.
Florais de Saint Germain: um guia das 89 essências

Florais de Saint Germain: um guia das 89 essências

O uso de florais cada vez mais faz parte da vida e do cotidiano de milhares de brasileiros. Existem alguns tipos diferentes de florais que se baseiam em técnicas semelhantes e distintas ao mesmo tempo – um exemplo são os Florais Saint Germain.

Assim como seus “parentes” de outros sistemas florais, os florais Saint Germain se baseiam na extração de essências florais e das energias nelas contidas; energias de luz que contêm uma alta potência vibratória e que podem ser destinadas à cura. A cura oferecida pelos florais vai muito além de apenas reestruturar o corpo humano e curar suas feridas físicas; eles oferecem também uma certa cura espiritual, auxiliando no desenvolvimento da consciência humana.

Com os florais é possível “curar” males que afetam a alma, o espírito e a mente humana. Segundo seus idealizadores, eles permitem que o corpo encontre novamente a harmonia dos campos mentais e emocionais. Tudo isso ainda está relacionado a uma conexão mais profunda de seu eu interior – a consciência maior.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Florais Saint Germain

Em tempos como os atuais onde males que nunca existiram assolam o mundo – o qual vem se transformando a uma velocidade incrível -, as pessoas demostram um movimento onde buscam se conectar novamente às suas essências e frear essa situação. Aí entram terapias alternativas como a dos florais de Saint Germain, que prometem devolver a harmonia que falta às pessoas hoje em dia.

Os florais de Saint Germain foram desenvolvidos por Neide Margonari, uma até então artista plástica que veio a se transformar em uma conhecida manipuladora de essências florais. Por volta de 1990 ela desenvolveu um sistema de essências florais que conta com 89 títulos baseados exclusivamente em flores que fazem parte da flora brasileira, como o Anis, o algodão, a Alcachofra, o Lírio, a Rosa-Rosa, o Ipê roxo, a Embaúba e a Goiabeira.

Um dos princípios fundamentais do sistema criado por Neide Margonari é a retirada dos bloqueios energéticos, que surgem quando há uma desarmonia emocional e um arranjo negativo dos campos energéticos. Isso porque a essência floral que é retirada da flor é muito mais do que simplesmente algumas gotas retiradas ao natural; elas são a potência energética daquela flor que ficou absorvendo e retendo energia por um longo período.

Essa energia que é absorvida pelas plantas é poderosa e transformadora, pois se trata da energia natural que vem através da radiação diretamente do cosmos; essa energia é produzida pela luz solar, por exemplo, e até pelo nascimento de estrelas. Segundo descrição da própria Margonari, enquanto esses chamados por ela “portais cósmicos puntiformes” são emanadores de energia, as plantas são portais receptores de energia capazes de materializar essa energia.

As plantas possuem os 4 elementos fundamentais, sendo os elementos terra e água nas raízes, o elemento ar nos caules e folhas e o elemento fogo nas flores – o que as tornam tão especiais para essa receptação energética.

Lembrando que essa é uma vertente da criação dos florais onde a idealizadora Neide Margonari realiza uma sintonia energética com o mundo vegetal, e somente quando consegue essa sintonia é que ela retira a matriz floral das plantas envolvidas. Dentre as espécies estão plantas silvestres e selvagens, visto que ela realiza essa sintonização em meios onde haja vegetação natural e selvagem, como trilhas, campos e praias.

Por esse motivo, Margonari não segue uma programação específica para a produção da matriz floral dessas essências, já que ela nunca sabe quando essa sintonia energética com as plantas será devidamente realizada. Apesar disso há um cuidado especial de estar sempre seguindo os preceitos que foram descritos pelo professor Bach em sua pesquisa original que resultou em florais com seu nome.

Depois de retiradas as matrizes florais, as mesmas são levadas para um laboratório onde elas irão passar por um processo de envasamento, o qual Margonari faz questão que seja feito de maneira artesanal.


Leia também: Florais de Saint Germain para parar de fumar


As essências Florais de Saint Germain

O sistema que forma os Florais de Saint Germain criado por Neide Margonari é composto de 89 essências básicas e individuais, onde cada uma delas é retirada de uma planta diferente da flora brasileira. Porém, o sistema conta com muito mais opções do que os 89 florais básicos, uma vez que as essências podem ser combinas entre si, sempre respeitando alguns padrões, de modo a formarem fórmulas pessoais que podem ser manipuladas de acordo com necessidades específicas, combinando os benefícios de cada uma delas.

Isso permite que um único frasco possa contemplar todos os aspectos problemáticos que estejam afetando um indivíduo. Para se ter uma ideia, uma única formulação pode ter até 12 essências básicas diferentes que levam a um tema específico. A seguir, é possível conferir as essências básicas e individuais que compõem os Florais de Saint Germain e as indicações de cada uma delas.


Abies de Lourdes (Abies lasiocarpa arizonica)

Indicada para trazer mais coragem e força em momentos de dificuldades, quando um grande fardo da vida surge para ser carregado.


Abricó (Mimusops elengi)

Indicada para melhorar a concentração e recuperar a agilidade no aprendizado ou no trabalho.


Abundância (Plectranthus nummularius)

Para melhorar a fé e a prosperidade. Facilita a conexão com a energia da abundância divina.


Alcachofra (Cynara scolymus)

Muito indicada para quem está perdido e sem rumo, com um sentimento de desolação em seu coração.


Algodão (Gossypium religiosum)

Deve ser usado quando não se consegue perceber a verdadeira realidade ao seu redor. Serve para uma limpeza profunda e limpar a aura.


Allium (Allium)

Trabalha a fé e a determinação das pessoas, combate gripes e resfriados e serve como um floral de proteção. Ele traz proteção contra ataques de forças psíquicas, protege contra vampirismo energético e desfaz encantamentos.


Aloe (Aloe vera)

Aloe vera em Latim quer dizer “Verdade amarga”. Trabalha muito bem a baixa autoestima e angústia, indicada para quem está sendo traído e não percebe. Proporciona mais estrutura emocional para enfrentar o problema.


Ameixa (Eriobothria japônica)

Limpa o excesso de química o corpo e combate a desordem mental e as perturbações.


Amygdalus (Amygdalus pérsica)

Trabalha no chackra laríngeo, aumenta o nível da consciência, dá mais controle ao desejo, paixão e cobiça e traz anseios mais elevados.


Anis (Ocimum sp)

Ativa as atividades cerebrais e ajuda a acessar seu potencial único. Traz também mais arrojo e audácia, ajudando aqueles que, por imaturidade, têm medo de se soltar na vida.


Arnica Silvestre (Solidago microglossa)

Trabalha principalmente a auto cura, refazendo seu campo bioenergético e atuando na reconstrução e fortalecimento do Eu.


Aveia Selvagem (Asper mamosus)

Muito indicada para indecisos. Remove metais pesados e é o primeiro passo na escalada da luz.


Bambusa (Bambusa vulgaris)

Para pessoas distraídas e que estão sempre perdendo tempo com o que é supérfluo.


Begônia (Begonia semperflorens)

Trabalha autoconhecimento e desobstrui os canais energéticos internos, dando mais contato com seu eu superior.


Boa Deusa (Erigeron bonariensis)

Indicado a quem está emocionalmente desestruturado por um problema, aos que caíram e não estão conseguindo se levantar. Também combate a osteoporose.


Boa Sorte (Cordia verbenácea)

Um bom floral de limpeza profunda que remove pragas mentais ou verbais, bastante indicado a pessoas azaradas, removendo obstáculos e abrindo caminhos.


Bom dia (Tibouchina holoseriacea)

Usado para combater a depressão que está camuflada, ajudando quem tem dificuldades em sair da cama pela manhã.


Canela (Ocotea odorifera)

Indicado aos detalhistas e preocupados. Amplia a visão e traz uma nova ótica para enfrentas os problemas.


Capim Luz (Panicum flavum)

Usado no tratamento da bronquite asmática. Estimula o desbloqueio do chackra laríngeo e reconecta o chackra cardíaco com o laríngeo. Essa essência trabalha muito bem as emoções que são difíceis de serem acessadas no inconsciente.


Capim Seda (Panicum melinis)

Além de auxiliar no tratamento da bronquite, é indicado também para quem está com uma situação mental e emocional claustrofóbica.


Carrapichão (Desmondium sp)

Atua no combate ao vampirismo por sonda astral, aliviando o cansaço e a visão enfraquecida desta manifestação. É eficiente no uso geral de combate a energias adversas, libertando pensamentos e emoções.


Chapéu de Sol (Terminalia cappata)

Oferece proteção a influências negativas de energias como a inveja.


Cidreira (Cymbopogum citratus)

É um ótimo floral auxiliar para tratar insônia, trabalhando e aliviando a preocupação excessiva e ansiedade. Normalmente é indicado a quem possui o mental disparado, com dificuldades em se desligar dos problemas.


Cocos (Cocos nucifera)

Pode ser usado por indivíduos em condições diversas como aqueles que não conseguem sair de uma situação na qual se colocaram. Também é muito indicado para quem possui uma espécie de personalidade capacho e pessoas resignadas, ele traz mais fibra para enfrentar as situações. Também é benéfico para as fibras musculares.


Coronarium (Cupania vernalis)

Atua no desbloqueio do chackra coronário, e na libertação de mania, paranoia e demência. Indicado para quem possui algum tipo de confusão mental e agitação interna.


Curculigum (Curculigum recurvata)

Muito útil para aprender a impor limites e conseguir dizer não quando necessário. Expande a consciência e trabalha o Eu interno. Pode ser de grande ajuda durante separações e rupturas amorosas.


Dulcis (Hovenia dulcis)

Traz mais serenidade e elevação como um tônico espiritual. Segundo a criadora, monges no Tibet se alimentavam dessa planta quando saíam em meditação por auxiliar na saciedade.


Embaúba (Cecropia pachystachia)

É uma cardiotônico floral, fortalecendo o músculo cardíaco e regulando as batidas cardíacas. Indicado também na eliminação de mágoas profundas, feridas crônicas e para pessoas preguiçosas.


Erbum (Rhynchelytrum repens)

É de grande ajuda para quem perdeu a doçura na vida por algum infortúnio, trazendo mais equilíbrio ao ritmo interno dos que passaram por grandes choques emocionais. Serve como tratamento auxiliar para diabetes.


Erianthum (Solanum erianthum)

Serve para aqueles que vivem de mal humor, se encontram estagnados e são acometidas por sentimentos como egoísmo, teimosia, superficialidades e maus hábitos alimentares. O floral serve bem ao autocentramento.


Flor Branca (Solanum sp)

Utilizada para limpeza do lixo interno e externo, remove velhos hábitos inúteis e hábitos de vidas passadas. A essência também estimula a limpeza da casa, removendo o que é inútil; tudo o que não é essencial é extirpado.


Focum (Festuca elatior)

Ajuda a remover traumas violentos, sejam eles desta ou de outra vida. É muito indicado a pessoas que têm medo de dirigir e a bebês que choram muito sem motivo aparente.


Gerânio (Pelargonium hortorum)

Indicado principalmente para quem sofre de depressão e ansiedade intensa, mesmo a situações cotidianas consideradas normais. Estimula as pessoas a tratarem do aqui e do agora. É também um potente antibiótico e auxilia na regulação das funções hormonais.


Gloxinia (Gloxinia sylvatia)

Auxilia aquelas que tem dificuldades em definir prioridades e metas, combatendo a baixa autoestima por excesso de afazeres mal planejados. Estimula a organização mental.


Goiaba (Psidium guayava)

Indicada para a remoção de medos, trazendo mais segurança, coragem e tranquilidade em situações que envolvem grande pressão e estresse. Para casos de síndrome do pânico a criadora recomenda uma combinação de Goiaba, Focum e Panicum.


Gracilis (Hipoxis decumbens)

Muito útil para estados degenerativos, reintegra, desbloqueia e revitaliza a força da energia individual. Estimula a limpeza e fortalece as artérias, sendo muito útil como tratamento auxiliar para varizes.


Grandiflora (Thumbergia grandiflora)

Indicado para aqueles que possuem tendências a tortura emocional, como os praticantes de bullying. Normalmente também é indicado para aqueles que em algum momento foram espancados ou submetidos a longos períodos de humilhação.


Grevilia (Grevillea banksii)

Traz mais equilíbrio interno emocional, transmutando sentimentos como a raiva, a irritação e o nervosismos em energias melhores.


Helicônia (Heliconia latispatha)

Trabalha a vaidade e o exibicionismo, sendo um floral utilizado trabalhar a beleza interior e dar menos valor ao externo.


Incensum (Tetradenia riparia)

É excelente para momentos de meditação e oração, pois faz a limpeza tantos dos ambientes como dos corpos sutis, além de elevar o padrão vibratório ás oitavas de Luz.


Indica (Canna indica)

Trabalha a intuição do indivíduo, mostrando com mais clareza o que está por traz de uma situação.


Ipê Roxo (Tabebuia impetiginosa)

Trabalha o estresse e o cansaço, o fortalecimento do Eu e promove o renascimento da energia da esperança. É um ótimo tônico floral indicado a pessoas que se sentem perdidas e se entregam ao sofrimento. Funciona como um bom tratamento auxiliar no tratamento de tumores diversos.


Jasmim Madagascar (Stephanotis floribunda)

Indicado para pessoas que sofrem de muita timidez ou se retraem e “engolem muito sapo”. Útil para pessoas que têm dificuldades em se posicionar ou têm dificuldades em se comunicar.


Laurus Nobilis (Laurus nobilis)

Essa essência atua diretamente nos medos mais profundos do passado, libertando de certos condicionamentos impingidos por religiões, sociedade e pela própria história. Ajuda a romper ligações prejudiciais com o passado e criar mais desapego a tradições, promove a libertação de posturas condicionadas e ultrapassadas que não mais condizem com a realidade.


Lavanda de Saint Germain (Lavandula vera)

É para os bebês, excelente em especial aqueles que estão passando por mudanças de rotina. Harmoniza o campo mental fortalecendo a força interior.


Leucantha (Bidens leucantha)

É ideal para promover a reconexão do vínculo energético entre mãe e filho, refazendo o cordão energético entre eles. Muito bom para pessoas inseguras devido a rejeição.


Limão (Citrus limonum)

Para pessoas amargas e destrutivas que carregam muitas enfermidades na velhice e padrão de maledicência.


Lisiandra (Lisiandra fontanesiana)

Específico para aquelas pessoas que são desorganizadas e estão sempre atrasadas. Estimula o controle sobre as emoções e não deixa que se levem por fatores externos.


Lírio da Paz (Spathiphylum walisii)

Reduz a incidência de conflitos internos e trabalha a paz interior.


Lírio Real (Lilium reggale)

Ideal para trabalhar o sentido de liberdade, ajuda a ter mais consciência de ser livre, independente da circunstância ou do lugar. Estimula a energia da liberdade e ajuda aqueles que se sentem presos de alguma forma.


Lótus Azul (Nynphaea stellata)

A essência da conquista e poder de acreditar. Traz intensa conscientização, transformação interna. Abre caminho para a iluminação, desobstruindo todos os chackras.


Lótus do Egito (Nynphaea alba)

Promove uma limpeza geral de todos os chackras. Manifesta os estados mais elevados da mente e da alma, promovendo uma consciência mais elevada.


Lótus Magnolia (Nynphaea alba / Magnolia grandiflora)

Um floral de proteção que delimita os campos energéticos presentes, transmutando energias desclassificadas e que pertençam a outros; elas podem estar acopladas em corpos sutis da personalidade.


Madressilva SG (Lonicera caprifolium)

Indicada para aqueles que estão de alguma forma presas energeticamente nessa ou em vidas passadas – seja preso à pessoas individuais ou grupos, atuando como uma luz que liberta.


Mangífera (Mangifera indica)

Indicada para aqueles que por algum motivo perderam sua fé e a esperança em suas vidas. Estimula a fé e redireciona ao caminho correto.


Margarida de Saint Germain (Chrysanthemum leucanthemum)

Trabalha a síntese, o insight e a organização para uma visão mais ampla. Proporciona a cura misericordiosa e é excelente como tratamento auxiliar em transtornos de aprendizagem. Para transtornos como a dislexia, por exemplo, a criadora recomenda uma combinação de Margarida de Saint Germain, Abricó, Gerânio, Sapientum e Arnica Silvestre.


Maçã (Pyrus malus)

Floral que liberta e leva a pessoa da inércia para a ação, beneficiando aqueles que estão em estagnação. Além de grande transformação, ela traz uma limpeza profunda para a alma.


Melissa (Lippia alba)

Indicada para aqueles que perderam a capacidade de sorrir e ver alegria na vida, ela estimula a energia da alegria e da felicidade, despertando a vontade de ser melhor. Além disso, é um calmante e relaxante natural que trabalha distúrbios nervosos e a ansiedade.


Mimosinha (Polygala paniculata)

Indicado para pessoas tímidas e que possuem dificuldades em articular tanto em grupo como com suas questões da vida. É um ótimo florar auxiliar no tratamento de problemas articulares como tendinite, trismo, artrite, artrose.


Monterey (Cupressus monterey)

Atua sobre sentimento de culpa e de inferioridade, ampliando todas as formas de pensamentos positivos e estimulando a criatividade.


Myrtus (Myrtus communi)

Serve como uma essência de proteção e promove a libertação do indivíduo com relação a um mental mais poderoso de outro.


Oliva de Fátima (Olea europea l.)

Promove o despertar da consciência, elevando a capacidade individual de conseguir e Ser. Muito útil em momentos de pressão por conseguir realizar a conexão à virtude da perseverança e ativar as forças vitais.


Panicum (Panicum maximum)

Auxilia a retomar o controle mental, sendo um ótimo tratamento auxiliar para casos de Síndrome do Pânico.


Patiens (Rumex patientia)

Trabalha principalmente sobre o controle e a disciplina interior, estimulando a paciência e a tolerância. Serve de auxílio em situações de grande pressão. Pode ser utilizado por crianças, estudantes ou na profissão.


Pau Brasil (Caesalpinia echinata)

Esse floral do despertar estimula que sua real vocação, talento e habilidade aflore e se revele. Muito indicado para aqueles adultos que estão insatisfeitos mas não sabem em que se focar, ou para estudantes que estão no momento de escolher uma carreira.


Pectus (Salvia leucantha)

Focado em trazer mais energias para enfrentar problemas e adversidades. Indicado para resignação, submissão, claustrofobia, sensações de aperto no peito e aqueles que entram em um relacionamento e não conseguem sair.


Pepo (Cucurbita pepo)

Trabalha estagnação energética na próstata, a dificuldade em perceber o próximo e toda a insegurança excessiva frente a sobrevivência do dia-a-dia.


Perpétua (Ghomphrena globosa)

Trabalha sobre aqueles sentimentos de grande saudades, muito indicado para quem sofreu alguma perda irreparável ou traumática.


Pinheiro Libertação (Araucária heterophylla)

Promove a libertação do sentimento de perturbação.


Piper (Piper gaudichaudianum)

Indicado a pessoas metódicas e rígidas, pois traz mais flexibilidade e trabalha profundamente a rigidez mental, quebrando padrões, inclusive, padrões familiares que desestabilizam. Indicado aos que se sentem travados na vida e cristalizações no físico desta postura mental, como hérnias.


Poaia rosa (Espermacoce verticullata)

A Poaia Rosa trabalha o alinhamento rítmico da pessoa, promovendo um maior sincronismo com a nova ordem planetária e as energias mais elevadas do Cosmo.


Populus panicum (Coreopsis lanceolata)

Oferece proteção contra o contágio do pânico coletivo, muito comum em situações de grandes catástrofes ou estresse coletivo.


Purpureum (Pennisetum purpureum)

Indicado para quem toma atitudes extremadas para conseguir seus intentos, como mentir, corromper ou até mesmo roubar, entre outras.


Rosa Rosa (Rosa grandiflora)

Trabalha o amor incondicional. É também capaz de libertar do ódio e do ego.


Saint Germain (Merremia macrocalyx)

Indicado para depressão profunda, onde há escuridão da alma e para quem parece não conseguir enxergar nenhuma saída e perdeu sua fé. Traz mais energia de luz, lucidez e paz aos aflitos. Promove um reforço do sistema imunológico.


Sapientum (Musa sapientum)

É um floral maturativo, e portanto indicado para pessoas que apresentam comportamentos imaturos, sejam adultos ou crianças. Também é indicado para quem sofre com a rejeição paterna. Equilibra a energia do homem e serve como tratamento auxiliar para a impotência sexual.


Scorpius (Duranta repens)

Ela combate o nervosismo e a ansiedade e é muito indicada para casos de personalidades provocadoras, como os praticantes de bullying, que constantemente expressam palavras cruéis. Também é indicado para aqueles que são vítimas dessas situações.


Sergipe (Turnera angustifolia)

Promove a elevação da disciplina, determinação, força de vontade e persistência, estimulando as mudanças e os desenvolvimentos positivos.


Sorgo (Sorghum sorghum)

É indicado principalmente para aquelas pessoas que carregam em si um profundo sentimento de vazio, solidão e estar só, que sofreram algum choque violento ou que possuem muita carência afetiva.


São Miguel (Petrea subserrata)

Essa essência é um potente protetor energético, ela é capaz de desfazer praticamente todo trabalho de magia negra sobre o usuário; ela combate e transmuta as energias negativas. Eficiente trabalho de desfazer cordões energéticos presos ao chackra básico, o famoso “desfazer amarração”.


Thea (Thea sinensis)

Trabalha a concentração e memória, ativa as atividades cerebrais em geral e traz mais silêncio interior para concentração. É chamado de floral do estudante por suas competências.


Triunfo (Triunfetta bartramia)

É indicado às pessoas que só percebem a vida pelo lado negativo e apenas o lado ruim da vida, exerce uma forte influência sobre o positivismo.


Tuia (Thuya occidentalis)

Muito indicado para aqueles que têm problemas em controlar seus impulsos sexuais e vivem uma vida promíscua, promovendo o controle desse impulso sexual exacerbado. Também é indicado aos que estão estagnados na vida, estimulando o alinhamento com propósitos mais elevados.


Umbellata (Pothomorphose umbellata)

Indicado para quem se encontra em situações críticas onde parece não haver nenhuma saída. Também é recomendado para quem vê vultos.


Unitatum (Rhafhadophara decursiva)

Indicado nos casos onde há um sentimento de grande rejeição e desamparo e aos que não se aceitam.


Varus (Vernonia escorpioides)

Indicado para obter o alinhamento energético da coluna e dos corpos sutis, para quem possui algum tipo de desconforto em toda a coluna, na região dos ombros e sente a parte frontal da cabeça mais pesada. Também é recomendado para quem costuma idealizar, mas nunca realizar.


Verbena (Verbena officinalis)

Costuma ser recomendado para aquelas pessoas que demonstram comportamentos rígidos e inflexíveis, com personalidades mandonas e autoritárias. Também se mostra útil em situações de grande ansiedade e nervosismo, também onde isso se reflete em sintomas de insônia.


Vitória (Malviscus arboreus)

Trabalha a autenticidade e estimula a descoberta de sua própria personalidade. Costuma ser muito indicado a quem carrega sentimentos de inferioridade e incapacidade.


Wedélia (Wedelia paludosa)

Indicado a pessoas que costumam demonstrar uma personalidade corrupta, que acreditam não estar ligadas a nada, que não acreditam em nada e não ter nada a perder. Que agem por todos os meios para conseguir o que desejam sem se importar com as consequências.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: