.
Descubra como manter o foco através dos Florais de Bach

Descubra como manter o foco através dos Florais de Bach

Como manter o foco? Dificuldades como essa muitas vezes são algo tão trivial em nosso dia a dia, que nem sequer nos damos conta dos prejuízos que elas podem nos causar. Tão pouca importância é direcionada a detalhes como esse que muitas pessoas nem sequer percebem como isso as afeta, tampouco pouco devem saber que o simples uso de essências florais para manter o foco e ajudar a corrigir o problema.

Dentre os inúmeros problemas que enfrentamos diariamente, a falta de foco em especial é algo que funciona como um verdadeiro excesso de carga atrasando o progresso pessoal e profissional, já que atua sobre todos os aspectos da vida. Aliás, o excesso de carga muitas vezes é justamente um dos grandes causadores da dificuldade em manter o foco.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Atraia bons fluidos! Liberte-se das más energias e vibrações negativas que possam perturbar você. Não temos a solução dos problemas, mas podemos ajudar na descoberta para o caminho melhor. Saber mais >>

Florais para manter o foco e a atenção

Ter domínio sobre como manter o foco, seja qual for a atividade é um dos pré-requisitos para se obter o sucesso, mas frequentemente encontramos algumas grandes barreiras nesse processo. O fato é que a falta de foco, a desatenção e a sensação de sonhar acordado são condições incômodas de impotência, mas que podem muito bem serem tratadas com a ajuda de florais.

A seguir, listamos alguns florais presentes no sistema original de Edward Bach e mais recomendados para recuperar a atenção nas tarefas diárias. Tais essências deverão ajuda-lo a descobrir como manter o foco, mesmo nas situações mais difíceis.

Lembrando que essa se trata de uma lista generalizada. Apesar de servirem a um propósito em comum, cada um deles possui indicações particulares e podem apresentar um melhor resultado em cada pessoa, dependendo de outros fatores. De todo modo, os florais mais indicados para esses casos e que você pode utilizar são:


  • Clematis

    Clematis

    O floral das pessoas que estão sempre a sonhar com o futuro, mas mostram uma grande dificuldade em cuidar efetivamente do presente. Este é o floral mais indicado para aquelas pessoas que estão sempre divagando sobre seus projetos e sonhos, frequentemente dizendo que têm um grande objetivo pelo qual desejam lutar – muitas vezes elas realmente têm esse desejo e estão dispostas a isso.

    No entanto, por algum motivo, elas jamais conseguem se desconectar do mundo dos sonhos. São pessoas que divagam demais, e acabam se esquecendo que para concretizar algo no futuro, é preciso fazer acontecer no presente. Na incapacidade de se focar na realidade, seus objetivos lentamente se tornam apenas fantasias. Isso pode chegar a casos tão graves que, por exemplo, alguns quando adoecem, acabam sonhando tanto com sua melhora que não fazem nenhum esforço real para obter a cura.

    O Clematis vai ajudar seu usuário a se enraizar mais no mundo real e no agora. Essa essência ajuda no processo de despertar, fazendo com que “caia em si” para as necessidades do agora. O floral faz o resgate daquela situação de confusão do que é real e o do que é apenas sonho. Não é à toa que essa é uma das formulações presentes no floral de resgate (o famoso Rescue Remedy).

  • Chestnut Bud

    Chestnut Bud

    Esse é um floral extremamente relacionado a sua capacidade de aprendizado, indicado para aqueles casos onde a pessoa simplesmente não se mostra capaz de aprender com os seus erros, cometendo as mesmas falhas, seguidas e seguidas vezes. Algumas pessoas têm mais dificuldade em aprender as lições da vida, e há casos onde isso é decorrência da falta de atenção sobre suas próprias ações, o que as impedem de perceber seus erros e, consequentemente, as tornando incapazes de corrigi-los.

    O floral Chestnut Bud é muito indicado para esse tipo de situação. Ele deverá estimular o aprendizado da pessoa, bem como sua capacidade de observação e integração – ao ver outra pessoa cometendo um erro, o paciente também se integra e entende a falha, evitando repeti-la.

    Ele também estimula o indivíduo a dar um pouco mais de importância ao seu passado. É importante saber superar mágoas, por exemplo, mas alguns aprendizados devem ser valorizados, e não esquecidos.

Clique Aqui: Florais Joel Aleixo: o sistema floral baseado na alquimia


  • Walnut

    Walnut

    Aqui temos um floral especialmente indicado para aquelas pessoas que mostram uma grande dificuldade de manter-se focadas. Não por não se prenderem à realidade, mas por serem muito sensíveis a interferências externas.

    Elas, inclusive, devem representar provavelmente a maioria dos casos das pessoas que tem problemas em manter o foco em alguma coisa; estamos falando das pessoas que ao menor sinal de interferência externa acabam saindo dos eixos.

    Se você já tentou se concentrar em alguma atividade, mas qualquer ruído acabava por atrapalhar sua concentração, como uma buzina, o som de um ventilador, telefones ou mesmo os passos de pessoas andando pelo ambiente, então você sabe exatamente do que estamos falando. Nesse caso, você também se enquadra nos que podem se beneficiar do floral Walnut.

    Esse floral será muito útil ao estimular energias que ajudam a quebrar vínculos. Segundo especialistas da área, da mesma forma que pode ajudar aqueles que têm grande dificuldade em se livrar de vínculos com o passado, ele pode também fazer com que se livre desse excesso de vínculos com o que está ao seu redor e possa realmente se concentrar no que deseja.

    Esse é um ótimo exemplo do que falamos sobre um floral que pode servir muito bem para descobrir como manter o foco. Mesmo que essa não seja sua função primária, lembre que as fontes da falta de atenção são muito variadas.

Clique Aqui: Terapia floral no combate às emoções negativas


  • Gentian

    Gentian

    Existem algumas pessoas que acabam tendo dificuldades de atenção e foco por motivos um pouco diferentes, como por exemplo a falta de ânimo e vontade – mesmo que não sejam pessoas essencialmente apáticas de modo geral.

    A questão é que aqueles que recebem como indicação de uso o floral Gentian não são pessoas apáticas e sem vontade, mas sim aquelas que podem até ter muito ânimo inicial, mas que facilmente se deixam abater quando algo dá errado. Assim que algo parece não sair como esperavam, temos aí a possibilidade de um gatilho para despertar o desânimo. Esses gatilhos acontecem desde situações mais sérias como ser reprovado em uma importante avaliação, ou em questões triviais como perder o ônibus, por exemplo.

    É esse desânimo que acaba por frear o nosso processo criativo e também o nosso foco em alguma atividade. Com a baixa expectativa de sucesso que é criada surge um instinto natural de não se empenhar muito na mesma.

    O floral Gentian vem para cobrir essa falha. Mesmo que esse tipo de sentimento possa acabar melhorando com o tempo, em muitas situações esse tempo é essencial; por isso usamos o floral Gentian para tentar acelerar esse processo natural de cura e superação.

    O Gentian funciona como um estímulo à sua própria vontade e desejo de sucesso. Lembrando que o floral Gentian é diferente do Gorse – muitos podem acabar confundindo os dois e fazer seu uso de maneira errônea. O Gentian é indicado para situações mais leves e que levam apenas a perda do foco, já o Gorse é direcionado para situações onde o desânimo é mais intenso e o pessimismo está em um nível bem diferente.

  • Vervain

    Vervain

    Indo em um sentido totalmente oposto ao do Gentian, o floral Vervain atua justamente sobre aquelas pessoas que têm um certo excesso de entusiasmo. Estamos falando de quando você está tão excessivamente excitado e hiperativo com algum assunto ou ideia, que acaba até tendo dificuldades em lidar com a eventual lentidão de outras pessoas. Esse excesso de empolgação pode acabar fazendo com que queira fazer tudo ao mesmo tempo, de modo que no final acabe não terminando nada.

    Esse é um problema muito comum e que pode ser bem controlado com o uso do Vervain. Esse floral visa diminuir um pouco aquela necessidade de ver tudo acontecendo ao mesmo tempo, reduzindo até alguma necessidade de perfeccionismo que se manifeste eventualmente.

Cuidados na escolha do floral ideal

Devemos realçar que, para ter o efeito correto, o mais importante é saber escolher o floral certo para o seu caso (ou mais de um floral), especialmente quando estamos falando de crianças. Nestes casos, depende-se das informações transmitidas por elas, as quais nem sempre são claras o suficiente.

Se você está buscando uma solução para uma criança com dificuldades em manter o foco, é possível seguir essa pequena lista sem nenhum problema ou prejuízos ao pequenino. Os florais não possuem nenhuma contraindicação, segundo os próprios especialistas que os desenvolvem.

Seja para uma criança ou para você mesmo, caso perceba que a melhora não está acontecendo, procure um profissional especializado para realizar uma avaliação individual – só ele poderá sugerir alguma formulação especial para suas necessidades.

E nunca, jamais, dispense o apoio médico tradicional. Essa é uma especialidade tão importante quando o universo que integra os florais. Os melhores resultados sempre vêm da atuação conjunta dos dois tratamentos, e não deles em separado.

Algumas pessoas, por exemplo, podem ter reações adversas a corantes alimentares artificiais, leite, chocolate e sobre alimentos processados. Essa intolerância alimentar pode levar a alguns problemas cognitivos e influenciar diretamente na sua capacidade de se manter focado.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: