.
O Relógio da Ayurveda - equilibre sua rotina e seja mais saudável

O Relógio da Ayurveda - equilibre sua rotina e seja mais saudável

A medicina Ayurveda possui uma série de princípios destinados a proporcionar uma vida mais saudável, onde o cerne principal de todo seu fundamento é o conceito de equilíbrio. Tudo dentro da Ayurveda é balanceado e deve possuir sua contra parte, isso se aplica também às atividades exercidas ao longo do dia.

A maioria das pessoas do mundo moderno se deixa levar pela agitada rotina, com isso é cada vez mais raro encontrar quem divida adequadamente suas tarefas de modo a não se sobrecarregar, permitindo-se a momentos de descanso. Estendemos cada vez mais o horário de trabalho, e postergamos cada vez mais as pequenas e preciosas pausas.


Leia também: Numerologia do trabalho – revela o talento e aptidão para sua carreira


O relógio da Ayurveda para um dia saudável

Quando se observa o dia pelas lentes da Ayurveda, a ideia de uma rotina saudável é completamente diferente da que se observa normalmente. Afinal, a Ayurveda vê o dia dividido em seis zonas de quatro horas, as quais ainda são divididas em zonas diurnas e noturnas; dessa forma, há uma zona para cada um dos 3 doshas, tanto durante o dia, quanto durante a noite.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Encontre já o seu Bem Estar Espiritual!

Aceito a ajuda! >

De acordo com este relógio simbólico, o dia começa no nascer do sol, com o fresco, pesado e terrestre dosha Kapha - ele compreende o período que vai das 6h da manhã até as 10h. A partir das 10hm quem assume é o quente e afiado dosha Pitta, que segue como o “rei da digestão” até as 14h, providenciando a correta quebra dos alimentos do almoço. O leve, seco e arejado dosha Vata segue englobando o horário que vai das 14h até as 18h, para então dar início ao ciclo noturno dos doshas.

Para sincronizar com esse relógio é preciso seguir uma vida ativa e despertar antes do nascer do sol, quando Vata é transcendente. Uma vez que o sol está acima, nós começamos a cair sob feitiço do Kapha, da terra e da água, de forma que pode ser muito prazeroso dormir aqueles minutos a mais depois do despertador tocar as 6h da manhã, mas se não levantar logo, poderá despertar sobre a influência de desse dosha, e assim terá uma sensação de começar o dia mais pesado e lento.

A Ayurveda também incentiva a comer a sua refeição principal ao meio do dia, quando o fogo de Pitta domina, sustentando sua capacidade de digerir todas as coisas - comidas, pensamentos e sentimentos. Já a ceia deve ser leve, para que seu corpo seja capaz de terminar a digestão antes do horário de dormir. Assim, a próxima transição será mais tranquila e seu sono, mais repousante.


Leia também: O significado de horas iguais no relógio


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

Gostou? Compartilhe!