.
Ocultismo: o que é?

Ocultismo: o que é?

Desde a sua criação, as ciências do ocultismo sempre foram muito julgadas. Um grande preconceito sempre esteve ao seu redor, pois diziam que elas se configuravam como seitas satânicas e que nada daquilo – e disto – seria real. Entre as principais ciências, podemos destacar a astrologia, o hermetismo e a alquimia.

Hoje iremos conhecer a força e usos do ocultismo nos dias atuais, assim como o que seria suas principais ciências, tão subjugadas com o tempo.

Ocultismo: nos dias de hoje

O ocultismo ainda não é visto como uma ciência confiável devido ao seu objeto de estudo principal: a espiritualidade. Esta manifestada em suas mais diversas formas.

Diferente da ciência regular, como a astronomia, física e química, o ocultismo provavelmente nunca ganhará esse status. Isto se deve porque ele não segue os padrões do empirismo. Nem tudo é capaz de se provar ou de se mostrar nu e cru. Assim, é impossível que espíritos fiquem se mostrando para qualquer um ou que façamos porções mágicas para tudo!

Deste modo, o ocultismo fica mais nos estudos das religiões, dos processos ritualísticos, nos trabalhos de astrologia, como o horóscopo, o tarô, etc.


Clique Aqui: 3 argumentos para usar com quem não acredita em astrologia


Ocultismo: suas ciências

O ocultismo possui diversos estudos e ciências importantes, entretanto três dentre eles são os mais comuns, visto que também se subdividem criando outros grupos teórico-práticos:

Alquimia – palavra muito usado em filmes de magia, a alquimia se dá como a ciência que irá misturar a química com a filosofia e antropologia, principalmente. Porções são feitas para diversos fins e o ser humano é sempre visto como um campo de energia e muito poder. Foi devido a estes estudos que muitas “bruxas” foram queimadas durante a inquisição. Provavelmente a sua grande maioria nada mais eram do que “cientistas”.

Astrologia – já a astrologia, ela vai estudar a posição dos astros e o seu efeito na vida humana. Nisto, destacamos o horóscopo, conhecido e praticado em todo o mundo! A astrologia é até mais antiga do que as ciências regulares de hoje em dia. Se não fosse por ela, talvez não saberíamos tanto sobre os astros que nos cercam em nosso sistema solar.

Hermetismo – e, por fim, temos o hermetismo. Este movimento de estudos é baseado em várias doutrinas e filosofias antigas, dando sempre importância a espiritualidade e às ciências ocultas e misteriosas. Perguntas que não conseguimos responder, dúvidas cruéis e fatos sem motivos. Todos estes tópicos são estudados no hermetismo, a fim de que possamos expandir a nossa mente e evoluirmos enquanto seres pensantes.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.