.
Conheça 10 razões para usar Guduchi, a erva da imortalidade

Conheça 10 razões para usar Guduchi, a erva da imortalidade

A Ayurveda é conhecida por sua extensa lista de tratamentos dedicados à saúde e ao bem-estar. Essa ciência, que exibe uma vastidão incrível em soluções para a vida cotidiana também conta com um grande catálogo de ervas para uso medicinal – é nesse gigantesco poço de conhecimento herbal que encontramos a Guduchi.

Como já é de conhecimento mesmo entre os menos familiarizados com a medicina ayurvédica, é incrível quantidade de literatura a respeito das suas inúmeras descobertas, e como pesquisadores atuais têm validado através de métodos científicos as diversas utilizações descritas pela Ayurveda. Essa validação é muito importante não só para dar ainda mais credibilidade a essa forma de conhecimento, como para levantar que algumas ervas e medicamentos da literatura ayurvédica são tão ou até mais eficientes que alguns medicamentos modernos.

A erva dissertada logo a seguir é a Guduchi, que leva o nome científico de Tinospora Cordifolia, e que também faz parte da lista de plantas utilizadas pela Ayurveda – em breve iremos entender o porquê.

Essa erva tem sido defendida e recomendada pela medicina ayurvédica há muito tempo, segundo Anshul Jaibharat, um nutricionista e profissional da Ayurveda. Ele ainda completa dizendo que em sânscrito a Guduchi pode ser traduzida literalmente como “raiz da imortalidade”, tamanha é a extensão de seus benefícios.

Outro ponto forte dessa planta, e que contribui em muito para sua grande fama dentro e fora da Ayurveda, é a versatilidade apresentada em seu uso. Em geral o caule é mais utilizado e reserva os melhores e mais potentes benefícios, porém a raiz também pode entrar facilmente em diversos compostos terapêuticos.

As formas como suas partes estão disponíveis para aquisição e uso também são igualmente variadas. Na Índia, além de sua forma natural, encontram-se extratos líquidos pós produzidos pela erva cuidadosamente desidratada e moída, cremes para emplastros e muitas outras combinações com outras ervas, todas feitas dentro dos princípios e renomeações da Ayurveda.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

10 benefícios e razões para usar a Guduchi, segundo a Ayurveda

Guduchi

A Ayurveda relaciona uma extensa lista de usos e benefícios da Guduchi, mas vale dizer antes de mais nada que ela não é a única a reconhecer os poderes dessa incrível plantinha. Suas propriedades já foram devidamente testadas e comprovadas por uma série de pesquisadores e universidades, não somente na Índia, mas ao redor de todo o globo.

Dentro da literatura tradicional ayurvédica já encontramos muitos benefícios e usos descritos para essa planta, mas o que vem dando realmente destaque a ela é que a literatura moderna produzida com novas pesquisas, vem revelando que as propriedades descritas pela Ayurveda são realmente consistentes.

Os dados surgidos mediante constatações científicas mostraram-se tão pertinentes que até mesmo o FDA (Agência Federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos), acabou reconhecendo sua eficácia e aprovou seu uso oficialmente.

Segundo o nutricionista Anshul Jaibharat, esse é um passo importantíssimo para o Guduchi, já que é preciso muita pesquisa e comprovação científica de fato para que uma organização desse porte reconheça seus benefícios e aprove de forma oficial o seu uso com a devida regulamentação. Atualmente os usos mais comuns da Guduchi são na forma de suco, pó ou cápsulas, segundo Dr. Ashutosh Gautam.

Levando em conta todo esse respaldo por trás da Guduchi e seus benefícios, vamos deixar aqui uma pequena lista com 10 das principais razões pelas quais você deveria considerar fortemente incluir a Guduchi no seu dia a dia.

  • Aumenta a imunidade

    Ainda falando sobre alguns relatos do Dr. Ashutosh sobre a Guduchi, ele afirma que o incremento da imunidade é um dos melhores e mais populares benefícios da planta. Isso se deve a Guduchi ser uma planta quase universal e que auxilia a restaurar o bom funcionamento de muitas unidades do corpo humano.

    Além disso, a Guduchi tem uma grande capacidade antioxidante. Essa potente função antioxidante ajuda a combater os radicais livres e assim a manter as células saudáveis e livres de doenças. Os benefícios da Guduchi sobre o sistema imune humano não param por aí, já que segundo o Dr. Ashutosh ela também tem um interessante efeito bactericida e depurativo, ajudando assim a eliminar diversas formas de toxinas do organismo e a combater bactérias nocivas à sua saúde.

    A função depurativa dessa planta também é extremamente bem aproveitada pelo fígado. O uso da Guduchi já foi associado a redução de doenças hepáticas em geral e a saúde do trato urinário em muitos artigos comentados pelo Dr. Ashutosh.

    A Guduchi aparece associada a redução do risco cardíaco e do aparecimento de diversas doenças do coração, bem como é um ótimo tônico sexual. Nas palavras de Ashutosh, “Guduchi é usada por especialistas no tratamento de doenças relacionadas ao coração, e também é útil no tratamento da infertilidade”.

  • Muito boa no combate a estados febris

    A Guduchi é recomendada na Ayurveda para combater e tratar diversas formas de febre, desde estados febris leves a crônicos. Uma vez que a Guduchi é de natureza antipirética, ela pode sim reduzir com muita eficiência todos os sintomas relacionados a febre.

    O Dr. Ashutosh ainda completa dizendo que a Guduchi pode ser uma excelente opção aos remédios tradicionais nos casos de dengue, gripe suína e malária também. Uma das maiores vantagens é o fato de não oferecer as mesmas contraindicações que esses remédios – um dos maiores fatores limitantes e de riscos nos tratamentos feitos dentro da medicina tradicional ocidental.

  • Melhora a Digestão

    A Guduchi mostra incontáveis benefícios para todo o trato digestivo. Não à toa, ela faz parte da rotina diária de milhares de indianos há séculos, sendo muito consumida na dosagem de meio grama de pó de Guduchi com alguma Amla.

    Esse consumo regular com Amla é ótimo para maximizar os resultados da Guduchi; o uso junto a rapadura também é muito eficiente para tratar constipação. O nutricionista Anshul Jaibharat afirma que “Guduchi é muito benéfico na melhoria da digestão e no tratamento de problemas relacionados ao intestino”.

  • Auxilia no tratamento da diabetes

    Sim, é isso mesmo. Essa planta é considerada uma poderosa aliada no tratamento de todas as formas de diabetes, podendo ser o ingrediente que faltava para aliviar os sofrimentos de milhares que lutam todos os anos contra essa terrível doença silenciosa mundo afora.

    A diabetes é uma doença antiga e que persegue a humanidade até hoje. Mesmo com tantos males causados por ela, ainda não fomos capazes com a medicina moderna de encontrar sua cura. No entanto, a Ayurveda reserva alguns importantes conhecimentos que podem ser utilizados nessa luta. Certamente a Guduchi não é a única arma nas mãos da medicina ayurvédica, mas é certamente uma aliada poderosíssima segundo o Dr. Manoj K. Ahuja.

    O Dr. Manoj K. Ahuja diz em suas palavras que “a Guduchi atua como um agente hipoglicemiante, assim ele ajuda em muito a tratar as várias formas de diabetes, em especial a diabetes tipo 2”. Uma das formas mais comuns de uso da Guduchi no tratamento de diabetes é na forma de suco; esse néctar especial ajuda a reduzir altos níveis de açúcar no sangue e faz verdadeiras maravilhas.

  • Reduz o estresse e a ansiedade

    Essa é uma qualidade muito interessante dessa planta e que, surpreendentemente, poucas pessoas têm conhecimento, ainda que ela seja ótima para reduzir os níveis de estresse e ansiedade – seja do dia a dia ou de alguma situação específica que esteja vivenciando.

    A Guduchi possui um grande potencial adaptógeno, estimulando a redução dos níveis de estresse mental do indivíduo. Isso automaticamente leva por consequência a uma via de mão dupla, promovendo também a redução do estado de ansiedade. Sua ação depurativa favorece a eliminação de muitas toxinas produzidas em situações de estresse e estimula áreas do cérebro responsáveis pela memória.

    Uma das melhores maneiras de consumir a Guduchi para combater o estresse e a ansiedade é combina-la com outras ervas que ataquem frentes diferentes do problema. Desse modo, o raio de ação e eficácia do tratamento fica muito mais amplo, se tornando tanto um calmante natural como um ótimo tônico para a saúde.

  • Combate problemas respiratórios

    A Guduchi pode ser uma excelente aliada no combate a diversos problemas respiratórios, os quais normalmente se agravam ou “retornam” nas épocas mais frias e secas do ano. A ajuda oferecida pela Guduchi no tratamento de problemas respiratórios acontece em muitas frentes diferentes, sendo que a primeira e talvez a mais importante delas é a sua ação anti-inflamatória, capaz de reduzir consideravelmente o desconforto que em geral é o responsável por sintomas como a tosse.

    Ao reduzir a tosse, menos agressão recai sobre as vias aéreas e a garganta principalmente, isso também facilita a recuperação. O Dr. Ashutosh ainda acrescenta que a Guduchi é muito utilizada para tratar problemas nas amígdalas.

  • Tratamento auxiliar para a artrite

    O Dr. Ashutosh coloca em suas próprias palavras que “a Guduchi contém propriedades anti-inflamatórias e antiartríticas muito especiais e que ajudam a tratar artrite e seus vários sintomas. Entre as formas mais populares de consumo para este fim, encontramos o pó da haste de Guduchi que, mesmo podendo ser consumido de outras formas, a mais comum é que se ferva com leite”.

    Em seus textos, o Dr. Ashutosh descreve muitas outras maneiras pelas quais a Guduchi pode ser utilizado. Entre elas vale acrescentar ainda o uso juntamente com gengibre para tratar a artrite reumatoide.

  • Reduz os sintomas asmáticos

    A asma é uma doença bem popular e com grande visibilidade, talvez por ter grande incidência na população. Em geral, os sintomas asmáticos mais comuns são aperto no peito, falta de ar, tosse e sibilos (chiados no peito), podendo surgir outros em certos casos.

    Tudo isso, além de muito incômodo, segundo o Dr. Manoj K. Ahuja, torna mais difícil o tratamento dessa condição de saúde, e é aí que a Guduchi surge para salvar a pátria. No caso, a raiz de Guduchi pode ser mastigada regularmente para aliviar os incômodos de pacientes com asma. Os resultados com a raiz são tão bons que, segundo Dr. Ahuja, muitos especialistas da própria medicina ocidental têm recomendado seu uso por pacientes asmáticos.

  • Melhora a visão

    Os benefícios são muitos aos olhos e o uso é bem mais simples do que se imagina. Em várias partes da Índia, a Guduchi é utilizada para aumentar a clareza da visão, tornando tudo muito simples com uma aplicação direta nos olhos. Basta que você ferva um pouco do pó da haste de Guduchi em água limpa, deixe esfriar o suficiente para que seja aplicada com conforto sobre os olhos e realize a aplicação diretamente sobre as pálpebras.

  • Reduzir todos os sinais do envelhecimento

    A indústria médica e farmacêutica luta há décadas para encontrar meios cada vez mais eficientes de contornar o envelhecimento. Não só ela, mas todo o mercado consumidor também.

    A busca por maneiras de reduzir os efeitos do envelhecimento é tão grande e intensa que essa é uma das indústrias que mais lucra todos os anos ao redor do globo. Porém, não é apenas em cremes caros, altamente tecnológicos e industrializados em que é possível encontrar um alívio para as marcas do tempo, a Guduchi esconde dentro de si muitas propriedades antienvelhecimento.

    A Guduchi reserva propriedades que ajudam a reduzir manchas escuras, espinhas, linhas finas e rugas por exemplo, características que podem garantir a tão sonhada pele impecável dos anos de juventude por muito mais tempo.

    Uma observação valida e muito importante a se fazer aqui é a de que, segundo especialistas como o Dr. Ashutosh e outros da Ayurveda, a princípio não há efeitos colaterais no consumo de Guduchi, pois em suas próprias palavras é um “remédio herbal natural e muito seguro para todas as pessoas, independente do sexo ou da idade de cada consumidor”.

    Entretanto, mesmo que nos casos de consumo descontrolado (em dosagens muito altas, com muita frequência ou por períodos muito longos) a Guduchi não cause nenhum efeito sério, ainda é possível que surjam sintomas como constipação e baixos níveis de açúcar no sangue.

    Portanto, se você possui algum problema de saúde como diabetes e pretende fazer uso contínuo da Guduchi, é recomendado que esteja sempre atento e siga sempre à risca as orientações de um especialista. Jamais faça uso por sua conta por longos períodos, em grandes quantidades e/ou sem orientação.

Lembre-se que tudo o que colocamos aqui serve apenas como orientação inicial, e tem o propósito de mostrar a infinidade de benefícios que essa pequena planta pode trazer, revelando que ela e outras substâncias da Ayurveda podem ser a opção que faltava para seu problema de saúde.

Qualquer forma de automedicação, mesmo que com produtos de origem natural e orgânica, sem a devida orientação ou conhecimento específico obtido não é recomendada e nem incentivada por não especialistas no assunto. Nos casos de mulheres gestantes, por exemplo, alguns nomes como o Dr. Manoj K. Ahuja, não recomendam o uso Guduchi, inclusive de estiver amamentando.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: