticeiros norte-americanos – conhecidos como xamãs – atribuíram aos dozes meses do ano, segmentados em ciclo lunares, doze animais, com características também relacionadas às tribos locais. Ficaram estabelecidas personalidades aos nascidos sob os signos de ganso, lontra, lobo, falcão, castor, cervo, pica-pau, salmão, urso, corvo, serpente e coruja.


Horóscopo das Fadas

Horóscopo Fadas

Guardiãs para cada signo do zodíaco, as fadas também possuem lugar cativo no horóscopo – com personalidades próprias e poderes extraordinários. Lado a lado com cada casa do zodíaco, elas surgem como protetoras e capazes de realizar pedidos, quando invocadas.

As fadas, como suposto, são requisitadas frequentemente pelos praticantes Wicca, e que veem nessas pequenas criaturas mágicas da natureza uma maneira de se proteger e realizar os desejos mais profundos. São elas as fadas Morrigu, Licke, Habetrot, Oonagh, Damovic, Leanan Sidhe, Fylgiar, Meg Mullach, Ellyllon, Rainha Mab, Gwargged Annwn e Grig.


Horóscopo dos Gnomos

Horóscopo Gnomos

Seguindo o mesmo princípio das fadas, os gnomos seguem vivem em meio às florestas, ainda que tenham sido difundidos principalmente pelo povo Celta durante a Idade Média. Também adotados por praticantes Wicca, as sábias criaturas das florestas são chamados, por cada signo do zodíaco, para guiar e auxiliar seus correspondentes.

Apresentados em pares, os gnomos sempre possuem duendes ao seu lado, ambos atuando conjunto para beneficiar determinado signo. Nessa estrutura temos o gnomo Harumh e o duende Verny; Zocoss e Jefyte; Giafar e Clion; Pan e Yark; Raschib e Edoss; Mobarak e Oldh; Jenny e Pyloo; Haruko e Smark; Otbat e Basy; Magrebin e Vikran; Igor e Rimon; e Elio e Wull.


Horóscopo das Flores

Horóscopo Plantas

Ligados aos astros, à natureza ou ao Ser em sua essência, o horóscopo se guia a partir da Terra como um todo, e tudo o que ela nos fornece em termos de orientação, paz interior ou por identificação, principalmente àquela relacionada a outros seres vivos.

No horóscopo das flores, novamente nos utilizamos daquilo que a natureza nos fornece, para encontrar alento e estabelecer através dela uma relação com a nossa personalidade. Também atreladas aos doze signos do zodíaco, assim como temos nosso astro regente, a personalidade inerente a cada uma das 12 casas possui sua própria flor, como forma de promover uma identificação, e traze-las para dentro de nossas vidas, seja em arranjos, em jardins, ou livres por onde tiverem de estar.


Horóscopo do Sangue

Horóscopo Sangue

Você já ouviu falar em horóscopo do sangue? Não há nada de mórbido nisso, já que estamos falando especificamente do seu tipo sanguíneo. Afinal, através de estudos realizados em meados dos anos 60, um pesquisador de psicologia humana e personalidade chegou a conclusão que diferentes tipos sanguíneos respondem de maneira diferente às mesmas perguntas – o que representaria reações específicas no cérebro de cada um.

Foram avaliados os sangues dos tipos A, B, AB e O, onde além de uma personalidade específica, cada um deles é capaz de interagir positiva ou negativamente com pessoas de outro tipo sanguíneo. A boa notícia? Pessoas do tipo O, o sangue mais comum no mundo, são as que tem probabilidade de se dar bem com todos os outros tipos conhecidos.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!