.
Conheça o glossário do Feng Shui

Conheça o glossário do Feng Shui

Para entender e aplicar o Feng Shui, é preciso compreender os termos que compõem o vocabulário dessa técnica de harmonização de ambientes. Veja no artigo a explicação dos principais conceitos desta técnica milenar chinesa explicados de maneira simples e prática. Descubra os principais termos do Glossário do Feng Shui.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência Saiba aqui as suas Respostas! 10min consulta telefônica SÓ R$ 5.

Glossário do Feng Shui: Os principais termos do Feng Shui


Ambiente: Para o Feng Shui, ambiente é todo local onde circula a energia Chi e onde se pode aplicar a técnica de harmonização.

Bagua: O bagua é uma técnica utilizada no Feng Shui para mapear todas as energias do ambiente. O bagua é simbolizado por um octógono, em que cada lado é chamado de ‘guá’ e representa um aspecto importante da nossa vida:

  • Família
  • Amigos
  • Relacionamento afetivo
  • Trabalho
  • Sabedoria
  • Prosperidade
  • Fama
  • Criatividade

Cada guá representa um dos oitos trigramas do I Ching. Esse mapeamento é feito sobre a planta da casa para mapear as suas energias de modo a equilibrá-las dentro do ambiente.

Bagua de proteção: O bagua de proteção é um talismã de forma octogonal que protege os ambientes de energias negativas. Você pode encontrá-lo em lojas de produtos esotéricos.

Chen: O Chen é um dos trigramas do I Ching e simboliza o trovão.

Chi: É um dos principais pontos do Feng Shui. Chi é a energia vital, que está presente em tudo e em todos e o Feng Shui serve para harmonizar essa energia dentro dos ambientes, favorecendo a sua circulação.

Chien: É outro trigrama do I Ching, este representa o céu.

Cinco Elementos – Cinco Fases: Dentro do ciclo de mutação, o qi assume diversas propriedades diferentes. Cada fase possui uma frequência vibratória que está ligada às cores, formas, materiais e sons utilizados como cura ou remédio pelo Feng Shui.

Cura: Dentro do Feng Shui, cura é a solução de um problema energético encontrado no ambiente. Quando um mestre localiza um problema de harmonização e consegue corrigi-lo diz-se que ele realizou uma cura no ambiente.

Dragão:  É um dos animais sagrados do Feng Shui e protege o lado esquerdo da casa.

Elementos: Os 5 elementos que compõe o Feng Shui são a a´gua, o fogo, a terra, o metal e a madeira.

Estrela: É o nome dado a um tipo de energia do Feng Shui, existem ao todo 9 tipos de energia estrela, que se combinam de diferentes formas nos diversos palácios

Feng Shui: É o nome da técnica que equilibra, harmoniza e propicia a circulação da energia Chi dentro de ambientes. É utilizada também para energizar ambientes. Feng significa vento e Shui significa água, que são formas de energia em movimento constante.

Fênix: É um animal sagrado do Feng Shui e representa a parte da frente da nossa casa.

Flechas invisíveis: são cantos vivos da construção que emanam energias negativas para a estrutura vizinha.

Grupo leste: é um grupo constituído por pessoas, móveis e outros objetos do ambiente que estão associados com trigrama 1=Kun, 3=Zhen, 4=Xun e o 9=Li

Grupo oeste: é o grupo oposto ao leste, constituído por pessoas, móveis e outros objetos do ambiente que estão associados com trigrama 2=Kun, 6=Qian, 7=Dui, 8=Gen.

Hexagrama: figura com seis lados, das quais surgem 64 no I Ching.

I Ching: é um oráculo, uma fonte de conhecimento.

Kan: é um dos trigramas de I Chin, que simboliza água

Ken: é um dos trigramas de I Chin, que simboliza montanha

Kun: é um dos trigramas de I Chin, que simboliza terra

Li: é um dos trigramas de I Chin, que simboliza fogo

Pa kua: é um outro nome dado para Bagua

Palácio: é o mesmo que setor, que guá.

QI: significa sopro, energia. O Qi analisado no Feng Shui é constituído da energia dos astros, da terra e dos seres que aqui habitam.

Sha (Shar Chi): é a representação da energia negativa dentro do Feng Shui.

Serpente: é um animal sagrado do Feng Shui que representa o centro do ambiente.

CONSULTA DE TAROT

Escolha uma carta e comece a consulta de Tarot 100% personalizada!

Setor: é um espaço de 45 graus que corresponde a uma das oito direções da Rosa dos Ventos. Em cada setor existe um elemento próprio que possui diversas estrelas fixas e temporárias.

Tai Chi: é o centro do Bagua e simboliza o equilíbrio das forças, a saúde.

Tao: é o símbolo que representa o modo de vida oriental. É aquele famoso círculo dividido ao meio por uma linha sinuosa, de um lado é preto do outro é branco. Ele representa Ying e Yang, duas forças complementares dentro do Feng Shui.

Trigrama: é um conjunto de linhas (que podem estar inteiras ou partidas) em que cada uma possui uma simbologia. Existem no total 8 trigramas (já descritos neste glossário).

Yang: é a representação da força positiva dentro do Tao. Na vida representa a luz, calor e movimento. É também representante da força masculina.

Ying: é a representação da força masculina dentro do Tao. Na vida representa a escuridão, o frio, a ausência de movimento. É também representante da força feminina.

Ying e Yang são os opostos que criam o todo, não existe um sem o outro, eles se complementam e trazem equilíbrio.

Glossário do Feng Shui

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!