.
Madhu: os benefícios do mel na medicina ayurvédica

Madhu: os benefícios do mel na medicina ayurvédica

Presente nas mais variadas dietas, em doces e até mesmo indicações medicinais, o mel é um versátil alimento, repleto de benefícios para o corpo e a mente – o que não foge à regra quando falamos em medicina ayurvédica.

Para ela, o mel é também conhecido como madhu (originário do idioma sânscrito) e tem aplicação largamente difundida, tanto no ocidente, quanto no oriente. Além das características já descobertas pela medicina - seja ela tradicional ou alternativa -, a Ayurveda observa o mel com seu sabor doce e adstringente, capaz de secar e contrair as mucosas.

Para além dessa propriedade primária, o madhu mostra-se em uma potência quente, ainda que leve e sutil. Sua ingestão facilita e muito a absorção e estimula as propriedades de medicamentos diversos - por isso, torna-se muito utilizado como veículo nas fórmulas ayurvédicas.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Madhu – como o mel atua no corpo e mente

Poderoso elemento na Ayurveda, o madhu pode ser aplicado para beneficiar principalmente àqueles que possuem o dosha Kapha em desequilíbrio. Por outro lado, os pequenos, o mel pode servir como um tônico, já para os adultos com problemas de peso, administrar diariamente uma dose entre 15 e 30 ml diluída em água morna é o suficiente para auxiliar nesse controle.

Quando associado ao suco de limão, o madhu ganha novas propriedades, acalmando o dosha Vata. Se formulado com limão e gengibre, o mel promove aumento de apetite, estimulando o fogo digestivo do indivíduo; se formulado com pimenta do reino, o madhu ganha indicações contra a tosse.

Em adição aos tratamentos contra inflamações e para lubrificar o trato respiratório, o mel também é conhecido como um poderoso elemento para beneficiar a qualidade da voz e amenizar dores de garganta. Entretanto, quando utilizado diariamente por pessoas idosas, é ainda capaz de acalmar o sistema nervoso e trabalhar em benefício dos olhos.

Mas lembre-se que, para usufruir de todas essas vantagens já apresentadas sobre o madhu, o mel nunca deverá ser aquecido. Na Ayurveda e em suas aplicações, o alimento nunca tem sua temperatura alterada ao longo da formulação – somente ao final, selando todo o processo de preparo.


Leia também: Aproveite o verão! Como equilibrar o Pitta com alimentação ayurvédica


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!