.
Conheça o glossário do Feng Shui

Conheça o glossário do Feng Shui

Para entender e aplicar o Feng Shui, é preciso compreender os termos que compõem o vocabulário dessa técnica de harmonização de ambientes. Veja no artigo a explicação dos principais conceitos desta técnica milenar chinesa explicados de maneira simples e prática. Descubra os principais termos do Glossário do Feng Shui.

Encontre resposta para os seus pedidos Quero a ajuda do meu Anjo!

Glossário do Feng Shui: Os principais termos do Feng Shui


Ambiente: Para o Feng Shui, ambiente é todo local onde circula a energia Chi e onde se pode aplicar a técnica de harmonização.

Bagua: O bagua é uma técnica utilizada no Feng Shui para mapear todas as energias do ambiente. O bagua é simbolizado por um octógono, em que cada lado é chamado de ‘guá’ e representa um aspecto importante da nossa vida:

  • Família
  • Amigos
  • Relacionamento afetivo
  • Trabalho
  • Sabedoria
  • Prosperidade
  • Fama
  • Criatividade

Cada guá representa um dos oitos trigramas do I Ching. Esse mapeamento é feito sobre a planta da casa para mapear as suas energias de modo a equilibrá-las dentro do ambiente.

Bagua de proteção: O bagua de proteção é um talismã de forma octogonal que protege os ambientes de energias negativas. Você pode encontrá-lo em lojas de produtos esotéricos.

Chen: O Chen é um dos trigramas do I Ching e simboliza o trovão.

Chi: É um dos principais pontos do Feng Shui. Chi é a energia vital, que está presente em tudo e em todos e o Feng Shui serve para harmonizar essa energia dentro dos ambientes, favorecendo a sua circulação.

Chien: É outro trigrama do I Ching, este representa o céu.

Cinco Elementos – Cinco Fases: Dentro do ciclo de mutação, o qi assume diversas propriedades diferentes. Cada fase possui uma frequência vibratória que está ligada às cores, formas, materiais e sons utilizados como cura ou remédio pelo Feng Shui.

Cura: Dentro do Feng Shui, cura é a solução de um problema energético encontrado no ambiente. Quando um mestre localiza um problema de harmonização e consegue corrigi-lo diz-se que ele realizou uma cura no ambiente.

Dragão:  É um dos animais sagrados do Feng Shui e protege o lado esquerdo da casa.

Elementos: Os 5 elementos que compõe o Feng Shui são a a´gua, o fogo, a terra, o metal e a madeira.

Estrela: É o nome dado a um tipo de energia do Feng Shui, existem ao todo 9 tipos de energia estrela, que se combinam de diferentes formas nos diversos palácios

Feng Shui: É o nome da técnica que equilibra, harmoniza e propicia a circulação da energia Chi dentro de ambientes. É utilizada também para energizar ambientes. Feng significa vento e Shui significa água, que são formas de energia em movimento constante.

Fênix: É um animal sagrado do Feng Shui e representa a parte da frente da nossa casa.

Flechas invisíveis: são cantos vivos da construção que emanam energias negativas para a estrutura vizinha.

Grupo leste: é um grupo constituído por pessoas, móveis e outros objetos do ambiente que estão associados com trigrama 1=Kun, 3=Zhen, 4=Xun e o 9=Li

Grupo oeste: é o grupo oposto ao leste, constituído por pessoas, móveis e outros objetos do ambiente que estão associados com trigrama 2=Kun, 6=Qian, 7=Dui, 8=Gen.

Hexagrama: figura com seis lados, das quais surgem 64 no I Ching.

I Ching: é um oráculo, uma fonte de conhecimento.

Kan: é um dos trigramas de I Chin, que simboliza água

Ken: é um dos trigramas de I Chin, que simboliza montanha

Kun: é um dos trigramas de I Chin, que simboliza terra

Li: é um dos trigramas de I Chin, que simboliza fogo

Pa kua: é um outro nome dado para Bagua

Palácio: é o mesmo que setor, que guá.

QI: significa sopro, energia. O Qi analisado no Feng Shui é constituído da energia dos astros, da terra e dos seres que aqui habitam.

Sha (Shar Chi): é a representação da energia negativa dentro do Feng Shui.

Serpente: é um animal sagrado do Feng Shui que representa o centro do ambiente.

CONSULTA DE TAROT

Escolha uma carta e comece a consulta de Tarot 100% personalizada!

Setor: é um espaço de 45 graus que corresponde a uma das oito direções da Rosa dos Ventos. Em cada setor existe um elemento próprio que possui diversas estrelas fixas e temporárias.

Tai Chi: é o centro do Bagua e simboliza o equilíbrio das forças, a saúde.

Tao: é o símbolo que representa o modo de vida oriental. É aquele famoso círculo dividido ao meio por uma linha sinuosa, de um lado é preto do outro é branco. Ele representa Ying e Yang, duas forças complementares dentro do Feng Shui.

Trigrama: é um conjunto de linhas (que podem estar inteiras ou partidas) em que cada uma possui uma simbologia. Existem no total 8 trigramas (já descritos neste glossário).

Yang: é a representação da força positiva dentro do Tao. Na vida representa a luz, calor e movimento. É também representante da força masculina.

Ying: é a representação da força masculina dentro do Tao. Na vida representa a escuridão, o frio, a ausência de movimento. É também representante da força feminina.

Ying e Yang são os opostos que criam o todo, não existe um sem o outro, eles se complementam e trazem equilíbrio.

Glossário do Feng Shui

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual