.
O poder do Ki - descubra como atua a energia Reiki

O poder do Ki - descubra como atua a energia Reiki

O Reiki trabalha sob o conceito da existência de uma Energia Natural Vital que é gerenciada pela Sabedoria do Universo - sendo a Sabedoria do Universo é o “Rei” e a energia é o “Ki”. Essa energia constitui toda a base da construção dessa técnica curativa, pois é através da manipulação dessa Energia Vital que o reikiano é capaz de nutrir seus pontos energéticos, desbloquear chakras e dutos de energia.

O Ki na realidade não é um conceito exclusivo do Reiki e está presente em muitas outras artes orientais; algumas inclusive se utilizam do mesmo nome, e outras apesar de darem uma nomenclatura diferente a energia usa do mesmo conceito e a mesma origem. É muito comum ouvir sobre ela na prática de artes marciais por exemplo, pois os lutadores e praticantes canalizam e utilizam essa energia como forma de alcançar um estado mental superior, fornecendo uma força maior aos seus golpes por exemplo.

Qual o significado o Ki para a energia Reiki


O Ki, tanto para o Reiki quanto para as outras artes que fazem uso dessa força, representa a energia primordial ou a energia vital que circula por todo o universo, e portanto em todos os seres vivos. É ela que fornece o sustento para todas as formas de vida que conhecemos.

Apesar do foco principal serem os seres vivos comuns ao cotidiano - o que inclui animais domésticos, por exemplo -, essa energia está presente em tudo o que existe como a água que flui pelos rios e mares, o solo, o are até mesmo a luz do sol. O Reiki acredita que toda pessoa possui um fluxo natural dessa energia em seu corpo, com diferentes volumes e intensidades; é justamente esse fluxo que determina o estado de saúde de uma pessoa.

Se o fluxo do Ki está instável ou obstruído é muito provável que essa pessoa venha a desenvolver algum problema de saúde devido a esse desequilíbrio. Na natureza, o fluxo de Ki determina o movimento dos ventos e dos mares, por exemplo.

Veja também:


Existem muitas maneiras de se interpretar e assimilar o Ki, e uma das mais simples e populares é a ideia de que ela é o resultado da coordenação entre a energia física e a energia mental, podendo ser gerado e manipulado pela intenção e a vontade de alguém.

A manipulação dessa energia pode ser representada por exemplo por uma criança que tenta ser erguida contra a sua vontade, é comum que ela pareça muito mais pesada nesse momento e que pega-la no colo pareça mais difícil.  Isso seria causado pelo Ki dessa criança, manipulado de modo a refletir sua intenção e sua vontade de permanecer onde está.

Esse mesmo conceito é realmente muito sólido e popular no Oriente há milênios, tanto que pode ser encontrado e observado tanto no desenvolvimento do Reiki como nas artes marciais diversas e populares também no ocidente, como o Aikido, o Tai Chi e o Qi Gong. Isso acontece pois como se observa, o conceito é muito abrangente e permite uma ampla aplicação.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!