.
O significado do preto da cromoterapia

O significado do preto da cromoterapia

O preto na cromoterapia levanta uma série de questões, afinal ele não pode ser considerado uma cor, é na realidade a ausência de cor. O preto não possui vibração e não proporciona troca energética, então como ele é usado na cromoterapia? Qual o significado deste tom tão utilizado no nosso dia a dia? Descubra abaixo.

Preto – cor da escuridão que repele e expulsa


O preto simboliza a energia telúrica (terra), é uma cor que não doa nem recebe energia, tem atmosfera silenciosa com efeito repulsivo. É uma cor que é associada ao negativo, ao demônio, por remeter à escuridão física e espiritual O preto é na verdade a ausência de forma, a representação da energia dos nossos ancestrais, o extremo, o invisível e pode ter também o seu valor dentro da cromoterapia.

► Descubra o significado das cores

A personalidade das pessoas que se identificam com a cor preta


Quem gosta do preto são normalmente pessoas reservadas, sóbrias, que gostam de prezar pela sua elegância e passar ideia de autoridade. É uma característica também das pessoas que não estão dispostas a abrir das coisas, são persistentes e muitas vezes teimosos.

O preto é muito utilizado para situações formais e sociais, dando o tom de seriedade ao vestuário das pessoas. É utilizado também no luto, nos funerais e momentos fúnebres para mostrar a tristeza e descontentamento com a situação da perda. Pessoas acima do peso também costumam utilizar essa cor de vestuário pois acredita-se que o preto emagrece. O que acontece na verdade é que o preto disfarça ondulações e gorduras extras pela sua ausência de forma, ele faz com que percamos a noção dos limites corpóreos e pareçamos mais magros.

Mas é preciso ter cuidado ao utilizá-lo, pois ao disfarçar os limites do corpo ele acaba realçando outras características das pessoas, como o tom de pele, dos cabelos e detalhes do rosto e dos braços. Cuidado também com a falta de vibração desta cor, se você quer transmitir uma mensagem, mostrar-se comunicativo ou interagir, essa pode não ser a cor ideal pois ela não permite a troca energética.  Quando usado em excesso, o preto pode trazer sinal de introversão, intolerância e apatia.

Leia Também: O poder do branco na cromoterapia

Efeito do preto no corpo e usos na cromoterapia


O preto tem o poder de isolar e repelir. Ele pode ser usado em alguns tratamentos cromoterápicos para afastar o medo, os traumas e a insônia. Ele também é utilizado para neutralizar a influência de outras cores, como se fosse um antídoto contra o uso excessivo de outra cor na vida do paciente. Outro efeito curioso é que: além de ser um antídoto ele pode potencializar o efeito de outras cores quando é aplicado juntamente com elas.

Leia Também: O poder energético do laranja na cromoterapia

Usos no cotidiano


O preto é usado em diversas ocasiões, por da a sensação de verticalidade e aumento da agilidade. É a cor que separa das demais sem se misturar, por isso é utilizada para a cor do árbitro em esportes. Como ele realça o potencial das demais cores, é usado em simultâneo com outras cores e tem sempre acompanhado a sua cor oposta, o branco, que o equilibra.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!