.
Feng Shui: como a iluminação pode te ajudar a dormir melhor

Feng Shui: como a iluminação pode te ajudar a dormir melhor

Um dos pilares da harmonização de ambientes do Feng Shui é a correta iluminação da sua casa. A iluminação deve ter a medida exata para equilibrar as energias e transmitir bem estar. Saiba como a iluminação pode ajudar ou atrapalhar a qualidade do seu sono.


Como a iluminação afeta o nosso sono

Hoje em dia muitas pessoas reclamam que têm dificuldades para dormir. Para os especialistas em Feng Shui isso não é nenhuma surpresa, visto que cada dia mais as pessoas levam para a cama o celular, o tablet ou o computador e ficam utilizando-os até muito tarde, perto da hora de dormir. A explicação é científica: A luz emitida por esses dispositivos altera o chamado ritmo circadiano (ou ritmo do sono).

A pesquisadora brasileira Mariana Figueiro, do Centro de Pesquisa da Luz do Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York, afirma que a iluminação afeta nossas funções biológicas desde que nascemos. Mas a compreensão de que tipo de luz e qual a intensidade que ela tem maior impacto no nosso sono está começando a ser estudada agora. Mariana, que é pioneira em estudos sobre a influência dos dispositivos eletrônicos no sono, investiga como usar a luz de forma mais eficaz para induzir o sono e suas dicas já estão sendo utilizadas por especialistas da técnica Feng Shui.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

  • Não utilize o celular ou o computador 2 horas antes de dormir

    Parece difícil? É uma questão de hábito. Há poucos anos atrás nós costumávamos utilizar esses aparelhos antes de dormir, portanto é uma questão de retomar hábitos saudáveis. Ao utilizar esses aparelhos antes de ir dormir, nós suprimimos a produção normal de melatonina, um hormônio que só é produzido no escuro e que avisa ao nosso cérebro que é hora de descansar. "Nosso corpo não recebe assim um sinal de que é hora de dormir e demoramos para pegar no sono”, diz Figueiro.

Leia também: 5 motivos do Feng Shui para deixar a TV fora do quarto
  • Use filtros ou altere a polaridade da tela

    Se para você é impossível não utilizar esses aparelhos antes de ir dormir, o melhor é tentar minimizar os danos causados por eles. Reduzir a quantidade de luz da sua tela é o primeiro passo. Depois, indica-se que coloquemos filtros laranjas na tela, eles ajudam a rebater a luz azul e minimizam o impacto sobre o sistema circadiano. Alterar a polaridade da tela também é uma opção (assim o fundo fica negro e as letras brancas), diminuindo a quantidade de luz incidida no seu corpo.

  • A exposição à luz do sol também é importante

    Expor-se à luz do sol também é importante, principalmente ao sol da manhã, pois isso ajuda o nosso organismo a controlar o nosso relógio biológico. Ao receber os raios solares, nosso corpo percebe que pela manhã é o horário de estar desperto, e quando chegar a noite o seu corpo perceberá com maior nitidez a redução da luz e acionará a emissão de melatonina. O mais indicado é uma breve caminhada de 30 minutos pela manhã, se não for possível, pode ser depois do almoço. Não é possível fazer uma caminhada? Tente não utilizar os óculos escuros e tome a maior quantidade possível de luz do sol até antes das 16 horas.

Leia também: Ritual de Proteção com a Pedra do Sol
  • A iluminação para idosos deve ser diferenciada

    Para pessoas mais jovens do que 60 anos, a luz em excesso tira o sono. Mas no caso dos idosos, a lógica altera um pouco. Isso porque 1uando uma pessoa tem 60 anos, a luz que atinge a retina é um terço do recebido aos 20 anos. O fato dos idosos terem mais problemas para dormir estão relacionados ao fato de serem mais sedentários e de ficarem muito tempo em casa, se expondo pouco à luz do sol, o que atrapalha na regulação do relógio biológico.

    Então, no caso dos idosos, além de fazer uma caminhada de manhã para tomar sol, a dica é aumentar os pontos de luz dentro do quarto. É indicada uma luminária de cor quente ligada durante a noite e também iluminação próximo das portas, na parte de cima.

  • Iluminação para quem trabalha a noite e na madrugada

    Esse é um problema que a ciência ainda não conseguiu resolver. “Quem trabalha fora dos horários normais corre mais risco de ter câncer, diabetes, obesidade e doença cardiovascular. Trabalhar nessas horas é como submeter o corpo semanalmente a um jet lag", diz Figueiro. O que se pode fazer para minimizar o problema é tentar deixar o quarto totalmente escuro quando for dormir, com uso de cortinas tipo blackout e tentar aproveitar o máximo da luz do dia assim que acordar. Uma caminhada à tarde é essencial para tentar balancear a produção de melatonina.

Leia também: Pouca luz pode adoecer sua casa. Veja dicas de iluminação do Feng Shui
Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: