.
Meditação Vipassana: o que é e como funciona?

Meditação Vipassana: o que é e como funciona?

A Meditação Vipassana ou meditação de insight é a expressão máxima do autoconhecimento. Ela não costuma ser muito abordada na meditação para iniciantes.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

O que é a Meditação Vipassana

Buda descobriu que é possível apagar a causa de um sofrimento quando vemos nossa verdadeira natureza. Segundo essa visão, a nossa felicidade não tem dependência da manipulação do mundo externo. Tudo o que precisamos é nos ver claramente.

O principal objetivo desta meditação é a purificação da mente, eliminando assim o sofrimento ou o estresse cotidiano, deixando-nos assim mais conscientes dos sentimento que importam de fato.

A Meditação Vipassana é uma visão baseada na percepção convencional de se entender a mente e a matéria da forma como realmente elas são. Isso significa compreender que não são permanentes, que são insatisfatórias e impessoais.

A meditação Vipassana tem o poder de gradualmente purificar a mente, eliminando dela todas as formas de apego. Como os anexos são cortados, a ilusão e o desejo são diluídos gradualmente. Buda foi o responsável por identificar estes dois fatores: o desejo e a ignorância, como sendo as raízes do sofrimento. Quando ambos são removidos finalmente, a mente consegue alcançar algo permanente. E vale dizer que este algo é o imortal, a felicidade.

A preocupação da meditação Vipassana, de insight, é o momento presente. Ela tende a permanecer no agora no grau mais extremo possível. Ela consiste na observação do corpo e da mente com atenção nua. E isso permite que você se sinta e seja mais feliz consigo mesmo.


Leia também: Aprenda a técnica da meditação guiada


Como funciona a Meditação Vipassana

A meditação de insight funciona pela prática contínua de muita atenção à sensação, através da qual é possível se ver, em última análise, a verdadeira natureza da existência. Há a crença de que esta forma de meditação tenha sido ensinada pelo próprio Buda e é ela a base de todas as tradições de meditação budista.

Contudo, ainda que tenha sido descoberta por Buda, a meditação Vipassana não é uma prática budista propriamente. Ele é apenas o método pelo qual Buda e seus discípulos conseguiram se livrar de todas as formas de sofrimento e assim alcançar o despertar. Esta técnica de meditação simples é um método democrático, podendo ser usada por pessoas de qualquer fé religiosa ou mesmo por ateus.

Ela não é uma fuga para a realidade. Pelo contrário, a meditação de insight é um confronto com a realidade final.

Existem duas formas de classificação para todas as técnicas de meditação: meditação de insight (Vipassana-Bhavana) e meditação de tranquilidade ou concentração (Samatha-Bhavana).

A prática meditação Vipassana cultiva a consciência dos fenômenos mentais e físicos que ocorrem no momento presente. Isso inclui movimentos do corpo, sons, imagens, sabores, cheiros, sensações de tato, dor ou sensações agradáveis, pensamentos negativos, etc.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!