.
O melhor da estação - alimentação ayurvédica de verão para o dosha Vata

O melhor da estação - alimentação ayurvédica de verão para o dosha Vata

A alimentação ayurvédica se baseia no correto equilíbrio dos doshas Vata, Pitta e Kapha, sendo ela muito requisitada e útil também nessa época das altas temperaturas de verão, onde o calor é exaustivo e a alimentação faz uma grande diferença em sua saúde, bem-estar e om humor.


Como introduzir a alimentação ayurvédica Vata no verão

A alimentação ayurvédica de verão para o dosha Vata deve incluir um pouco de fruta doce e aquosa, procurando reduzir o consumo de material seco e crocante, que incluem diversos cereais e frutas secas.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Encontre já o seu Bem Estar Espiritual!

Aceito a ajuda! >
No calor do verão, o Pitta está queimando a umidade já deficiente de Vata, e essa influência é especialmente expressiva se a pessoa já estiver na fase Vata da vida (que começa entre as idades de 40 a 55 aproximadamente, ou, para as mulheres, durante a fase pré ou pós-menopausa). Por isso é que se deve evitar alimentos secos, capazes de absorver o pouco de água que o Vata tem nesse momento. Consumir alimentos muito secos, duros ou crus pode acabar acarretando problemas intestinais, além de promover sintomas como constipação, gases e inchaço pelo corpo.

É preciso ter o cuidado de elaborar uma alimentação ayurvédica que inclua refeições bem distribuídas ao longo do dia, e que estejam rigorosamente cronometradas. As refeições devem ser o mais saudáveis possíveis, com alimentos provenientes do cultivo na terra; massas e alguns grãos são bem vindos, assim como carnes leves para os que assim desejarem. A alimentação ayurvédica para o dosha Vata no verão deve incluir mais estímulos do paladar, com sabores doces e salgados. O sabor doce pode ser estimulado ao incorporar certos grãos, massas, carnes, leite, ervas como a erva-doce, amêndoas e o próprio mel. Dentro da ayurveda o sabor doce serve para estabilizar e construir energia, bem como para levar a uma maior longevidade.

Já os sabores salgados podem ser encontrados em diversos alimentos, mas uma recomendação muito especial para essa época são as algas, as quais podem ser incorporadas em muitos formatos junto a saladas ou em pratos quentes. Elas costumam ainda serem muito agradáveis para o paladar dos Vatas. Uma excelente recomendação aos Vata-dominantes é ir até um mercado especializado e provar diversas variedades de algas. Dessa maneira, poderá escolher quais as variedades que mais combinam com a dieta que deseja seguir.


Leia também: Refeições equilibradas e energizadas - aplicando o Reiki nos alimentos


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

Gostou? Compartilhe!