.
O que é e como fazer o Panchakarma em casa

O que é e como fazer o Panchakarma em casa

O Panchakarma é um antigo método de limpeza e rejuvenescimento utilizado pela Ayurveda, ainda que seja preciso alertar que ao considerar um tratamento com o Panchakarma você deve consultar um especialista no assunto.

O perito no assunto, Dr. Vasana Lad, diz que é possível se introduzir no método sem ter necessariamente de visitar uma clínica; ele é seguro para a maioria das pessoas, mas existem ressalvas que precisam ser feitas quando se trata de gestantes, indivíduos muito fracos, anêmicos e debilitados, por exemplo. Estes casos precisam passar antes por uma análise individual.


Como fazer o Panchakarma em casa

Antes de iniciar o Panchakarma em casa, é preciso primeiramente determinar sua constituição ayurvédica e seu dosha, sendo que para a maioria das pessoas há um dosha primário, outro secundário, e o terceiro é menos proeminente.

Procure dedicar um tempo descansando, andando pela natureza, lendo algum material leve, praticando yoga suave e meditação. Idealmente você deve realizar este miniprograma durante uma semana de férias para que possa escapar da sua rotina diária. Evite o excesso de qualquer tipo de estímulo (incluindo sexo), e passe o seu tempo realmente descansando. Se não puder tirar férias, procure fazer isso por ao menos 1 a 3 dias utilizando os finais de semana.

Tenha cuidado, pois de acordo com Lad, este programa libera velhas emoções não resolvidas armazenadas em nosso tecido conjuntivo profundo. Para lidar com isso, diz ele, evite desejos intensos e pratique a meditação regular para acalmar seu coração e alma.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Dias 1-3

Beba ghee (manteiga clarificada) quente no início da manhã. Se você tem níveis elevados de colesterol, triglicérides ou açúcar no sangue, substitua o ghee por 2 colheres de sopa de linhaça, 15 minutos antes das refeições, por três dias.

As pessoas Vata-dominantes devem adicionar uma pitada de sal de rocha ao seu ghee, enquanto as pessoas Kapha-dominantes devem adicionar uma pitada de Trikatu, um composto de três temperos: pimenta preta, gengibre e pimenta indiana longa.

Siga sua dieta dosha e, a cada noite, coloque 1/2 a 1 colher de chá de Triphala em pó (um composto de dos frutos amla, beheda e harada) em um copo, e adicione 1/2 xícara de água fervente. Deixe descansar por 10 minutos e em seguida beba. Este é um laxante suave, mas nutritivo.


Leia também: Ayurveda e a alimentação Sattvica - bem-estar sobre os estados da mente


Dias 4-5

Coma apenas Kitchari (uma leve refeição ayurvédica) para o café-da-manhã, almoço e jantar, e beba um chá específico para o seu dosha dominante:

Chá Vata: utilize partes iguais de gengibre moído, cominho e coentro;
Chá Pitta: utilize partes iguais de cominho moído, coentro e erva-doce;
Chá Kapha: utilize partes iguais de gengibre moído e canela, e uma pitada de cravo.

Todos os dias, ao se deitar, massageie seu corpo por 15 a 20 minutos com um pouco de óleo orgânico morno (óleo de sésamo para Vata, óleo de girassol para Pitta, e óleo de milho para Kapha). Descanse por alguns minutos para deixar sua pele absorver o óleo e em seguida tome um banho quente. Esfregue seu corpo com sabão natural para retirar o excesso, mas permita que algum óleo permaneça em sua pele. Em seguida, tome uma dose de Triphala e vá para a cama.


Dias 6-8

Continue o seu regime de Kitchari e chá, com a massagem à noite, o banho e Triphala. Na hora de dormir, ferva 1 colher de sopa do composto ayurvédico de ervas, o Dashamoola, em 2 xícaras de água por 5 minutos. Depois de ter esfriado a temperatura corporal, use o líquido como um Basti (tratamento ayurvédico de limpeza e nutrição do intestino grosso). Tente reter o líquido durante pelo menos 30 minutos - se possível durante toda a noite - antes de visitar o banheiro.


Leia também: Energize seus chakras com massagem Ayurvédica


Dias 9-12 e além

No dia 9, adicione legumes cozidos ao seu Kitchari e realize gradualmente a transição para uma dieta regular mais saudável, adicionando alguns pães e mais vegetais para suas refeições. Esse é o final de seu Panchakarma, mas não é por isso que você deverá deixar de seguir seus princípios e sua dieta dosha.
 

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: